19 de maio de 2009

O que dizer a um extraterrestre?

SETI_Earth SpeaksO projecto Earth Speaks (A Terra fala) explora uma questão crucial na procura por vida extraterrestre (em inglês, SETI - Search for Extraterrestrial Intelligence):

“Se descobrirmos vida inteligente para além da Terra e resolvermos responder, que deveremos dizer?”

Há quase meio século que se usam radiotelescópios para tentar ouvir mensagens de uma outra civilização inteligente algures no Universo. Mas, se descobrirmos outra inteligência, o que teríamos para lhes dizer? Se tem alguma sugestão, vai poder dá-la, a partir de 15 de Maio, no site http://messages.seti.org.

Na verdade, os cientistas nunca conseguiram chegar a acordo sobre o que dizer a extraterrestres inteligentes, se alguma vez os descobrimos. O projecto EarthSpeaks, do Instituto SETI pretende dar uma ajuda, recolhendo sugestões de todo e qualquer terráqueo com acesso à Internet. (…)

As mentes mais conspirativas podem recear até invasões, se começarmos a transmitir demasiada informação sobre nós e o nosso planeta para o espaço. Seria algo diferente das emissões de rádio e televisão que estamos a enviar desde que estas tecnologias foram inventadas na Terra – no romance “Contacto”, do astrofísico Carl Sagan (que resultou num filme com o mesmo nome, protagonizado por Jodie Foster), a transmissão da abertura dos Jogos Olímpicos de Berlim, presidida por Adolf Hitler, era a primeira mensagem humana captada por uma civilização extraterrestre. (…)

As primeiras impressões têm mesmo importância. As mensagens iniciais da humanidade para uma civilização extraterrestre marcariam o tom das nossas relações durante centenas ou milhares de anos”, comentou Vakoch. Ler a notícia completa no Público.

Se enviar uma mensagem, escreva-a depois aqui, num comentário.

Feed
Gostou? Assine o Feed ou receba os artigos por email

0 comentários:

Enviar um comentário

1) Identifique-se.
2) Seja respeitoso e cordial.
3) São bem-vindas críticas construtivas e correcções.
4) Leia primeiro os comentários anteriores.

Feed Assine o Feed ou receba os artigos por email.

Estão atentos a este blogue....