7 de março de 2009

Simulador: Estados físicos e as mudanças de estado


Aqui está um applet que permite estudar os estados físicos da matéria e as mudanças de estado. É possível aquecer ou arrefecer uma substância e observar as passagens de sólido para líquido e depois para gás (e vice-versa).

Para níveis mais avançados, é possível modificar a temperatura ou volume do recipiente e analisar, em tempo real, os diagramas de pressão-temperatura. Também é possível relacionar o potencial de interacção com as forças intermoleculares.

A temperatura aparece em kelvin, visto que é a unidade para temperatura no Sistema Internacional de Unidades.
A expressão seguinte é utilizada para converter kelvin (K) em graus Celsius (ºC).

temperatura em °C = temperatura em K - 273,15

Daqui se pode concluir que os -273,15 ºC correspondem a 0 K, ou seja, ao zero absoluto (a temperatura mais baixa possível e que não pode ser atingida por meios naturais ou artificiais). Apesar de não se conseguir atingir o zero absoluto, já foi possível descer até 100 pK (1×10−10 K ou 0,0000000001 K).

Clique na imagem para iniciar a simulação. Caso não tenha JAVA instalado, pode obtê-lo na barra lateral deste blogue.

Brevemente colocarei aqui um quiz sobre este artigo.

Feed
Gostou? Assine o Feed ou receba os artigos por email

11 comentários:

Anónimo disse...

Olá, sou também professor de Física e Química e encontrei, por mero acaso o seu blogue.

Quero dar os parabéns pelo excelente trabalho.

Anónimo disse...

OLA, MEU NOME E MARCOS E ACHEI ESSE SITE UMA PORCARIA

Rui Barqueiro disse...

Os comentários acima comprovam o velho ditado: "Não se pode agradar a Gregos e a Troianos".

Marcos, é pena que não tenha fundamentado a sua opinião. Estou sempre receptivo a sugestões que ajudem a melhorar este blogue. Fica para uma próxima visita.

** karolina ** disse...

O quê ???

este blog é uma porcaria ??

ou tu não tens sanidade mental ou então o teu gosto é mesmo fraco ...


sinceramente ...

haja paciência !!!

André Estêvão disse...

Concordo plenamente com a Carolina.
Desde que eu visitei este blogue, comecei a interessar-me muito mais por fisica e quimica.
Com maneiras diferentes de resolver problemas e testar conhecimentos ajudou-me muito.
Não se preocupe prof. Rui.
No meu ponto de vista está de parabéns e ainda bem que há pessoas criativas que tentam incentivar alunos na disciplina. :)

** karolina ** disse...

concordo com o estevao ;)

Sofia disse...

O blog não está mau de todo, mas como se acede ao simulador acima?

Sofia disse...

para quem gosta de físico-quimica aqui, podem visitar o blog www.cfq-blog.blogspot.com, que tem imensos posts e centenas de imagens sobre cfq. pessoalmente, nao gosto muito das ciencias-fisico-quimicas mas tem alguns aspectos bons...boa sorte para o blog.

Rui Barqueiro disse...

Olá Sofia. No final do post está a informação que procuras. Confirma que tens JAVA instalado no teu sistema.

Anónimo disse...

eu axei ese site muito bon,aprendi un pouko mais kon ele....e ken axou ruin krie un site melhor entao!!!
bjx ah meu nome e jesika e eu sou aluna do kolegio coronel amazonas e axo k aki a forma de ensinar os alunos esta melhorando cada dia mais......

África disse...

Acheei muito legal o blog :D
Estou no 9º ano , e pelo que percebi esse teu blog vai me ajudar bem a entender a matéria !
Valeeeu :)

Enviar um comentário

1) Identifique-se.
2) Seja respeitoso e cordial.
3) São bem-vindas críticas construtivas e correcções.
4) Leia primeiro os comentários anteriores.

Feed Assine o Feed ou receba os artigos por email.

Estão atentos a este blogue....