25 de junho de 2009

Especialistas há muitos, seus palermas!

Especialista considera Portugal "líder mundial a repensar a educação"

O especialista canadiano em tecnologia Don Tapscott aponta Portugal como um exemplo a seguir na educação, elogiando o investimento em computadores individuais nas salas de aulas. Num artigo de opinião publicado no blogue Huffington Post - onde já escreveu Barack Obama -, Tapscott dirige-se directamente ao presidente dos Estados Unidos da América: "Quer resolver os problemas das escolas? Olhe para Portugal!". Ler o resto aqui.

Obama, se estás a ler isto, por favor não acredites já no “especialista”. Informa-te mais um bocadinho.

Eu também considero que há muita gente que fala sem saber do que fala.

Pelo currículo que vem após o post original, claramente se vê que este é um “especialista” grado. Até tem livros publicados.

Don Tapscott's is the author of 13 books about new technologies in business and society, most recently Grown Up Digital. He is Chair of the nGenera Insight think tank, and an Adjunct Professor at the Rotman School of Management, University of Toronto.

Dá-me ideia que o “especialista” está demasiado embrenhado no seu mundo tecnológico.

Deixei um comentário (com um inglês algo técnico) no post original, que isto de ir beber à fonte tem outro encanto. Como já estavam lá outros mais relacionados com as pedagogias, resolvi meter-me pela via dos custos associados.

Para acabar, aqui fica a última frase do artigo do “especialista”. Emociona.

Yet after seeing the promise of the exciting classrooms in Portugal, I'm convinced it is worth it. Your child should be so fortunate.

Feed
Gostou? Assine o Feed ou receba os artigos por email

5 comentários:

Cláudia Machado disse...

Que tal traduzir os dois últimos "posts" sobre os exames nacionais e enviá-los ao sr."especialista"? Talvez mude de ideias sobre o ensino em Portugal...
Estou a corrigir os exames de FQA e é triste... Nem assim lá vão...
Descobri este blog à pouco tempo (através do "umbigo") e gostei bastante. Acho que no próximo ano lectivo vou criar um com os meus alunos. Bom trabalho!
Cláudia Machado

Cacau disse...

Isto é completamente ridiculo... Alguém que tem esta opinião é, definitivamente, alguém que não está minimamente familiarizado com a realidade da educação portuguesa. Alguém que não sabe como funciona o sistema e que está a leste do assunto. Se um dia este Sr. Especialista perceber o que realmente se passa com a educação portuguesa provavelmente terá vergonha de ter escrito o que escreveu.

Carlos Pires disse...

E se o Obama acredita nele?? O Sócrates - cheio de si - muda de estilo outra vez e volta à pose arrogante.

Rui Barqueiro disse...

@ Cláudia

Quanto à tradução dos posts, estou a ver se consigo que o especialista responda a umas perguntas que lhe coloquei nos comentários ao seu artigo.

Tenho pena que estejam maus. O país precisava que estivessem bons, mas eu sei o material estudantil que por aí anda.

Boa sorte para o seu futuro blogue. Depois envie o link.

Bom trabalho!

@ Cátia

Foi isso que observei no comentário que fiz ao comentário do especialista. Uma árvore não faz a floresta. Aguardo resposta. Se o fizer faço um post com a conversa.

@Carlos

Assim suporta-se melhor, o que é, infelizmente, muitíssimo perigoso.

Cláudia Machado disse...

Correcção: "descobri há pouco tempo". Meu Deus, estes exames estão a liquidar os poucos neurónios que me restam! Ai se algum aluno lê! Que vergonha!
Cláudia

Enviar um comentário

1) Identifique-se.
2) Seja respeitoso e cordial.
3) São bem-vindas críticas construtivas e correcções.
4) Leia primeiro os comentários anteriores.

Feed Assine o Feed ou receba os artigos por email.

Estão atentos a este blogue....