Este conjunto de imagens demonstra bastante bem a dimensão relativa entre os planetas do Sistema solar, o Sol e outras estrelas de muito maior dimensão. Algumas são tão grandes que, comparado com elas, o nosso Sol não é mais do que um pontinho do ecrã. Este assunto também já foi abordado neste post.
Algumas destas estrelas são gigantes vermelhas e mesmo supergigantes vermelhas. Procura no portal de física da Wikipédia pelos seus nomes (arcturus, pollux, sirius, betelgeuse, rigel, aldebaran, antares) para obteres mais informações, tais como: distância ao Sol em anos-luz ou parsecs, diâmetro, temperatura, tipo de estrela, constelação...
4 comentários:
mas este sois estão muito distantes do nosso sol
Desde 2006, Plutão deixou de ser considerado planeta.
Correcto, as imagens devem ser anteriores à sua classificação como planeta anão. Obrigado pelo comentário.
aos 16 de maio de 2010 num domingo de descanço caseiro,saciei minha curiosidade ao enxergar a olho nu, a maior estrela já conhecida e identificada pelas lentes desenvolvidas pela nossa capacidade de observação a longa distância! E lá estava ANTARES!Embora desprovido de mecanismos que me pudessem mostrar com mais nitidez e dimenssões essa maravilha do Universso; meus olhos se encheram de beleza perante a imenssidão da infinita busca pelo infinito conhecimento.
Enviar um comentário
1) Identifique-se.
2) Seja respeitoso e cordial.
3) São bem-vindas críticas construtivas e correcções.
4) Leia primeiro os comentários anteriores.