29 de setembro de 2009

Vídeos com técnicas de separação (e não só) utilizadas em Química

distillation-i_final_2-220k%5B(003749)17-10-35%5D[1] No post Vídeos demonstrativos de técnicas utilizadas em química, já tinha indicado onde podem encontrar vários vídeos produzidos pelo MIT, relativos a técnicas de separação, mas também a modos de proceder e de utilizar o material que existe num laboratório de Química. Estas são algumas das técnicas demonstradas nesses vídeos:

  • Técnicas volumétricas
  • Titulação
  • Cromatografia em coluna e de camada fina
  • Técnicas de purificação
  • Filtração
  • Sublimação
  • Recristalização
  • Utilização de uma balança
  • Determinação do ponto de fusão
  • Utilização de uma pipeta automática
  • Tampões e medidores de pH
  • Destilação simples, fraccionada e em vácuo

Estes vídeos, ainda que algo avançados e em inglês, podem ser um excelente recurso para demonstração de alguma técnica ou para um aluno analisar antes de uma aula experimental.

Agora encontrei estes que estão em português e que apenas dizem respeito a algumas técnicas de separação. São bem menos completos do que os do MIT, mas podem ser uma ajuda para quem está menos à vontade com o inglês.

Destilação

Decantação e Filtração

Decantação

Este está em inglês, mas mostra bem a separação entre as fases durante a centrifugação.

28 de setembro de 2009

Reportagem do enviado especial à Noite dos Investigadores, no Ria Shopping, em Olhão

Tal como anunciei no post Noite dos Investigadores 2009 | Cientistas ao Palco – 25 de Setembro, a Noite dos Investigadores passou por Olhão. Aqui fica a “reportagem” do enviado especial André Estêvão, a quem deixo o meu agradecimento. ;)

Como já foi referido aqui no Átomo e meio, houve no centro comercial de Olhão – Ria Shopping - “A Noite dos Investigadores”, com o projecto denominado “Cientistas ao Palco”. Por todo o 3º piso houve várias experiências e também muitas explicações que permitem conhecer e reflectir sobre tudo o que nos rodeia.

Desde a Química, passando pela Biologia e também algo relacionado com o desporto onde entrava um conjunto de várias actividades entre elas o IMC (Índice de massa Corporal), as animações/experiências duraram da manhã à noite.

Podemos ver agora algumas fotografias do que aconteceu na parte da tarde do evento:

Nesta primeira foto está representado uma destilação simples. Este, é um dos modos de separar várias substâncias de uma solução que se baseia na diferença entre os pontos de ebulição das substâncias a separar.

image[28]A experiência abaixo representada, tem como tema principal o aquecimento global. Com as emissões de CO2 a aumentarem, com o Homem a tentar inverter essa situação de há poucos anos para cá, os oceanos são os principais responsáveis pela “absorção” desta substância composta, que altera o pH da água dos oceanos, passando-a de básica para ácida, destruindo as rochas.

image[29]

Nestas últimas fotos foi realçado a Radioactividade dos elementos. Na foto de cima temos os materiais a testar: Rochas, Cloreto de Potássio e Cloreto de Sódio. Entre as rochas estava um pouco de urânio, que se pode apanhar normalmente e partir-se com facilidade, diferente do urânio utilizado para as centrais nucleares. As centrais nucleares não devem ser vistas como malefícios para o Planeta Terra, mas como uma forma de produção de energia que origina baixas emissões de CO2.

image[25]

image[26] As actividades continuaram pela noite, tendo ocorrido uma observação astronómica através de um telescópio.

Foram muitas as actividade interessantes e que proporcionaram a todos um vislumbre da ciência que permanentemente nos rodeia.

Tabela Periódica da IUPAC

Como o manual não tem uma tabela periódica de qualidade e tal como prometi aos meus alunos do 10º, aqui está a versão mais recente (de que tenha conhecimento) da tabela periódica da IUPAC. A minúscula que têm no manual é de 2005 e esta é de 2007. Descarreguem este PDF com a tabela para que a possam imprimir. Neste outro PDF têm a versão de 2005 que tem uma segunda página com várias constantes e factores de conversão.
tabela-periodica-iupac-2007Ainda assim, prefiro, por ser bem mais completa, a que coloquei no post Tabela periódica dos elementos. Depois da desordem, a organização "perfeita" conseguida por Mendeleev, Moseley e Seaborg. e que novamente aqui fica. Nesse post têm acesso à extraordinária versão interactiva dessa tabela. A melhor que já encontrei. A imprimirem, imprimam esta. (Clique na imagem para abrir uma imagem com resolução adequada à impressão)

24 de setembro de 2009

Listagem de posts úteis para alunos de 11º ano

Este post tem por objectivo facilitar a vida aos meus (e não só) alunos do 11º ano.

De forma a encontrarem mais facilmente os artigos que anteriormente publiquei e que julgo serem-lhes úteis para um melhor domínio dos conceitos abordados até ao momento, produzi a lista que se segue.

À medida que se ambientarem ao Átomo e meio, penso que serão capazes de encontrar sem ajuda os recursos de que precisam.

Quando foram produzidos estes posts tinham em mente alunos do 9º ano (se bem que a um nível exigente), mas considero que servem perfeitamente como introdução ao estudo do movimento no 11º ano, principalmente o estudo de gráficos.

Nota final: É possível que possam encontrar ligações quebradas dentro de alguns posts, pois a internet não é imutável. Se tal acontecer agradeço que me avisem escrevendo um comentário.

Recomendo então os seguintes posts aos alunos interessados nestes temas (julgo que serão todos, pois escolheram a área de ciências e tecnologias). Como é óbvio, a extensão da lista demonstra que já aqui está muito material e que quanto mais depressa o começarem a explorar, melhor. No final têm dois quizzes (questionários) que testam os vossos conhecimentos de conversão de unidades.

Calendário cósmico

Hoje, numa aula do 10º ano, dei por mim a falar do calendário cósmico. Senti necessidade de refrescar a memória e de mostrar melhor aos alunos aquilo a que me referia.

O Calendário Cósmico comprime toda a história do Universo em somente 1 ano. Foi popularizada por Carl Sagan no seu livro Os Dragões do Éden e na série para televisão Cosmos, que o próprio apresentou (recomendo ambos).

No dia 1 de Janeiro sucede o Big Bang e à meia-noite do dia 31 de Dezembro está o dia presente, o exacto momento em que o leitor está a ler este texto. Nesta escala, 1 mês vale cerca de mil milhões de anos; e uma vida humana média (75 anos) equivale a um milionésimo de segundo! Mais aqui.

calendario-cosmico_(cosmic-calendar) (clique sobre a imagem para a ampliarem)

1 de Janeiro: Big Bang!
1 de Março: nascimento da Via Láctea.
1 de Agosto: nascimento do Sistema Solar.
1 de Setembro: aparecimento da vida (unicelular) na Terra.
1 de Novembro: aparecimento da vida multicelular.
15 de Dezembro: Big Bang Biológico. A Explosão Câmbrica deu origem à diversidade de vida que vemos actualmente.
18 de Dezembro: aparecimento das primeiras plantas.
21 de Dezembro: os primeiros insectos começam a dominar o mundo.
24 de Dezembro: aparecimento dos dinossauros.
25 de Dezembro: aparecimento dos mamíferos.
27 de Dezembro: aparecimento dos pássaros.
29 de Dezembro: um asteróide arrasa com o domínio dos dinossauros.
31 de Dezembro – 10 da manhã: aparecimento dos macacos.
31 de Dezembro – 21 horas: aparecimento dos hominídeos.
31 de Dezembro – 23h54m: aparecimento do homem moderno.
31 de Dezembro – 23h59m45s: invenção da escrita.
31 de Dezembro – 23h59m50s: as pirâmides são construídas no Egipto.
31 de Dezembro – 23h59m54s: nascimento de Cristo.
31 de Dezembro – 23h59m58s: Cruzadas!
31 de Dezembro – 23h59m59s: Pedro Álvares Cabral chega ao Brasil! Renascimento!

Fonte: O post Cosmos de Carl Sagan (no astroPT).

O vídeo que se segue faz parte da série Cosmos e nele Carl Sagan explica o calendário cósmico. Se preferir tem abaixo o mesmo vídeo legendado em português brasileiro (atenção que o bilhão que surge nas legendas corresponde a mil milhões), mas com pior qualidade de imagem.

Nesta segunda versão do Calendário Cósmico, Carl Sagan explora o tema da origem e desenvolvimento da vida:

Espantoso não é?

Listagem de posts úteis para alunos de 10º ano - 01

Este post tem por objectivo facilitar a vida aos meus (e não só) alunos do 10º ano.

De forma a encontrarem mais facilmente os artigos que anteriormente publiquei e que julgo serem-lhes úteis para um melhor domínio dos conceitos abordados até ao momento, produzi a lista que se segue.

À medida que se ambientarem ao Átomo e meio, penso que serão capazes de encontrar sem ajuda os recursos de que precisam.

Recomendo então os seguintes posts aos alunos interessados nestes temas (julgo que serão todos, pois escolheram a área de ciências e tecnologias). Como é óbvio, a extensão da lista demonstra que já aqui está muito material e que quanto mais depressa o começarem a explorar, melhor. No final da lista têm alguns quizzes (questionários) que podem utilizar para testar os vossos conhecimentos.

Nota final: É possível que possam encontrar ligações quebradas dentro de alguns posts, pois a internet não é imutável. Se tal acontecer agradeço que me avisem escrevendo um comentário.

22 de setembro de 2009

Música no Átomo e meio – Autumn Leaves

Enquanto escrevia o post anterior veio-me à memória o Autumn Leaves, do Somethin' Else. Aqui fica o vídeo (se estiver interessado pode ler uma descrição na página do Youtube). Há imensas interpretações do Autumn Leaves, eu gosto desta.

Chegou o Outono (ou a Primavera)

autumn_trees

De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa:

Este ano o Equinócio ocorre no dia 22 de Setembro às 22h19m. Este instante marca o início do Outono no Hemisfério Norte. Esta estação prolonga-se por 89,79 dias até ao próximo Solstício que ocorre no dia 21 de Dezembro às 17h47m.

"Vai-te ao longo da costa discorrendo,
e outra terra acharás de mais verdade,
lá quase junto donde o Sol ardendo
iguala o dia e noite em quantidade."
Lus.,II,63.

Equinócio: instante em que o Sol, no seu movimento anual aparente, corta o equador celeste. A palavra de origem latina significa "noite igual ao dia", pois nestas datas dia e noite têm igual duração.

Solstícios: pontos da eclíptica em que o Sol atinge as posições máxima e mínima de altura em relação ao equador, isto é, pontos em que a declinação do Sol atinge extremos: máxima no solstício de Verão e mínima no solstício de Inverno. Fonte

Veja o post Chegou o Verão (ou o Inverno), que contém um vídeo que explica bem o que determina a alternância das estações do ano.

19 de setembro de 2009

Noite dos Investigadores 2009 | Cientistas ao Palco – 25 de Setembro

Poster NI09A Noite dos Investigadores - Researchers' Night- é um evento promovido pela Comissão Europeia desde 2005 com o objectivo de aproximar os investigadores do público em geral.
Acontece tradicionalmente em toda a Europa na 4ª sexta-feira do mês de Setembro, por isso, este ano o evento tem data marcada para o dia 25 de Setembro.
Serve para estimular a reflexão, a discussão e o debate público sobre o quotidiano dos investigadores, o poder e as limitações do trabalho que desenvolvem, os sucessos e as frustrações, as decisões que têm de assumir e o impacto da ciência na sociedade.
Cientistas ao Palco é um dos projectos portugueses seleccionado pela Comissão Europeia para a Noite dos Investigadores deste ano. De Norte a Sul do país, em Lisboa, Porto, Coimbra e este ano também no Algarve, em Olhão, no Ria Shopping. Os próprios cientistas vão subir ao palco para interpretarem várias performances produzidas para o evento.6_bioAo mesmo tempo das artes performativas, pessoas de todas as idades vão poder participar numa série de actividades interactivas de ciência.
Do início da tarde até ao final da noite o público terá oportunidade de conhecer, experimentar, reflectir e debater a ciência e os seus actores principais: os cientistas.
Os cientistas estão entre nós!3_bioPrograma para os espectáculos a realizar no Ria Shopping, em Olhão, no dia 25 de Setembro.
10h00 – 21h00 | ACTIVIDADES ‘MÃOS NA MASSA’
Experiências e demonstrações para todas as idades organizadas por várias entidades ligadas à ciência: descubra como a ciência está presente em quase tudo à nossa volta. Saiba mais
11h00 - 15h00 | O Teatro da Evolução | 30 min | M/8  (dirigido aos alunos do 3º, 4º, 5º e 6º anos)
O espectáculo ”O Teatro da Evolução” é uma peça de teatro interactiva, sob a forma de uma aula encenada, em que são abordadas/representadas cenas marcantes da vida de Darwin, a Ciência antes de Darwin, quais as principais ideias de Darwin e o que a comunidade cientifica pensa sobre as suas teorias na Actualidade. Dado o público-alvo, os temas serão abordados de forma transversal e com uma linguagem simples e acessível, embora rigorosa.
12h30 / 18h00 / 21h30 | SPEED-DATING COM CIENTISTAS
Em cinco minutos conheça um cientista, descubra o que investiga, porque o faz, o que já descobriu e o que mais gostaria de descobrir. Passado este tempo, é altura de conhecer um outro cientista.
21h00 – 21h30 | MÚSICA
Banda de Cientistas: ‘Os Darwins’
22h00 | O Homem não é um macaco | 60 min | M/4 (dirigido aos alunos do 3º, 4º, 5º e 6º anos)
Abarcando simultaneamente os aspectos mais comezinhos do seu dia-a-dia e as investigações científicas que deram origem à Teoria da Evolução, o espectáculo “o Homem não é um Macaco” é simultaneamente uma homenagem e uma paródia, tornando humano aos olhos do público Darwin, com todo o rigor histórico e científico possível. Há 200 anos atrás nasceu um dos maiores génios da Ciência – e o seu antepassado ancestral afinal não era Adão. Seria o macaco? E até se descobrir a resposta para esta pergunta muito se teve que viajar.
Pode consultar mais detalhes em www.cientistasaopalco.com
Aproveitem! (Mas é pena estar apenas relacionado com a área da Biologia)

16 de setembro de 2009

Acesso ao ensino superior: as médias, os cursos e as universidades (2009)

ng1190491O objectivo deste post é divulgar a média mínima com que foi possível ingressar neste último concurso (2009) em cada um dos cursos do ensino superior.
Qual o interesse de ter presente estas médias?
Porque um defeito que muitos alunos têm está relacionado com o facto de só se preocuparem com as médias quando começam a fazer os exames ou quando começam a preencher os impressos para concorrerem à universidade.
Infelizmente nessa altura já é demasiado tarde e ficam muitos sonhos pelo caminho.
É importante ter objectivos e ter sempre presente a média desejada. Só desta forma um aluno pode controlar de forma eficaz todos os resultados que vai obtendo ao longo de 3 anos.
ng1190546Comece o mais cedo possível a interessar-se sobre este assunto. Fique a saber que cursos existem e em que universidades. Repare no número de vagas e nas médias do último que entrou. Repare também na diferença entre as médias para o mesmo curso ente universidades diferentes. Exemplo: na Universidade do Algarve, o último aluno foi colocado em Bioquímica apenas com 9,7 valores e, das 25 vagas ficaram 13 por preencher. No mesmo curso, mas na Universidade de Aveiro, todas as 45 vagas foram ocupadas e o último entrou com 16 valores. Será que o tipo de alunos que vai encontrar nesses dois cursos vai ser o mesmo? Duvido.
Se for do seu interesse, descarregue aqui o documento em pdf e vá dedicando algum tempo a pensar nestes assuntos.
As imagens e o documento que aqui disponibilizo foram encontrados aqui.

15 de setembro de 2009

Estudo do GPS com recurso a uma animação

Este é o primeiro post dedicado ao GPS e ao modo como este extraordinário sistema funciona e nos permite saber com extraordinária precisão o local onde nos encontramos.

GPS_01Em futuros posts irei aprofundar este tema. Para já podem ver esta animação (está em inglês) e podem ficar a saber mais seguindo a ligação que deixei acima.

Cliquem na imagem para abrir uma nova página com a animação. Ao contrário do que é habitual, não coloquei a animação directamente aqui no blogue pois esta inicia-se automaticamente, o que não convém.

Observação astronómica no Observatório Astronómico de Lisboa (19 de Setembro)

Informação que recebi hoje do Observatório Astronómico de Lisboa:

Observatório Astronómico de Lisboa
Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Ano Internacional da Astronomia 2009 - E Agora Eu Sou Galileu

O OAL, no âmbito da iniciativa "E Agora Eu Sou Galileu" vai realizar várias observações ao longo do ano de 2009. A próxima destas observações decorrerá no dia 19 de Setembro e terá lugar no Edifício Central, entre as 21:30 e as 23:00.

Nesta sessão serão realizadas observações com telescópio do planeta Júpiter e das suas luas.

Serão ainda observadas estrelas, enxames e nebulosas da Via Láctea. Esta sessão visa a sensibilização sobre o impacto das observações de Galileu para a Astronomia e a Ciência em geral.

A observação será precedida de uma visita ao Observatório com início às 20:30.
A entrada na Tapada da Ajuda faz-se pelo portão da Calçada da Tapada, em frente ao Instituto Superior de Agronomia.

A Nebulosa Crescente: NGC 6888

Esta é a APOD de hoje:NGC6888_Lopez_crescent_nebula

Crédito e Direitos de autor: Daniel López, IAC

Cliquem na imagem para a poderem ver com maior resolução.

A NGC 6888, também conhecida como a Nebulosa Crescente, é uma bolha cósmica com cerca de 25 anos-luz de extensão, que se formou devido aos ventos originados pela estrela brilhante e massiva que está no seu centro. Esta lindíssima imagem foi obtida pelo Telescópio Isaac Newton no Observatório Roque de los Muchachos, nas Ilhas Canárias.

Pode ver aqui outra imagem espectacular de uma nebulosa, com uma explicação da origem das cores que se vêm na imagem (claro que estão relacionadas com o espectro dos átomos).

A estrela central está a perder a sua camada exterior, originando um forte vento estelar, ejectando uma massa equivalente à do Sol, a cada 10 000 anos. A interacção deste vento estelar com o material anteriormente libertado cria a estrutura complexa que se observa. Queimando o seu combustível a um ritmo extraordinário e perto do fim do seu ciclo de vida, esta estrela deverá acabar com uma espantosa explosão (supernova).

Está situada na constelação do Cisne (muito rica em nebulosas) e a cerca de 5 000 anos-luz de distância.

Fonte

Recomendação: Simulações e Animações Conceptuais no Ensino da Física e da Química

Passem pelo blogue Simulações e Animações Conceptuais no Ensino da Física e da Química, que vale bem a pena. Eu irei, certamente, utilizar muitos dos recursos que lá estão.

Descobri-o durante as férias e achei-o de grande interesse e utilidade. Tal como prometi à autora, aqui deixo a recomendação.

Simulações e Animações Conceptuais no Ensino da Física e da Química

10 de setembro de 2009

O meu novo aluno chama-se H1N1.

Já sei que vou ter este novo aluno, mas ainda não sei quando é que ele se vai apresentar. Sinceramente espero que não apareça. Neste caso será positivo fomentar o abandono escolar.

Aqui está o conhecido H1N1 num cartoon de Nate Beeler, encontrado aqui.

beelerEste ano vai ser necessário mais algum material específico para as aulas, de forma a atrasar ao máximo o seu aparecimento e reduzir a sua propagação.

escoladavegranlund

Cartoon de Dave Granlund, encontrado aqui.

É preciso não entrar em pânico, mas é necessário levar o “novo aluno” a sério. Vai ser necessário mudar muitos comportamentos.

It´s alive!

Pois é, quem é vivo sempre aparece. Lamento ter deixado passar demasiado tempo desde o último post publicado, mas agora é tempo de colocar outra vez o Átomo e meio em velocidade de cruzeiro.

Ano lectivo novo em escola nova e em que quase todos os alunos e colegas vão ser desconhecidos.

Como regressei ao secundário, os temas abordados serão diferentes dos do ano passado – apesar de existirem muitos pontos de contacto. Muitos dos temas já tratados podem servir perfeitamente como revisão para quem vai iniciar este ano o 10º ou 11º. Como é óbvio, também o nível de aprofundamento dos assuntos será maior.

Espero que os alunos que deixei na outra escola continuem a visitar este espaço. Serão muito bem-vindos.

Finalmente aqui ficam três cartoons alusivos ao regresso às aulas. O primeiro encontrado aqui, o segundo aqui, e o terceiro aqui.

bagley-cartoon

dcr0699l

escolajoeheller7

Desejo a todos um excelente ano lectivo e que não falte a energia para trabalhar.

Feed Assine o Feed ou receba os artigos por email.

Estão atentos a este blogue....