2 de junho de 2009

A misteriosa Matéria Negra do Universo tem mais encanto…

Dark matterInvestigadores da Universidade de Coimbra (UC) desenvolveram uma nova técnica de medição do rendimento da cintilação nos detectores de gases nobres que poderá representar um "contributo importante" para a detecção da Matéria Negra do Universo.

A Matéria Negra é uma substância pouco conhecida que se pensa ter influência sobre a gravidade necessária para manter o Universo unido.

Desde há cinco anos que os investigadores trabalhavam neste estudo, que resultou agora na criação de uma técnica de medição "mais precisa e directa" do rendimento de cintilação nos detectores de gases nobres (Xénon e Árgon), um "mecanismo essencial para a detecção de Matéria Negra", anunciou hoje a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

Desenvolvida pelo Grupo de Instrumentação Atómica e Nuclear (GIAN), da FCTUC, a investigação é encarada pelo seu coordenador, Joaquim Santos, como um "passo pequeno mas importante para se compreender o funcionamento dos detectores da Matéria Negra e obter um conhecimento mais exacto dessa matéria".

"Há 94 por cento da matéria do Universo que não é visível, daí chamar-se Matéria Negra, e que explicará como a nossa Galáxia está junta e é como é", disse à Lusa o físico.

Joaquim Santos refere que a Matéria Negra "vê-se a partir da ionização que se produz no Árgon e que o que os investigadores de Coimbra desenvolveram foi um "método simples de medir quantos fotões (quantidade de luz) são produzidos por cada electrão que é libertado no Árgon". Leia a notícia completa no Público.

Para obter mais informação, aceda a:

Feed
Gostou? Assine o Feed ou receba os artigos por email

4 comentários:

marcorosa 10ºj n12 disse...

professor eu tenho uma duvida/curiosidade: se nos encontarmos nos espaço com garavidade zero se tiver uma pistola e se dispararmos sera q a bala sairia lentamente ou sera q sairia muito rapido q nem viamos a bala.
fui explicito?
marco Rosa 10ºj n12

marco rosa disse...

professor podia responder a minha duvida?
marco rosa 10ºj nº12

Rui Barqueiro disse...

Olá Marco. Esta dúvida vai ser esclarecida pessoalmente. É mais prático. Quando me vires na escola fala comigo.

Mas ficas já a saber que não só a bala sairia com a rapidez normal, como também tu te deslocarias (se não estivesses preso a nada) no sentido contrário. A rapidez com que te deslocarias seria tantas vezes menor quanto o nº de vezes que a tua massa é maior do que a da bala.

massa do marco * rapidez do marco = massa da bala * rapidez da bala

Bom fds.

carlos_buda disse...

Teoricamente e nos pressupostos de expansão do universo a matéria negra pode tão simplesmente não existir e o alargamento do universo ser tão sómente forças de outros universos vizinhos(teoria de multiversos) que se estejam a aproximar e a força da sua propria gravidade nos estar a "esticar" . Se o "crescimento" do nosso universo não fôr uniforme e houver deformações de espaço tempo .....

Enviar um comentário

1) Identifique-se.
2) Seja respeitoso e cordial.
3) São bem-vindas críticas construtivas e correcções.
4) Leia primeiro os comentários anteriores.

Feed Assine o Feed ou receba os artigos por email.

Estão atentos a este blogue....