Na sequência deste post, mais uma bela imagem dos processos sub-nucleares. As câmara de bolhas são cheias com líquido, que é mantido muito próximo do ponto de ebulição. Quando partículas electricamente carregadas passam por esse líquido, formam-se pequenas bolhas à sua passagem. Estas pequenas linhas de bolhas podem ser fotografadas e analisadas, possibilitando a descoberta de partículas que tinham sido previstas teoricamente. Esta imagem foi tirada na primeira câmara de bolhas de hidrogénio líquido, do CERN. Fonte
O BRASIL JUNTA-SE AOS PAÍSES QUE PROÍBEM OU RESTRINGEM OS TELEMÓVEIS NA
SALA DE AULA E NA ESCOLA
-
A notícia é da Agência Lusa. Encontrei-a no jornal Expresso (ver aqui). É,
felizmente, quase igual a outras que temos registado no De Rerum Natura "Os
alun...
Há 1 dia
2 comentários:
"será arte tudo o que eu disser que é arte" disse Marcel Duchamp, depois de ter inscrito o seu famoso urinol (Fonte) num concurso de arte em Nova Iorque(1917).
Esta imagem dos processos sub-nucleares pode, por isso, ser considerada como uma espécie de "ready-made"...
Ubiratan
Estudo mecânica quântica e aqui vai uma dica:
Olhando cuidadosamente para a sua figura publicada, observa-se que os dois ramos do V têm uma ligeira curvatura, quase imperceptível. Um traço ( o de cima) tem a curvatura para a esquerda e trata-se de uma partícula negativa (note várias pequenas espirais todas estão com curvatura para a esquerda, portanto, são elétrons livres...). O outro traço tem uma curvatura para a direita, trata-se de uma partícula positiva. Esse V é, no entanto, um decaimento subseqüente! Muita análise deve ser feita para identificar univocamente e sem qualquer dúvida a que partículas correspondem os traços. Isso é feito seguindo uma programação muito detalhada desse experimento, conferindo o tamanho do traço, a forma, etc. Finalizando, os extremos do V, para direita e para esquerda, trata-se de par elétron-pósitron, portanto, partícula e sua antipartícula.
Enviar um comentário
1) Identifique-se.
2) Seja respeitoso e cordial.
3) São bem-vindas críticas construtivas e correcções.
4) Leia primeiro os comentários anteriores.