21 de junho de 2009

Eugene Cernan deixou as últimas pegadas na Lua

Eugene_Cernan_(Gemini_9)Na passada 6ª feira, Mário Crespo (um dos poucos jornalistas a sério que ainda temos no país), entrevistou Eugene Cernan na SIC Notícias.

Por que motivo faço aqui referência a esta entrevista? Pela simples razão de Eugene Cernan ter sido o último Homem a pisar o solo lunar. Foi há 37 anos.

Fazendo parte dos programas Gemini e Apollo, Eugene Cernan viajou para a Lua em duas ocasiões diferentes, a primeira apenas sobrevoando o satélite na Apollo 10 e a segunda comandando a Apollo 17, pousando na região de Taurus-Littrow. Nesta missão, ele e Harrison Schmitt passaram três períodos em actividades extra-veiculares na superfície, cobrindo um total de 22 horas fora do módulo lunar Falcon, em comparação com as duas horas dos pioneiros Neil Armstrong e Edwin Aldrin, três anos antes. Também quebraram os recordes de quantidade de material geológico trazido de volta e dirigiram mais de 35 km com o jipe lunar pela superfície de Taurus- Littrow. Fonte

Vale mesmo a pena ver a entrevista. Pela qualidade da mesma, pelas imagens da missão que nela são apresentadas, pela História, pela mensagens lúcidas e motivadoras de um homem com uma experiência de vida extraordinária.

Para quando outras missões tripuladas à Lua ou a Marte? Por falta de tecnologia não é certamente. Como diz Eugene Cernan durante a entrevista: “Temos mais poder computacional na palma da nossa mão, num telemóvel, do que eu tive para ir à Lua e voltar.”

Aqui está ela. Fonte

De momento o vídeo não se encontra disponível. Espero que seja temporário.
Afinal parece que já está outra vez (parece-me que o email para a SIConline deu resultado).

Feed
Gostou? Assine o Feed ou receba os artigos por email

1 comentários:

Grilo disse...

Olá!
Pena o video não estar disponível.
Vi hoje e fiquei maravilhado.
A mentalidade daquele senhor é fabulosa, inclusive pareceu-me ver o grande Mário Crespo emocionado =)

É poderoso o seu discurso. Arrepiei-me.. talvez porque quis ser astronauta em miúdo e desde então não me lembrei disso muitas vezes.
Mas todo o discurso do senhor Cernan pareceu-me tremendamente lúcido. Tão lúcido quanto uma pessoa que já se viu de fora pode ser...
Um ser priveligiado que se sentiu grande e especial, no entanto tão pequeno e humilde.

Para (tentar) guardar.
Cumprimentos.

Enviar um comentário

1) Identifique-se.
2) Seja respeitoso e cordial.
3) São bem-vindas críticas construtivas e correcções.
4) Leia primeiro os comentários anteriores.

Feed Assine o Feed ou receba os artigos por email.

Estão atentos a este blogue....