19 de abril de 2009

Teste de Einstein. Os 2% seriam quantos agora?

_Albert_Einstein_photo_1920Diz-se (não encontrei provas) que, em 1918, Albert Einstein idealizou este desafio e disse que só 2% da população mundial o conseguiria resolver. Hoje em dia a percentagem dos que o conseguem solucionar será, certamente, bastante maior.

É preciso ter a noção que em 1918 a instrução média da população era bem menor do que a actual e a quantidade de informação que analisamos por semana deve ser maior do que a maioria da população da altura se deparava durante toda a sua vida.

Mas o nosso cérebro não é diferente do cérebro de há 100 anos. Podemos talvez afirmar que, para a maior parte das pessoas, se encontra mais treinado.

Na imagem vê-se Einstein no seu escritório na Universidade de Berlim (cerca de 1920). Fonte

E agora a charada. Reparem no facto, actualmente politicamente pouco correcto, de uma das características ser o facto de todos serem fumadores. Eu, mesmo sendo um não fumador inveterado e sem compreender como, com tanta informação disponível, ainda há quem insista no vício ou o inicie, não fiz uma censura que alguns já fizeram, transformando os cigarros em peças de fruta.

Há cinco casas de diferentes cores. Em cada casa mora uma pessoa de uma diferente nacionalidade. Os cinco proprietários bebem diferentes bebidas, fumam diferentes tipos de cigarros e têm diferentes animais de estimação. A questão é, quem tem um peixe?

  1. O inglês vive na casa vermelha.
  2. O sueco tem cachorros.
  3. O Dinamarquês bebe chá.
  4. A casa verde fica à esquerda da casa branca.
  5. O dono da casa verde bebe café.
  6. O homem que fuma Pau Mali cria pássaros.
  7. O dono da casa amarela fuma Dunhill.
  8. O dono da casa do centro bebe leite.
  9. O norueguês vive na primeira casa.
  10. O homem que fuma Blends vive ao lado do que tem gatos.
  11. O homem que cria cavalos vive ao lado do que fuma Dunhill.
  12. O homem que fuma Bluemaster bebe cerveja.
  13. O alemão fuma Prince.
  14. O norueguês vive ao lado da casa azul.
  15. O homem que fuma Blends é vizinho do que bebe água.

Divirta-se, pensando! Para quem precisar de ajuda, ou quiser ter o trabalho mais simplificado, pode ser que este site ajude.

Feed
Gostou? Assine o Feed ou receba os artigos por email

42 comentários:

Guilherme disse...

Quem tem um peixe é o alemão. Demorei uns 10 minutos a fazer mas acho que é relativamente fácil. Para as outras pessoas que não conseguem fazer o problema sugiro que façam uma tabela, pois simplifica bastante as coisas.

Mathias disse...

Eu já tinha ido antes a esse site que o professor sugeriu e consegui resolver o problema. Mas nem pensem que vou dizer a resposta (na verdade, já nem me lembro qual é a resposta).

André Estêvão disse...

Como tenho muito para estudar e vi que o problema é interessante vou deixar para outra dia com mais tempo.

Rui Barqueiro disse...

Pois, eu tenho um comentário do Guilherme por publicar precisamente por esse motivo. Contém uma resposta. Vou deixar passar uns dias antes de aceitar comentários com respostas. Mas podem dizer se já fizeram e que tal correu ;)

Off topic: Mathias's now following me like a shadow.

Jaldomir S. Filho disse...

Na verdade, porcentagem é porcentagem, e grau de instrução nada tem a ver com nível de inteligência. Desta forma, supondo que Einstein realmente formulou este desafio e realmente calculou o percentual da população que o resolveria, então este percentual se mantém, e se manterá por centenas de anos, pois a evolução da inteligência humana não se altera em 1 ou 2 séculos.

Jaldomir S. Filho disse...

Supondo que Einstein realmente formulou este desafio "e" realmente tenha calculado o percentual da população mundial que a resolveria, este percentual não se alteraria por algumas centenas de anos, pois percentagem não se altera por quantidade linear e inteligência não se mede por instrução. Desta forma, se a 1 século atrás 2% da população resolveria, hoje ainda somente 2% da população a resolveria.
Em tempo, eu resolvi. Se não resolver e quiser saber a resposta, me contate.

Rui Barqueiro disse...

Jaldomir, concordo com o que diz, mas também é isso que dou a entender no post, quando digo:

"Mas o nosso cérebro não é diferente do cérebro de há 100 anos. Podemos talvez afirmar que, para a maior parte das pessoas, se encontra mais treinado."

Portanto, mais apto a resolver o problema.

Quem realizar muitos testes de QI adquire formas de pensar e rotinas que os ajudará no teste seguinte.

Cumprimentos.

Fellipe M. disse...

Já que existe uma casa no meio, elas não formam uma circunferencia. Quem tem o peixe é o homen da quarta casa, a casa verde.

Anónimo disse...

a resposta desse desafio é um tanto dificil de se encontrar mais cheguei a uma conclusao de que quem cria peixes é o alemão.

Anónimo disse...

fiz esse teste recentemente, e quem cria Peixes realmente é o Alemão.

Anónimo disse...

Que teste idiota!Isso é pra quem não concluiu a 5º serie ainda!

João disse...

Para quem não concluiu a 5ª série? não sei exactamente ao que isso corresponde mas este quiz ainda que fácil dá algum trabalho de raciocínio..

José Carmo disse...

Resolvi o problema quando tinha cerca de 8 anos. Agora vejo-me aflito para o resolver... quase 50 anos depois.

Anónimo disse...

Não queria fazer o teste antes,pensei q era um bicho de 7 cabeças e tal,dps q fiz ...nuss,muito fácil,qualquer pessoa consegue fazer,é só ter calma e concentração!

Rafael Santos disse...

Eu tenho 13 anos e já consegui completar esse teste;
Meu irmão de 11 também já conseguiu completar o teste.

Rafael sousa(nova russas) disse...

na minha opniao a grande maioria das pessoas hoge pode resolvelo. e so uma questao de ter paciencia, que embora seja triste mais e o que falta em muitos.

Anónimo disse...

DEMOREI EXATAMENTE 6 MINUTOS PARA CONCLUIR O TESTE

Anónimo disse...

Acho que o teste nao e dificil mas tambem nao e facil, porque implica algum racinio.

Anónimo disse...

O teste é um bom desafio para um amigo seu q se diz mais inteligente q vc!

lobinho564 disse...

Consegui fazer o teste de Einstein 2 vezes, um teste de logica muito bom,.

Unknown disse...

Não vejo problemas muitos dizem que é "difícil" porém não é nada assim além de simples é divertido, agora que sei as respostas e resolvi a questão é divertido desafiar amigos.

Anónimo disse...

Eu tentei fazer, fiquei umas 2 ou 3 horas (incrível), mas realmente, não consegui. Sabem, essas pessoas que dizem ter conseguido fazer o teste de QI em pouco tempo dizem por dizer, alguns mentem e outros encontram a resposta na internet. Mas e agora, como saber se é verdade o que você diz? Pense nisso meus caros...

Unknown disse...

Agora eis a questão. einstein se refiria a toda a população mundial ? apenas do pais dele ? a humanidade pelo resto dos séculos ... então perguntas semi-indecifraveis que eu fico indagando. Mas falando serio esse teste não passa de teste de paciência,concentração,calma, e raciocínio logico quáquer ser humano que tiver essas características pode fazer '-'

Mariza Valadares disse...

Como falaram: É uma questão de treino do cérebro.
Eu resolvi em 10 min seguindo as dicas.
E só pensar um pouco que se acha as respostas.
Tem gente que não acredita que se possa resolver em 10 min. Bom, eu não acredito que teve gente que tentou por 2 ou 3 horas e não conseguiu.
Eu acho que falta de concentração e atenção.

Ana Carolina Carvalho disse...

é impressionante as pessoas se gabando de ter conseguido fazer o teste escrevendo hoje com "g" ou referia com "i" na sílaba "fe".....vão aprender o português, pois, o teste dá pra ser feito sem grandes traumas, o problema é ler esses erros gigantes de português....afffffffffffff

Unknown disse...

moleza! facil demais !

Anónimo disse...

Já não são 2% porque a a taxa de analfabetos no mundo baixou muito... E o conhecimento é essencial, porque ao aprender, o cérebro raciocina para compreender , e esse raciocínio constante torna-nos aptos para fazer enigmas como esse

Anónimo disse...

tenho ate a quarta serie consegui fazer o teste de qi do einstein em 22 minutos ate fiquei espantado quanto foi facil

Anónimo disse...

Consegui resolver em 20 minutos, sem fazer tabela nem nada

Anónimo disse...

Muito Legal! Com um pouco de esforço com certeza dá pra resolver, o dono do peixe é o alemão, é só seguir as informações e indo montando-as como um quebra cabeças, todos tem capacidade, lembre-se você que está lendo: se por acaso você demorar um pouquinho para resolver isto não quer dizer que você seja menos inteligente, você também é capaz, o que acontece é que tem pessoas que tem facilidades para coisas específicas, assim como você tem para algumas nas quais outras pessoas ficariam desesperadas.

Anónimo disse...

EU CONSEGUI FAZER O TESTE EM 20 MINUTOS,RACHEI A CUCA MAS CONSEGUI

XxXnightStAlkErXxX disse...

eu acabei de fazer, já havia tentado varias vezes antes (quando eu era pequena), hoje eu tentei e conseguir resolver em alguns minutos talvez dez ou vinte. Eu realmente fiquei impressionada :D

Xesko disse...

Bem...

Nunca ouviram dizer que se querem encontrar alguém escondido é só seguir o dinheiro?

Neste caso é só seguir o tabaco para provar que este teste não foi feito por Einstein, e muito menos em 1918.

Segue uma lista das 5 marcas de tabaco presentes no teste, bem com os respectivos anos de lançamento e as fábricas que os produzem.

Pall Mall - 1899 (RJR - R.J.Reynolds Tobacco Company)
Dunhill - 1907 (BAT - British American Tobacco)
Blue Master - 1937 (Tiedemann)
Blends - 1947 (JTI Sweden)
Prince - 1957 (House of Prince A/S Denmark)

Analisem a lista e decidam.

Unknown disse...

isso msm einstein morreu ainda antes da marca Prince lançar...

Anónimo disse...

Bianca Maria mentir é feio.você pegou de outra pessoa e ainda demouro vinte minutos tá de brincadeira sua gênia

Anónimo disse...

Tenho 60 anos e apenas por curiosidade, ver como andam os neuronios, em cerca de 7 minutos realizei o teste diretamente no computador. Dada a minha idade e o fato de não estudar há dezenas de anos fiquei desiludido con o grau de dificuldade. Como é que apenas 3% da população consegue fazer o teste treta!!!

Anónimo disse...

Gente, já havia tentado resolver esse teste quando era pequena mas sem êxito. Dois anos depois me deparei com ele no celular e tirei 40 minutinhos do meu tempo para resolver... Na minha humilde opinião, qualquer um pode fazer mas cada pessoa tem o seu tempo de raciocínio.

games543 disse...

Achei relativamente fácil. Terminei-o rapidamente sendo que meu QI real é apenas 119. Mas se analisarmos as tabelas de QI anos anteriores vemos que o QI geral diminuiu cerca de 2 a 3 pontos a cada década. Fazendo as contas eu teria um QI equivalente a entre 158 e 178 n época dele. :)

Anónimo disse...

Demorei 7horas para faze-lo

Anónimo disse...

Achar a resposta e vir aqui em seguida comentar que conseguiu é muito fácil e cômodo...Eu consegui, mas levei umas 2 horas... e também foi naqueles sites que oferecem o desenho das casas e uma marcação nas etapas concluídas, o que facilita bastante!

Unknown disse...

Eu consegui concluir em 50 minutos parece fácil mas não é usa um tipo de raciocínio diferente pq a medida que ele vai dando as dicas eles vai excluindo alguns quesitos mas ao mesmo tento vai pondo outros e se você não tiver muita atenção isso faz com que você se perca mas realmente é muito interessante eu tenho 17 não é impossível acredito que muitas pessoas possam fazer mas a melhor forma de resolver é com a atenção e não se deixar levar totalmente pelas dicas pq ao mesmo tempo que elas​ ajudam elas também atrapalham então peguem a informação e tente-a ligar um ponto com outro se achar falha refaça use a lógica de cada coisa tente achar pontos esclarecidos que não podem ser mudados é a melhor forma de começar

Unknown disse...

Resolvi este teste em 5 minutinhos, tem muito a ver com a atenção, por que as pistas te levam certinho pra cada resposta, basta seguir da forma que é sugerido, gostaria muito que houvesse outros testes como esse, amei resolver, pena que foi muito rápido...

Enviar um comentário

1) Identifique-se.
2) Seja respeitoso e cordial.
3) São bem-vindas críticas construtivas e correcções.
4) Leia primeiro os comentários anteriores.

Feed Assine o Feed ou receba os artigos por email.

Estão atentos a este blogue....