23 de abril de 2009

Palestra pública no Observatório Astronómico de Lisboa (24 de Abril )

Informação recebida hoje, do Observatório Astronómico de Lisboa:

Observatório Astronómico de Lisboa 
  Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa
        Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

O Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) promove Palestras públicas mensais que têm lugar no Edifício Central, pelas 21h30 da última sexta-feira de cada mês. A próxima sessão decorrerá no dia 24 de Abril e terá como tema:

"Telescópios e Personalidades: Rostos, Engenho e Talento",
Dr. Guilherme Almeida, CM/APAA

Esta palestra pretende celebrar os 400 anos do telescópio e distingue-se de uma tradicional "história do telescópio", pois a ênfase estará nas pessoas, sem obviamente esquecer as suas contribuições. Nesta palestra descrevem-se e apresentam-se à audiência quase todas as personalidades que, pelos seus esforços, empenhamento, engenho e talento, contribuíram para a invenção e desenvolvimento dos telescópios [ópticos], até aos nossos dias (consideraram-se nada menos de 75 personalidades!!!). Trata-se, portanto, de um desfile desses geniais inovadores, apresentando-os um a um à audiência, mostrando os seu contributos, teóricos e práticos, vicissitudes e sucessos.
Raras são as pessoas que actualmente conhecem as caras de muitas destas personagens e o que fizeram concretamente. Algumas estão injustamente consideradas como "ilustres anónimos", embora muito se lhes deva. É esse, precisamente, o objectivo desta palestra, que começa na descoberta do vidro pelos Fenícios (ca. 3000 a.C.) e termina nos tempos actuais.

VIDEODIFUSÃO DA PALESTRA PÚBLICA - Como vem sendo hábito anunciamos que o OAL fará a transmissão da sua Palestra Mensal através da Internet. No dia 24 de Abril a partir das 21h30 visite o seguinte endereço: http://live.fccn.pt/oal/
A entrada na Tapada da Ajuda faz-se pelo portão da Calçada da Tapada, em frente ao Instituto Superior de Agronomia. Para mais informações use o telefone 213616730, ou consulte: http://www.oal.ul.pt/palestras

É de aproveitar. Se não pode assistir in loco, assista pela Internet.

Feed
Gostou? Assine o Feed ou receba os artigos por email

0 comentários:

Enviar um comentário

1) Identifique-se.
2) Seja respeitoso e cordial.
3) São bem-vindas críticas construtivas e correcções.
4) Leia primeiro os comentários anteriores.

Feed Assine o Feed ou receba os artigos por email.

Estão atentos a este blogue....