20 de maio de 2009

Wolfram Alpha: o motor de busca que responde a perguntas já está disponível

Quando pesquisa informação no Google, muita da informação que recebe não tem relevância e, quando tem, ainda tem que perder muito a tempo a encontrar exactamente o que procura.

wolfram-logoO Wolfram Alpha não pretende competir com a quantidade de informação que o Google tem indexada, mas é extremamente útil visto que nos dá respostas directamente às questões que lhe colocamos.

Apesar de ainda não estar disponível em Português, é uma ferramenta extraordinária e que aconselho vivamente.

Aqui tem um vídeo explicativo do modo como funciona.

Endereço: http://www.wolframalpha.com

(…) O Wolfram Alpha difere do Google e dos restantes motores de busca porque responde a perguntas concretas, em vez de elencar as páginas de Internet onde os utilizadores podem ir buscar informação relacionada com as palavras de pesquisa. (…)

Depois de feita uma pergunta, o sistema processa as respostas recolhendo dados de várias páginas e bases que contenham unicamente informação relevante para essa pergunta em concreto.

Compreender o conteúdo das páginas (em vez de procurar apenas palavras-chave) e das perguntas do utilizador é apontado por muitos analistas como o futuro da pesquisa na Internet e tanto a Google como o Yahoo têm cientistas a trabalhar nesta área.

O projecto – da autoria do físico Stephen Wolfram, com base num sistema de algoritmos matemáticos – pode ser descrito como uma intersecção entre análise de conteúdos e as buscas genéricas na net.

Aquilo que o Wolfram Alpha faz é dar uma resposta, em vez de remeter para potenciais respostas. “Tenta dar-nos informação útil com base naquilo que consegue processar”, disse Wolfram. “O objectivo é dar a toda a gente acesso a explicações ao nível de um perito”. Ler notícia completa no Público.

Alguns resultados que obtive no pouco tempo que o testei:

Clique nas imagens para vê-las em bom tamanho.

Wolfram-Alpha_maximum

Wolfram-Alpha_derivative

Wolfram-Alpha_water chemistry

Wolfram-Alpha_F=30N, d=100m

Tem aqui mais exemplos.

wolfram-88mpg_001Os criadores também mostraram ter sentido de humor, havendo várias respostas engraçadas que já foram descobertas. Ver aqui, por exemplo.

A figura do lado mostra como pode ser usado como conversor de unidades, tendo uma resposta curiosa no final.

Mais sobre este tema dos motores de busca, aqui.


Teste o Wolfram Alpha e diga de sua justiça.

Feed
Gostou? Assine o Feed ou receba os artigos por email

2 comentários:

André Estêvão disse...

Já comecei a usar o Firefox.
Estava a usar o Explore mas a pagina estava sempre a dizer que nao estáva disponivel. Como comprei o pc guia e o prof também disse que era melhor usei.
Mas não é sobre isso que eu vim falar mas sobre uma pergunta:
Nós não podemos levar os portáteis quando fizermos teste de f.q.? Assim era só utilizar este programa para responder ás perguntas... :P

Ahh!!, já agora...
A prof Alcina de Inglês disse que usavamos vezes demais o computador em vez de fazer actividades e eu disse logo que a culpa era sua porque ainda por cima nos incentivou com um blogue...

** karolina ** disse...

este motor de busca encontra tudo ??

tipo das diferentes matérias e disciplinas ?

Enviar um comentário

1) Identifique-se.
2) Seja respeitoso e cordial.
3) São bem-vindas críticas construtivas e correcções.
4) Leia primeiro os comentários anteriores.

Feed Assine o Feed ou receba os artigos por email.

Estão atentos a este blogue....