30 de março de 2009

Simulador: Som e ondas

applet_ondas_som_2Este applet permite estudar as ondas sonoras. Podemos ajustar a frequência, o volume e o conteúdo harmónico, e ver e ouvir como o som se altera.

Podemos alterar a distância do ouvinte ao altifalante e estudar o modo como o som é percepcionado.

Também permite descobrir métodos para calcular a velocidade, comprimento de onda, frequência e período de uma onda.

 

 

applet_ondas_som_3Podemos adicionar obstáculos e mudar a sua orientação e posição, de forma a estudar a reflexão.

Para estudar fenómenos de interferência, podemos adicionar um segundo altifalante.

 

É possível simular o que acontece ao som quando se altera a pressão do ar (até obter vácuo) no interior de uma caixa que contém um altifalante.

 

applet_ondas_som_4Se encontrarem uma opção que achem importante divulgar, podem escrever um comentário.

Clique aqui para iniciar a simulação. Caso não tenha JAVA instalado, pode obtê-lo na barra lateral deste blogue.

Pode encontrar mais material sobre som, óptica e ondas, procurando nos temas na barra lateral do blogue.

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6 comentários:

André Estêvão disse...

À muito tempo que já não fazia nenhum comentário aqui no blogue apesar de vir cá quase todos os dias.
O assunto que me trás cá não é sobre este post mas sim sobre uma ajuda a quem leia este comentário.
No outro dia deu na TV que no site da CIA: www.cia.gov, dá para ver todos os aspectos de um país em que tem informação muito mais fiável e também mais longa sobre países.
Espero ajudar os meus colegas em algum trabalho que tenham para fazer sobre o assunto e apesar do site estar obviamente em inglês é muito simples a interpretação dos critérios.


Já agora...damos quimica o resto de todo o período?? :)

André Estêvão disse...

É interessante ver que como num país como Portugal,um país com pouco mais de 10 milhões de habitantes, existam quase 13,5 milhões de telemóveis. Um para cada um não chega??!

Rui Barqueiro disse...

Olá Estêvão. Sei que passas por cá frequentemente.

Obrigado pela sugestão. Espero que haja outros alunos e professores (e não só, claro!) a utilizar esse recurso que indicaste.

Gostaria aqui de dizer, em relação à tua atitude e à forma como participas, que, se muitos o fizessem pela metade, o insucesso escolar tinha os dias contados.

E sim, Química até ao fim, que não vem longe. É mais importante para o secundário.

Bom descanso e vai treinando o basket para no 3ºP fazermos mais umas jogatanas.

André Estêvão disse...

Você nem me vai conhecer quando me vir...
Não tenho o cabelo como o Cláudio mas também não anda lá muito longe...
3º Período tem que ser para jogar basket porque pro ano já não há nada disto.

jmc disse...

na vida real existe para combater o som, os vidros duplos, mas nos outros tipos de vidros o som passa, este fenómeno acontece por causa do vácuo?

Rui Barqueiro disse...

Olá jmc (joão), nos vidros duplos, entre os vidros há ar (não é vácuo). Pensa na velocidade com que o som se propaga no ar quando comparado com a maioria dos sólidos e relaciona com o efeito de atenuação da intensidade sonora que daí advirá. Talvez faça um post sobre isto.

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