7 de abril de 2009

Is there anybody out there?

Most Detailed Map of Nearby Universe_100000galaxies_nearby

(Dr Chris Fluke, Centre for Astrophysics and Supercomputing, Swinburne University of Technology)

Esta imagem mostra-nos as 100 mil galáxias mais próximas de nós. São os nossos vizinhos. Cada um dos ponto representa uma galáxia, e a nossa, a Via Láctea, está no centro da imagem. Este é o mapa mais preciso do universo que nos rodeia. Fontes: [1] e [2]

Olhe atentamente para esta imagem que representa uma pequeníssima porção do Universo, considere depois que cada galáxia terá em média 100 mil milhões de estrelas (1011) – para ter uma ideia do número, se contasse uma dessas estrelas por segundo, sem parar, demoraria cerca de 3200 anos. A pergunta que aqui deixo é: será possível que não exista “ninguém” para além de nós?

Feed
Gostou? Assine o Feed ou receba os artigos por email

5 comentários:

Patrícia Raposo disse...

É uma imagem esmagadora quer pela beleza quer pela quantidade de galáxias que representa. E é difícil pensar que perante esta imensidão de mundos só o nosso cantinho é que tem o privilégio de possuir vida.Penso que temos que abandonar a ideia de procurar água como condição para a existência de vida. Temos exemplos no nosso planeta que em condições extremas os organismos adaptam-se e surpreendem. Talvez tenhamos que direccionar para os planetas áridos e aparentemente sem interesse um olhar mais atento...

Rui Barqueiro disse...

Obrigado pelo interessante comentário.

A última frase fez-me pensar que esse aumento de atenção ainda poderá vir a descobrir vida inteligente em sítios tão áridos quanto a nossa Assembleia da República. (Não resisti)

Luis Heliodoro disse...

espondendo á pergunta do post.....sim existe vida noutro lado, concordo que a chance do planeta terra suportar vida tenha sido bastante baixa como alguns cientistas dizem ( jogo de probabilidades) mas sendo o universo bem grande a mesma probabilidade deve ter acontecido com outros planetas, agora se são vidas avançadas isso já não se sabe.

Cata disse...

Os seres humanos deviam fazer uma grande expedição ao Universo, vou explicar como:
a nave seria uma cidade espacial, com escolas e tudo o que uma cidade precisa.
geravam-se fetos(só pelo facto de uma expedição a outra galaxia demoraria muito tempo)
e mantinham-se sempre em contacto directo com o planeta terra.
é uma ideia um bocado exentrica, mas era bom não nos limitarmos ao pensamento "será que existe vida noutros planetas?" mas comprovamos esse pensamento e descobrirmos na realidade se para além do planeta terra há mesmo vida.

Veruska disse...

No último livro que li sobre o assunto (Conferências da Gulbenkian sobre os Limites da Ciência)vários são os que afirmam que os humanos são os únicos seres vivos do Universo.

Isto chateia-me muito!

Enviar um comentário

1) Identifique-se.
2) Seja respeitoso e cordial.
3) São bem-vindas críticas construtivas e correcções.
4) Leia primeiro os comentários anteriores.

Feed Assine o Feed ou receba os artigos por email.

Estão atentos a este blogue....