28 de setembro de 2009

Reportagem do enviado especial à Noite dos Investigadores, no Ria Shopping, em Olhão

Tal como anunciei no post Noite dos Investigadores 2009 | Cientistas ao Palco – 25 de Setembro, a Noite dos Investigadores passou por Olhão. Aqui fica a “reportagem” do enviado especial André Estêvão, a quem deixo o meu agradecimento. ;)

Como já foi referido aqui no Átomo e meio, houve no centro comercial de Olhão – Ria Shopping - “A Noite dos Investigadores”, com o projecto denominado “Cientistas ao Palco”. Por todo o 3º piso houve várias experiências e também muitas explicações que permitem conhecer e reflectir sobre tudo o que nos rodeia.

Desde a Química, passando pela Biologia e também algo relacionado com o desporto onde entrava um conjunto de várias actividades entre elas o IMC (Índice de massa Corporal), as animações/experiências duraram da manhã à noite.

Podemos ver agora algumas fotografias do que aconteceu na parte da tarde do evento:

Nesta primeira foto está representado uma destilação simples. Este, é um dos modos de separar várias substâncias de uma solução que se baseia na diferença entre os pontos de ebulição das substâncias a separar.

image[28]A experiência abaixo representada, tem como tema principal o aquecimento global. Com as emissões de CO2 a aumentarem, com o Homem a tentar inverter essa situação de há poucos anos para cá, os oceanos são os principais responsáveis pela “absorção” desta substância composta, que altera o pH da água dos oceanos, passando-a de básica para ácida, destruindo as rochas.

image[29]

Nestas últimas fotos foi realçado a Radioactividade dos elementos. Na foto de cima temos os materiais a testar: Rochas, Cloreto de Potássio e Cloreto de Sódio. Entre as rochas estava um pouco de urânio, que se pode apanhar normalmente e partir-se com facilidade, diferente do urânio utilizado para as centrais nucleares. As centrais nucleares não devem ser vistas como malefícios para o Planeta Terra, mas como uma forma de produção de energia que origina baixas emissões de CO2.

image[25]

image[26] As actividades continuaram pela noite, tendo ocorrido uma observação astronómica através de um telescópio.

Foram muitas as actividade interessantes e que proporcionaram a todos um vislumbre da ciência que permanentemente nos rodeia.

Feed
Gostou? Assine o Feed ou receba os artigos por email

0 comentários:

Enviar um comentário

1) Identifique-se.
2) Seja respeitoso e cordial.
3) São bem-vindas críticas construtivas e correcções.
4) Leia primeiro os comentários anteriores.

Feed Assine o Feed ou receba os artigos por email.

Estão atentos a este blogue....