19 de setembro de 2009

Noite dos Investigadores 2009 | Cientistas ao Palco – 25 de Setembro

Poster NI09A Noite dos Investigadores - Researchers' Night- é um evento promovido pela Comissão Europeia desde 2005 com o objectivo de aproximar os investigadores do público em geral.
Acontece tradicionalmente em toda a Europa na 4ª sexta-feira do mês de Setembro, por isso, este ano o evento tem data marcada para o dia 25 de Setembro.
Serve para estimular a reflexão, a discussão e o debate público sobre o quotidiano dos investigadores, o poder e as limitações do trabalho que desenvolvem, os sucessos e as frustrações, as decisões que têm de assumir e o impacto da ciência na sociedade.
Cientistas ao Palco é um dos projectos portugueses seleccionado pela Comissão Europeia para a Noite dos Investigadores deste ano. De Norte a Sul do país, em Lisboa, Porto, Coimbra e este ano também no Algarve, em Olhão, no Ria Shopping. Os próprios cientistas vão subir ao palco para interpretarem várias performances produzidas para o evento.6_bioAo mesmo tempo das artes performativas, pessoas de todas as idades vão poder participar numa série de actividades interactivas de ciência.
Do início da tarde até ao final da noite o público terá oportunidade de conhecer, experimentar, reflectir e debater a ciência e os seus actores principais: os cientistas.
Os cientistas estão entre nós!3_bioPrograma para os espectáculos a realizar no Ria Shopping, em Olhão, no dia 25 de Setembro.
10h00 – 21h00 | ACTIVIDADES ‘MÃOS NA MASSA’
Experiências e demonstrações para todas as idades organizadas por várias entidades ligadas à ciência: descubra como a ciência está presente em quase tudo à nossa volta. Saiba mais
11h00 - 15h00 | O Teatro da Evolução | 30 min | M/8  (dirigido aos alunos do 3º, 4º, 5º e 6º anos)
O espectáculo ”O Teatro da Evolução” é uma peça de teatro interactiva, sob a forma de uma aula encenada, em que são abordadas/representadas cenas marcantes da vida de Darwin, a Ciência antes de Darwin, quais as principais ideias de Darwin e o que a comunidade cientifica pensa sobre as suas teorias na Actualidade. Dado o público-alvo, os temas serão abordados de forma transversal e com uma linguagem simples e acessível, embora rigorosa.
12h30 / 18h00 / 21h30 | SPEED-DATING COM CIENTISTAS
Em cinco minutos conheça um cientista, descubra o que investiga, porque o faz, o que já descobriu e o que mais gostaria de descobrir. Passado este tempo, é altura de conhecer um outro cientista.
21h00 – 21h30 | MÚSICA
Banda de Cientistas: ‘Os Darwins’
22h00 | O Homem não é um macaco | 60 min | M/4 (dirigido aos alunos do 3º, 4º, 5º e 6º anos)
Abarcando simultaneamente os aspectos mais comezinhos do seu dia-a-dia e as investigações científicas que deram origem à Teoria da Evolução, o espectáculo “o Homem não é um Macaco” é simultaneamente uma homenagem e uma paródia, tornando humano aos olhos do público Darwin, com todo o rigor histórico e científico possível. Há 200 anos atrás nasceu um dos maiores génios da Ciência – e o seu antepassado ancestral afinal não era Adão. Seria o macaco? E até se descobrir a resposta para esta pergunta muito se teve que viajar.
Pode consultar mais detalhes em www.cientistasaopalco.com
Aproveitem! (Mas é pena estar apenas relacionado com a área da Biologia)
Feed
Gostou? Assine o Feed ou receba os artigos por email

0 comentários:

Enviar um comentário

1) Identifique-se.
2) Seja respeitoso e cordial.
3) São bem-vindas críticas construtivas e correcções.
4) Leia primeiro os comentários anteriores.

Feed Assine o Feed ou receba os artigos por email.

Estão atentos a este blogue....