12 de novembro de 2008

Lavoisier: Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma

Nascido em Paris, em 1743, Antoine-Laurent de Lavoisier pertencia à pequena nobreza. Foi o primeiro cientista a enunciar o princípio da conservação da matéria. Refutou a teoria flogística e participou na reforma da nomenclatura química. Ficou célebre pela sua frase "Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".
A única coisa que Lavoisier nunca fez foi descobrir um único elemento. Naquela altura, em que qualquer Zé da Esquina com uma proveta, uma chama e uns pós interessantes podia descobrir qualquer coisa nova – e quando cerca de dois terços dos elementos estavam ainda por descobrir – Lavoisier não conseguiu descobrir um único. Em vez disso, Lavoisier pegou nas descobertas dos outros e deu-lhes algum sentido. Compreendeu para que servia o oxigénio e o hidrogénio e deu a ambos os seus nomes actuais. Em resumo, ajudou a dar rigor, clareza e método à ciência química.

Durante anos, ele e a mulher, Anne Marie (a imagem da direita representa os dois), fizeram estudos extremamente rigorosos que necessitavam de medições muito precisas. Descobriram, por exemplo, que um objecto ferrugento não perdia peso, como todos pensavam havia muito tempo; pelo contrário, ficava mais pesado, o que constituiu uma descoberta surpreendente. Foi a primeira constatação de que a matéria poderia transformar-se, mas não perder-se.

Este conceito, verdadeiramente revolucionário, ficou conhecido como a lei da conservação da massa. Infelizmente, coincidiu com outro tipo de Revolução – a Revolução Francesa – e, em relação a essa, Lavoisier estava inteiramente do lado errado. Acabou por ser executado na guilhotina em 1794. (Adaptado de Bryson, B., Breve História de Quase Tudo)

Mais sobre Lavoisier em De Rerum Natura: O NASCIMENTO DA QUÍMICA

Desafios:
1) Explica por que foi importante o trabalho de Lavoisier para o desenvolvimento da química moderna.
2) Pesquisa no manual ou noutros recursos duas outras maneiras de enunciar a seguinte "lei" de Lavoisier: “Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".
Feed
Gostou? Assine o Feed ou receba os artigos por email

39 comentários:

Mathias disse...

1)O trabalho de Laivoisier foi importante para a química moderna porque ele desenvolveu a química, dando-lhe rigor, clareza e método.
Descobriu, por exemplo, que quando um objecto enferrujava não perdia peso, apenas ganhava-o. E descobriu a lei da conservação da massa, e disse a famosa frase:"Na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".

2)"As substâncias estão em constante transformacão, mas nunca aparecem ou desaparecem".

"No Universo, há sempre transformações, mas a sua quantidade de matéria é constante.

Mathias Ajami, nº16, 8ºB

Guilherme disse...

1- O trabalho de Lavoisier foi muito importante pois contribuiu com muitas descobertas importantes na química. Conhecido como o pai da química, Lavoisier elaborou a lei da conservação da massa, descobriu uma das propriedades do oxigénio, a combustão, etc.

2- Durante uma reacção química não existe perda de massa, apenas a transformação desta.
No universo, não existe perda de matéria, nem de energia. Apenas a transformação destas.

mariana disse...

Mariana 8ºc

1-)Foi importante porque Lavoisier, inunciou o principio da conservação da materia. Ajudou a dar rigor, clareza e método à ciência quimica.

2-)Na natureza as materias não aparessem do nada, e nem desaparecem de um mumento para o outro, apenas as materias que existem inicialmente transformam-se.

Cátia Guerreiro disse...

1) Não criando nada, Lavoisier pegou nas descobertas dos outros e deu-lhes algum sentido. Compreendeu para que servia o oxigénio e o hidrogénio e deu a ambos os seus nomes actuais. Descobriu também, em conjunto com a mulher, que a matéria poderia transformar-se, mas nao perder-se (este conceito ficou conhecido como a lei da conservação da massa).

Cátia Guerreiro disse...

“Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".

2) "No Mundo, nada renasce nem se perde do nada, tudo muda."
"Na Natureza, nada desaparece, nada aparece, apenas se altera."

Mada disse...

respostas as perguntas.
1)O motivo pelo qual o trabalho de Lavoisier foi importante para o desenvolvimento da quimica moderna foi porque ele foi o primeiro cientista a enunciar o principio da consrvação da matéria.
Lavoisier tambem descobriu um conceito verdadeiramente revolucionário chamado lei da conservação da massa
Apesar de Lavoisier não ter descoberto nenhum elemento quimico descobriu para que servia o hidrogenio e o oxigenio e deu-lhes os seus nomes actuais.
2)nao percebo muito bem a questão


Madalena Nabais 8ºB

andre fernandes disse...

1-
Lavoisier estava convencido de que o ar de Priesley era o princípio activo da atmosfera. Realizando vários experimentos brilhantes, Lavoisier mostrou que o ar contém 20 por cento de oxigénio e que a combustão é devida a combinação de uma substância combustível com o oxigénio. Ficou provado também o seu papel na respiração.
Descobriram, por exemplo, que um objecto ferrugento não perdia peso, como todos pensavam havia muito tempo; pelo contrário, ficava mais pesado, o que constituiu uma descoberta surpreendente. Foi a primeira constatação de que a matéria poderia transformar-se, mas não perder-se (lei da conservação da massa).

Ruixinhee' disse...

1)
eu acho porque ele descobriu que as matérias nuncas se perdem, ou seja, só se tranformam. é como a ferrugem, ela n perde peso, ganha peso, ou seja, transforma a matéria prima.

Rui brito
8ºB Nº 20

Filipe 8ºC disse...

1-A importância da Lei de Lavoisier é que os produtos se tranformam em produntos diferentes e continuam a ter a mesma massa.
2-A massa total dos reagentes é igual a massa total dos produtos de reação.A massa dos reagentes transformados é igual à massa dos produtos da reação formados.

Leandro Reis nº13 8ºc disse...

1) é para saber o peso quando há transformaçoes e os reagentes misturados com os produtos de reacçao....

2)ele quer dizer com isso que os reagentes e os produtos de reacçao podem-se misturar mas teêm sempre o mesmo peso.....

maria inês disse...

1) a lei de lavoisier foi importante para a quimica moderna para descobrir os elementos,as suas massas,regras de combinação.e ajudou ainda a dar rigor,clareza e método á ciência quimica.

2)a lei de lavoisier é a massa dos reagentes TRANSFORMADOS é igual á massa dos produtos da reacção formados e tambem pode ser a lei da conservação da massa.

Nuno Dupret nº19 8ºc disse...

1-foi o primeiro cientista a enunciar o principio da materia.

2-eu nao encontrei a resposta.

Anónimo disse...

(1)- a expressao "Na Natureza nada se cria nada se perde" ele queria dizer que podemos criar coisas mas com outras coisas ja exixentes






Miguel Palma..Nº18 8º C

Anónimo disse...

Respostas :
1- O trabalho de Lavoisier foi importante para a quimica moderna porque aplica-se a qualquer reacção química.
Eunice 8ºC Nº7

Marta sousa 8ºC nº17 disse...

1)-
Foi importante porque,aplica-se em qualquer reacção química.
Essa massa não varia nas reacções por isso é que se pode aplicar em todas reacções químicas. os reagentes e os produtos da reacção são iguais.

Anónimo disse...

Prof.. Eu enganeime e meti enviar sem por a 2º resposta.. entao aki vai =)

(2)a massa dos reagentes transformados e igual aos produtos da reaçao


miguel palma 8ºc

Anónimo disse...

Respostas :
2)
1ª- Numa reação química que ocorre em sistema fechado, a massa total antes da reação é igual à massa total após a reação.
2ª- Numa reação química a massa se conserva porque não ocorre criação nem destruição de átomos. Os átomos são conservados, eles apenas se rearranjam. Os agregados atômicos dos reagentes são desfeitos e novos agregados atômicos são formados.
Eunice 8ºC Nº7

marta sousa 8ºC Nº17 disse...

2)-
Lei de Lavoisier -> a massa dos reagentes transformados é igual à massa dos produtos da reacção formados.

Expressão da Lei de Levoisier:

"Numa reacção química a massa se conserva porque não ocorre criação nem destruição de átomos.. Os átomos são conservados, eles apenas se rearranjam. Os agregados atómicos dos reagentes são desfeitos e novos agregados atômicos são formados".

magda rosa 8ºc nº14 disse...

1)podemos construir novas coisas com as coisas ja existentes.

2)a massa dos reagentes transformados é igual a massa dos produtos de reacção formados.

Anónimo disse...

(1) a importancia foi grande para a quimica porque o que a essa lei queria dizer era que podemos construir novas coisas com coisas ja existentes


(2) a massa dos reagentes e igual a massa dos produtos de reaçao formados

Bruno Ferreira 8ºc

Joana Rita Nº10 8ºC disse...

Resposte :
1. A Lei de Lavoisier é importante porque assim podemos saber/calcular a massa total de uma reacçao química, atravez de uma balança.

Lara Gonçalves 8º C disse...

1) (nao precebi)
2) A massa dos reagentes transformados é igual á massa dos produtos de reacção formados.

Joana Rita Nº10 8ºC disse...

Resposta:
2. "A massa dos reagentes transformados é igual à massa dos produtos de reacção formados".

ou

"Numa reação química que ocorre em sistema fechado, a massa total antes da reação é igual à massa total após a reação".

Anónimo disse...

Andreia, 8ºB, nº3.

1)O trabalho de Lavoisier foi importante para o desenvolvimento da química moderna porque, Lavoisier foi o 1º cientista a enunciar o principio da conservação da matéria.

Anónimo disse...

Sou a Daniela Mariano 8ºB Nº8

2)- As 2 maneiras possíveis de enunciar a "lei2 de Lavoisier é "Lei de Conservação de Massas" ou "A massa dos reagentes transformados é igual à massa dos produtos da reacção formados".

Anónimo disse...

1. Lavoisier, observou que que um objecto ferrugento não perdia peso, mas sim ficava mais pesado, a primeira constatação de que a matéria poderia transformar-se, mas não perder-se.

2. Numa reação química que ocorre em sistema fechado, a massa total antes da reação é igual à massa total após a reação.

A massa dos reagentes transformados é igual a massa dos productos da reacçao formados.


Cristiana 8ºC

Tatiana 8ºB disse...

1 ) Lavoisier foi importante para a quimíca moderna porque fez, graças á sua pesquisa e trabalho, conseguiu demonstrar que quando se junta algo a um objecto ou substância pré-existente, a inicial não perde, mas sim transforma-se

Tiago disse...

1.O trabalho de lavoisier foi importante por ele deu sentido às descobertas dos outros, compreendeu para que serviao oxigénio e o hidrogénio e deu-lhes os seus nomes actuais.

Anónimo disse...

assim é possível saber como é que ocorrem as reacções químicas

João 8ºb

Anónimo disse...

2)A maneira de enunciar a lei de Lavoiser a massa dos reagentes transformados é igual á massa dos produtos da reacção formados.




Márcia Freitas 8ºB Nº15

Anónimo disse...

1)Foi importante o trabalho de Lavoiser porque foi o primeiro químico a verificar a conservação da massa numa reacção química





Márcia Freitas 8ºB nº15

andre fernandes disse...

2)
“Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.”

É que não se cria nada, e também não perde nada, transforma-se, por exemplo:

Oxigénio (g) + Carbono (s) ---> Dióxido de Carbono (g)

Ou seja, não se criou nem se perdeu nada, por e simplesmente, o Dióxido de carbono contém lá Oxigénio e Carbono, não se perdeu nada, continua lá Oxigénio e o Carbono, e não se criou nada continuam lá também, por e simplesmente transformara-se para Dióxido de Carbono

Anónimo disse...

1) a lei de Lavoisier foi importante pois ele descobriu a lei da conservaçao da massa e deu nome ao oxigenio e ao hidrogenio
2)por exemplo se tivemos um atomo de carbono e dois de oxigenio formamos dioxido de carbono. mas nao se perde nem o carbono nem o oxigenio so se transformam em dioxido de carbono


Luana Pereira 8B

Anónimo disse...

1: o trabalho de Lavoisier foi importantepara o desenvolvimento da química moderna porque é universal e pode-se atribuir a qualquer reacção quimica.

2:
1ª: massa total dos reagente é igual à massa total dos produtos de reacção.

2ªmaneira: massa dos reagentes transformados é igual à massa dos produtos de reacção formados.

Catarina Nabais 8ºB

Brigite Cabrita 8ºB disse...

professor este comentário é com a resposta daquelas perguntas sobre Lavoiser.

1)O trabalho de Lavoiser foi importante para o desenvolvimento da química porque foi o primeiro cientista a enunciar o princípio da conservação da matéria.

2)A massa dos reagentes transformados é igual à massa dos produtos da reacção formados.

Rui Barqueiro disse...

Ora bem, considero que as seguintes respostas podem servir de correcção. ATENÇÃO: Há muitas respostas à segunda questão que estão formuladas de forma errada. Alunos interessados devem levá-las para as aulas para que eu as corrija. Fazê-lo aqui era uma tarefa monumental. O tempo não dá para tudo.
1)“O trabalho de Lavoisier foi importante para a química moderna porque ele desenvolveu a química, dando-lhe rigor, clareza e método. Descobriu, por exemplo, que quando um objecto enferrujava não perdia peso, apenas ganhava-o. E descobriu a lei da conservação da massa, e disse a famosa frase:"Na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".

2)
Durante uma reacção química não existe perda de massa, apenas a transformação desta.

No universo, não existe perda de matéria, nem de energia. Apenas a transformação destas.

A massa dos reagentes transformados é igual à massa dos produtos da reacção formados.

Numa reacção química a massa se conserva porque não ocorre criação nem destruição de átomos.

Os átomos são conservados, eles apenas se rearranjam.

Os agregados atômicos dos reagentes são desfeitos e novos agregados atômicos são formados.

(atenção às cópias da net, em “brasileiro” diz-se atômico, por cá dizemos atómico)

Numa reacção química que ocorre em sistema fechado, a massa total antes da reacção é igual à massa total após a reacção.

Raquel nº18 8ºB disse...

1) O trabalho de Lavoisier foi importante para a química moderna porque ele expandiu a química, dando-lhe dureza, nitidez e lógica. Ele foi o primeiro cientista a enunciar o princípio da conservação da matéria. E descobriu a lei da conservação da massa, e disse que: “Na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".


2) Duas maneiras de enunciar a lei de Lavoisier pode ser: "A massa dos reagentes transformados é igual á massa dos produtos da reacção formados" ou "Numa reacção quimica a massa se conserva porque não ocorre criação nem destruição de átomos"

Lucidez disse...

Estamos constatando a lei de Lavoisier nas grandes catástrofes ambientais. O aquecimento global, o efeito das indústrias poluidoras da atmosfera, o uso do combustível fóssil, o uso incorreto das energias e recursos hídricos, que não são renováveis.... à humanidade agora, só resta o "como" lidar com tudo isso e praticar a ecologia na preservação e sustentabilidade do planeta. Educação ambiental nas Escolas urgentemente!!

Anónimo disse...

anônimo
achei super interessante as coisas que Antoine Lavoisier descobriu.
Apesar de ele ser um cientista famoso e muito inteligente.

Enviar um comentário

1) Identifique-se.
2) Seja respeitoso e cordial.
3) São bem-vindas críticas construtivas e correcções.
4) Leia primeiro os comentários anteriores.

Feed Assine o Feed ou receba os artigos por email.

Estão atentos a este blogue....