13 de abril de 2009

Som: Softwares para gerar e analisar sinais áudio

Recentemente tenho publicado vários artigos dedicados ao estudo do som. São especialmente dedicados aos meus alunos, mas claro que têm um público alvo muito mais abrangente.

Desta vez, e na sequência deste post, deixo-vos três softwares muito interessantes para todos aqueles interessados em aprender algo mais sobre o som.

  • O primeiro chama-se DSSF3 (Diagnostic System for Sound Fields Version) e é extremamente completo, o que o pode tornar algo intimidante.

DSSF3_01Esta é a janela inicial, na qual vemos várias abas que conduzem a outras tantas funções do programa.

As que considero mais úteis (para o uso que dou ao programa, claro), são:

- o gerador de sinais que permite, como o nome indica, gerar sons com diferentes características, controlar o canal direito e esquerdo independentemente, alterar a forma da onda, o nível de intensidade do som e a sua frequência.

DSSF3_02O Lock e Interlock que surgem nesta janela servem para ligar o canal direito e esquerdo, fazendo com que não possam ser controlados independentemente (útil). As funções que é possível observar nas outras abas também são muito interessantes e merecem ser exploradas.

DSSF3_03- o analisador FFT, nomeadamente o seu visualizador da intensidade sonora em função da frequência, e o espectrograma, que são úteis para analisar o som produzido enquanto falamos ou tocamos um instrumento. A maior parte das opções que vemos nesta imagem não são necessárias alterar, mas podemos “brincar” com elas.

A curva que surge na imagem mostra a análise, realizada pelo software, do som produzido enquanto tinha música a tocar no PC e o microfone captava esses sons. É de notar a escassez, esperada, de frequências acima dos 9 kHz.

- o osciloscópio, que permite “visualizar” o som que está a ser produzido, tal como seria possível num verdadeiro osciloscópio. DSSF3_04

Pode realizar aqui o seu download (execute o ficheiro RTA.exe), ou então aqui, na página oficial.

  • som_geradorO AUDio Measurement System é outro programa que apresenta as funções descritas acima, mas é mais simples, se bem que menos completo (e exacto).

Pode realizar aqui o seu download.

 

 

 

 

 

  • VB_GeneratorPor fim, temos o Audio VB Generator, que permite gerar sinais de vários tipos, ruído e também tem um modo de varrimento de frequências.

Pode realizar aqui o seu download.

Explore estes programas e verá que ficará a saber mais sobre as características do som.

Comece, por exemplo, por verificar se consegue ouvir o “mosquito”, gerando um som de 17 kHz. Eu confesso que já não consigo. Tudo isto nos leva a pensar na quantidade de som que existe ao nosso redor e que nós não somos capazes de detectar.

Seguir-se-ão, em breve, mais uns posts sobre o som.

Feed
Gostou? Assine o Feed ou receba os artigos por email

6 comentários:

Kemys disse...

Adorei,muito obrigado.

Como posso obter notificações de mais artigos seus como este?
Cumps

Rui Barqueiro disse...

Olá Francisco. Ainda bem que o artigo foi útil.

No final de cada artigo, no final de cada página e na barra lateral (quase no topo), tem a possibilidade de subscrever o feed do blog, ou então inscrever-se para receber os artigos no seu email.

Volte sempre.

Kemys disse...

Boa tarde,
não parece a tal barra, será que tem de ser no índice do seu blog?

Cumps

Rui Barqueiro disse...

No final de cada artigo surge a seguinte mensagem: Gostou? Assine o Feed ou receba os artigos por email.

O facto de não ver a barra lateral poderá estar relacionado com a resolução com que está a trabalhar ou com o navegador que utiliza.

A 800x600 a barra lateral não surge, mas esta resolução já é pouco utilizada. Quanto ao navegador, recomendo o Firefox ou Opera. Nunca o Internet Explorer.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Sou Gianini Masulo, fiquei interessado sobre os softwares de análise, estou fazendo uma pesquisa sobre captadores de guitarra, e será muito útil.

Hector disse...

Ola Francisco, estava lendo teus comentarios e fiquei com duas duvidas, estou procurando um gerador de frequencias que me permita gravar sequencia de diferentes frequencias com lapsos de tempo prederterminado para cada frequencia, tambem preciso puder gravar estas sequencias de forma que possam ser distribuidas gratuitamente via internet, voce saberia qual destes tres software seria ou mais indicado? muito obrigado pela sua resposta meu email e romanhector1963@gmail.com e meu whatts e 012-982248024

Enviar um comentário

1) Identifique-se.
2) Seja respeitoso e cordial.
3) São bem-vindas críticas construtivas e correcções.
4) Leia primeiro os comentários anteriores.

Feed Assine o Feed ou receba os artigos por email.

Estão atentos a este blogue....