21 de junho de 2009

Chegou o Verão (ou o Inverno)

De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa:

Este ano o Solstício de Verão tem início no dia 21 de Junho às 06h46m. Este instante marca o início do Verão no Hemisfério Norte, Estação mais quente do ano. Esta estação prolonga-se por 93,65 dias até ao próximo Equinócio que ocorre no dia 22 de Setembro de 2009 às 22h19m.

Solstícios: pontos da eclíptica em que o Sol atinge as posições máxima e mínima de altura em relação ao equador, isto é, pontos em que a declinação do Sol atinge extremos: máxima no solstício de Verão e mínima no solstício de Inverno.

A palavra de origem latina (Solstitium) está associada à ideia de que o Sol devia estar estacionário, ao atingir a sua mais alta ou mais baixa posição no céu. Fonte

O seguinte vídeo explica bem o que determina a alternância das estações do ano (tradução e legendagem de Raquel Alípio).

 

distance_earth_sunPois é, ao contrário daquilo que muitos ainda pensam, as estações do ano não dependem da distância a que o Sol se encontra da Terra.

Há uma pequena relação entre a distância ao Sol e a temperatura na Terra, mas que não explica a existência das estações do ano.

Aliás, quando é Verão em Portugal, o Sol até está mais longe de nós do que no Inverno. Fonte da imagem.

Concluindo, nós em Portugal, no Hemisfério Norte, estamos no início do Verão. No Brasil e no restante Hemisfério Sul, estão no início do Inverno.

Mas os nossos visitantes brasileiros estão pertinho do equador, não devem sofrer muito com o frio. ;)

Não sei o que estão a pensar fazer hoje, mas eu vou para a praia aproveitar o solstício.

Feed
Gostou? Assine o Feed ou receba os artigos por email

0 comentários:

Enviar um comentário

1) Identifique-se.
2) Seja respeitoso e cordial.
3) São bem-vindas críticas construtivas e correcções.
4) Leia primeiro os comentários anteriores.

Feed Assine o Feed ou receba os artigos por email.

Estão atentos a este blogue....