2 de abril de 2009

100 horas de Astronomia: colocar o planeta a olhar para o céu

100horas_astronomia

Na sequência deste post, aqui deixo informações sobre o que são as "100 horas de Astronomia".

Retirado do sítio português do “100 Horas de Astronomia”:

As 100 Horas de Astronomia o mais importante projecto do Ano Internacional da Astronomia 2009. Será a maior acção de divulgação de Astronomia de todos os tempos, e contará com a colaboração de investigadores, astrónomos amadores, professores, planetários e de outros centros de ciência por todo o mundo.

Ininterruptamente durante 100 horas, entre 2 e 5 de Abril, alguém, algures no planeta estará a observar através de um telescópio, numa palestra sobre um tema de astronomia, a ver uma sessão de planetário, ou na Internet a descobrir como trabalham os investigadores.

Uns excertos de uma notícia do Público:

(…) Sair de casa, olhar através de um telescópio e sentir que fazemos parte de um planeta é o que se espera que as “100 Horas de Astronomia” consigam fazer. A partir de amanhã, dia 2 de Abril, e até domingo, 137 países, 80 observatórios mundiais e a Internet vão estar ligados nesta iniciativa para aproximar as pessoas da ciência que estuda o Universo.

(…) No site português do “100 Horas de Astronomia” estão descritas todas as iniciativas de observações telescópicas associadas a várias localidades do país. A observação do Sol, que é feita de dia, também vai ser uma aposta recorrente em vários locais. Mas quem preferir pode ir a palestras como a que decorre no sábado, no Porto, sobre a Astronomia nos Andes ou levar os filhos a passar a noite no planetário de Espinho.

Para os que ficarem em casa, o serão não tem de ser menos activo. Estão reservados nove observatórios em todo o mundo exclusivamente para quem quiser tirar fotografias ao espaço. Basta fazer um registo e pode-se comandar os telescópios através da Internet. “Percebe-se o conceito de recolher imagens na Astronomia”, diz Pedro Russo, acrescentando que se tiver tempo, gostaria de fotografar uma galáxia, porque “são sempre objectos que escondem muitos segredos”. Mas a objectiva pode ficar apontada para bem mais perto e fotografar a Lua, Saturno ou o Sol.

Sexta-feira arranca a iniciativa "Volta ao Mundo em 80 Telescópios" que vai durar 24 horas sem parar. “A ideia principal é mostrar o que é trabalhar num telescópio, o que é o dia-a-dia dos astrónomos”, disse Pedro Russo. De 20 em 20 minutos, um destes 80 observatórios fica disponível na Internet, e mostra o que está a acontecer lá dentro, quem são os astrónomos, o que se observa, quais os instrumentos que se utilizam e que perguntas estão a tentar responder.

(…) Segundo João Alves (director do Observatório de Calar Alto), ninguém se apercebe da poluição luminosa que vai aumentando e que está a “isolar-nos do Universo”. Estas iniciativas são importantes para “a nossa experiência humana, para as pessoas sentirem que fazem parte de um planeta”, assegurou.

Para encontrar, em Portugal, actividades próximo da sua localidade, visite e explore. Informações para todos os que querem saber mais, nomeadamente como aceder a vídeos, podem ser encontradas aqui.

Atenção, podem bastar 100 segundos para se ficar “agarrado”.

Envie-nos um comentário se assistir a alguma actividade, ou se quiser divulgar uma.

Feed
Gostou? Assine o Feed ou receba os artigos por email

3 comentários:

Paulo Donizete disse...

Olá
Parabéns pelo blog.
Indiquei vc para receber um selo.
Passa lá no meu blog.
http://alquimistaspontocom.blogspot.com/

Rui Barqueiro disse...

Olá Paulo. Obrigado.

Passarei, sim.

Gabriel disse...

veja oq eu postei la no tpoico proxima missão a marte adiada pa 2011

Enviar um comentário

1) Identifique-se.
2) Seja respeitoso e cordial.
3) São bem-vindas críticas construtivas e correcções.
4) Leia primeiro os comentários anteriores.

Feed Assine o Feed ou receba os artigos por email.

Estão atentos a este blogue....