9 de abril de 2009

Ciência e Arte - 2

Bubble Chamber event_1

Na sequência deste post, mais uma bela imagem dos processos sub-nucleares. As câmara de bolhas são cheias com líquido, que é mantido muito próximo do ponto de ebulição. Quando partículas electricamente carregadas passam por esse líquido, formam-se pequenas bolhas à sua passagem. Estas pequenas linhas de bolhas podem ser fotografadas e analisadas, possibilitando a descoberta de partículas que tinham sido previstas teoricamente. Esta imagem foi tirada na primeira câmara de bolhas de hidrogénio líquido, do CERN. Fonte

Feed
Gostou? Assine o Feed ou receba os artigos por email

2 comentários:

Luísa disse...

"será arte tudo o que eu disser que é arte" disse Marcel Duchamp, depois de ter inscrito o seu famoso urinol (Fonte) num concurso de arte em Nova Iorque(1917).
Esta imagem dos processos sub-nucleares pode, por isso, ser considerada como uma espécie de "ready-made"...

Unknown disse...

Ubiratan
Estudo mecânica quântica e aqui vai uma dica:
Olhando cuidadosamente para a sua figura publicada, observa-se que os dois ramos do V têm uma ligeira curvatura, quase imperceptível. Um traço ( o de cima) tem a curvatura para a esquerda e trata-se de uma partícula negativa (note várias pequenas espirais todas estão com curvatura para a esquerda, portanto, são elétrons livres...). O outro traço tem uma curvatura para a direita, trata-se de uma partícula positiva. Esse V é, no entanto, um decaimento subseqüente! Muita análise deve ser feita para identificar univocamente e sem qualquer dúvida a que partículas correspondem os traços. Isso é feito seguindo uma programação muito detalhada desse experimento, conferindo o tamanho do traço, a forma, etc. Finalizando, os extremos do V, para direita e para esquerda, trata-se de par elétron-pósitron, portanto, partícula e sua antipartícula.

Enviar um comentário

1) Identifique-se.
2) Seja respeitoso e cordial.
3) São bem-vindas críticas construtivas e correcções.
4) Leia primeiro os comentários anteriores.

Feed Assine o Feed ou receba os artigos por email.

Estão atentos a este blogue....