15 de fevereiro de 2009

Hollywood e isótopos de hidrogénio

Em 1940 os alemães conquistaram a Noruega e ficaram em poder da fábrica Vemork da Norsk Hydro. Estavam interessados na fábrica porque podia ser utilizada para fabricar água pesada. Nesta água os átomos de hidrogénio-1 encontram-se substituídos pelo seu isótopo hidrogénio-2 (deutério). O deutério tem o dobro da massa do hidrogénio-1 (prótio) daí o nome de água pesada, também conhecida por óxido de deutério, D2O.

Para que queriam os alemães a água pesada? Bem, como esta pode ser utilizada para moderar (controlar) uma reacção nuclear, os aliados receavam que fosse utilizada no programa de armas nucleares da Alemanha nazi. É importante lembrar que, nesta altura, ainda nenhum país tinha armas nucleares e, caso a Alemanha as tivesse obtido primeiro, o desfecho da segunda guerra mundial poderia ter sido bem diferente.

Os aliados e membros da resistência norueguesa executaram ataques à fábrica, tendo um bombardeamento destruído o ferry que, crê-se, transportava a água pesada.

Há um filme, Heróis de Telemark, que conta esta história, mas à maneira de Hollywood. Muitos tiros, explosões e baixas de ambos os lados. A realidade foi bem mais calma. Não morreu um único soldado alemão e não foi disparado qualquer tiro.

Fontes: [1]

Feed
Gostou? Assine o Feed ou receba os artigos por email

2 comentários:

Martha von Sydow disse...

Olá! Sou Martha von Sydow! Adorei este blog!
Se puderem, visitem o meu: univerciencia.blogspot.com
Abraços

Martha von Sydow disse...

Olá, sou Martha von Sydow
Adorei este blog! Sou fã da astronomia!
Se puderem, visitem o meu blog:
univerciencia.blogspot.com
Gostaria de ler algo sério a respeito dos BN - Buracos Negros
abraços

Enviar um comentário

1) Identifique-se.
2) Seja respeitoso e cordial.
3) São bem-vindas críticas construtivas e correcções.
4) Leia primeiro os comentários anteriores.

Feed Assine o Feed ou receba os artigos por email.

Estão atentos a este blogue....