Tal como anunciei no post Noite dos Investigadores 2009 | Cientistas ao Palco – 25 de Setembro, a Noite dos Investigadores passou por Olhão. Aqui fica a “reportagem” do enviado especial André Estêvão, a quem deixo o meu agradecimento. ;)
Como já foi referido aqui no Átomo e meio, houve no centro comercial de Olhão – Ria Shopping - “A Noite dos Investigadores”, com o projecto denominado “Cientistas ao Palco”. Por todo o 3º piso houve várias experiências e também muitas explicações que permitem conhecer e reflectir sobre tudo o que nos rodeia.
Desde a Química, passando pela Biologia e também algo relacionado com o desporto onde entrava um conjunto de várias actividades entre elas o IMC (Índice de massa Corporal), as animações/experiências duraram da manhã à noite.
Podemos ver agora algumas fotografias do que aconteceu na parte da tarde do evento:
Nesta primeira foto está representado uma destilação simples. Este, é um dos modos de separar várias substâncias de uma solução que se baseia na diferença entre os pontos de ebulição das substâncias a separar.
A experiência abaixo representada, tem como tema principal o aquecimento global. Com as emissões de CO2 a aumentarem, com o Homem a tentar inverter essa situação de há poucos anos para cá, os oceanos são os principais responsáveis pela “absorção” desta substância composta, que altera o pH da água dos oceanos, passando-a de básica para ácida, destruindo as rochas.
Nestas últimas fotos foi realçado a Radioactividade dos elementos. Na foto de cima temos os materiais a testar: Rochas, Cloreto de Potássio e Cloreto de Sódio. Entre as rochas estava um pouco de urânio, que se pode apanhar normalmente e partir-se com facilidade, diferente do urânio utilizado para as centrais nucleares. As centrais nucleares não devem ser vistas como malefícios para o Planeta Terra, mas como uma forma de produção de energia que origina baixas emissões de CO2.
As actividades continuaram pela noite, tendo ocorrido uma observação astronómica através de um telescópio.
Foram muitas as actividade interessantes e que proporcionaram a todos um vislumbre da ciência que permanentemente nos rodeia.
0 comentários:
Enviar um comentário
1) Identifique-se.
2) Seja respeitoso e cordial.
3) São bem-vindas críticas construtivas e correcções.
4) Leia primeiro os comentários anteriores.