Investigadores da Universidade de Coimbra (UC) desenvolveram uma nova técnica de medição do rendimento da cintilação nos detectores de gases nobres que poderá representar um "contributo importante" para a detecção da Matéria Negra do Universo.
A Matéria Negra é uma substância pouco conhecida que se pensa ter influência sobre a gravidade necessária para manter o Universo unido.
Desde há cinco anos que os investigadores trabalhavam neste estudo, que resultou agora na criação de uma técnica de medição "mais precisa e directa" do rendimento de cintilação nos detectores de gases nobres (Xénon e Árgon), um "mecanismo essencial para a detecção de Matéria Negra", anunciou hoje a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).
Desenvolvida pelo Grupo de Instrumentação Atómica e Nuclear (GIAN), da FCTUC, a investigação é encarada pelo seu coordenador, Joaquim Santos, como um "passo pequeno mas importante para se compreender o funcionamento dos detectores da Matéria Negra e obter um conhecimento mais exacto dessa matéria".
"Há 94 por cento da matéria do Universo que não é visível, daí chamar-se Matéria Negra, e que explicará como a nossa Galáxia está junta e é como é", disse à Lusa o físico.
Joaquim Santos refere que a Matéria Negra "vê-se a partir da ionização que se produz no Árgon e que o que os investigadores de Coimbra desenvolveram foi um "método simples de medir quantos fotões (quantidade de luz) são produzidos por cada electrão que é libertado no Árgon". Leia a notícia completa no Público.
Para obter mais informação, aceda a:
- sítio do Grupo de Instrumentação Atómica e Nuclear (GIAN), clicando em Investigação e depois Matéria Negra.
- Matéria Negra (Wikipédia em português)
- Matéria Negra (Wikipédia em inglês, bem mais completo)
- O mistério da matéria escura no blogue Vídeos para o Ensino da Física e da Química, do qual retirei o seguinte vídeo.
4 comentários:
professor eu tenho uma duvida/curiosidade: se nos encontarmos nos espaço com garavidade zero se tiver uma pistola e se dispararmos sera q a bala sairia lentamente ou sera q sairia muito rapido q nem viamos a bala.
fui explicito?
marco Rosa 10ºj n12
professor podia responder a minha duvida?
marco rosa 10ºj nº12
Olá Marco. Esta dúvida vai ser esclarecida pessoalmente. É mais prático. Quando me vires na escola fala comigo.
Mas ficas já a saber que não só a bala sairia com a rapidez normal, como também tu te deslocarias (se não estivesses preso a nada) no sentido contrário. A rapidez com que te deslocarias seria tantas vezes menor quanto o nº de vezes que a tua massa é maior do que a da bala.
massa do marco * rapidez do marco = massa da bala * rapidez da bala
Bom fds.
Teoricamente e nos pressupostos de expansão do universo a matéria negra pode tão simplesmente não existir e o alargamento do universo ser tão sómente forças de outros universos vizinhos(teoria de multiversos) que se estejam a aproximar e a força da sua propria gravidade nos estar a "esticar" . Se o "crescimento" do nosso universo não fôr uniforme e houver deformações de espaço tempo .....
Enviar um comentário
1) Identifique-se.
2) Seja respeitoso e cordial.
3) São bem-vindas críticas construtivas e correcções.
4) Leia primeiro os comentários anteriores.