19 de março de 2009

O que é uma onda?

Uma onda é uma perturbação ou variação que transfere energia progressivamente de ponto para ponto num meio e que pode tomar a forma de uma deformação elástica ou uma variação de pressão, intensidade eléctrica ou magnética, potencial eléctrico, ou temperatura.

Se estivermos a falar de ondas mecânicas (precisam de um meio onde se propagar), o meio sofre perturbações locais à medida que a onda passa, mas as partículas do meio não viajam com a onda.

Seguem-se alguns exemplos para ilustrar a definição.

  • Uma multidão a realizar “a onda” num estádio.

A onda é a perturbação (pessoas a subir e a descer) e viaja ao longo do estádio sem que algum dos espectadores tivesse viajado com a onda. Todos se mantêm no seu lugar.

A situação descrita é um exemplo de uma onda transversal, pois o movimento das partículas do meio faz-se perpendicularmente à direcção de propagação da onda. Outro exemplo pode ser a onda que viaja ao longo de uma corda quando é agitada numa das extremidades (a onda viaja mas a corda não sai da nossa mão).

peoplewave

stringpulse

  • Ondas sonoras

O som é uma onda longitudinal pois as partículas deslocam-se para a frente e para trás (passando pela posição de equilíbrio), ao longo da direcção que a onda se propaga. Mais uma vez, é a perturbação que viaja e não as partículas do meio. A onda é vista como o movimento da região comprimida (onda de pressão).

wavepulse

 

onda_sonora

diapasão_tunning_fork 

Na imagem do lado podemos ver uma onda sonora a propagar-se em todas as direcções através de um meio. Esta onda é idêntica à produzida por um diapasão.

Torna-se hipnótico!

 

 

 

 

  • Ondas na água

water_waveEstas são um exemplo que combina as ondas transversais e longitudinais. À medida que a onda progride na água, as partículas realizam movimentos circulares no sentido dos ponteiros do relógio (mostrado pelas partículas a azul). O raio deste movimento diminui com a profundidade. 

Muito mais informação pode ser encontrada aqui, fruto do extraordinário trabalho de Dan Russell.

Fontes do material utilizado: (1), (2), (3)

Feed
Gostou? Assine o Feed ou receba os artigos por email

2 comentários:

Patty disse...

Um excelente post para quem quer aprender um pouco mais sobre ondas. As animações são muito interessantes! :)

Anónimo disse...

Bom, realmente vocês deram uma boa explicação sobre o assunto tentando explicar de uma forma mais simples(nota-se que quanto mais simples melhor) e mesmo que após ler o conteúdo alguem não intenda, prestar a atenção na figura e ler novamente é uma boa saída!Valeu! Deus os abençoe pela boa vontade!

Enviar um comentário

1) Identifique-se.
2) Seja respeitoso e cordial.
3) São bem-vindas críticas construtivas e correcções.
4) Leia primeiro os comentários anteriores.

Feed Assine o Feed ou receba os artigos por email.

Estão atentos a este blogue....