31 de outubro de 2008

Planetas e estrelas representados à escala

Este conjunto de imagens demonstra bastante bem a dimensão relativa entre os planetas do Sistema solar, o Sol e outras estrelas de muito maior dimensão. Algumas são tão grandes que, comparado com elas, o nosso Sol não é mais do que um pontinho do ecrã. Este assunto também já foi abordado neste post.





Algumas destas estrelas são gigantes vermelhas e mesmo supergigantes vermelhas. Procura no portal de física da Wikipédia pelos seus nomes (arcturus, pollux, sirius, betelgeuse, rigel, aldebaran, antares) para obteres mais informações, tais como: distância ao Sol em anos-luz ou parsecs, diâmetro, temperatura, tipo de estrela, constelação...

Feed
Gostou? Assine o Feed ou receba os artigos por email

4 comentários:

Anónimo disse...

mas este sois estão muito distantes do nosso sol

Alailma Jesus da Silva disse...

Desde 2006, Plutão deixou de ser considerado planeta.

Rui Barqueiro disse...

Correcto, as imagens devem ser anteriores à sua classificação como planeta anão. Obrigado pelo comentário.

Unknown disse...

aos 16 de maio de 2010 num domingo de descanço caseiro,saciei minha curiosidade ao enxergar a olho nu, a maior estrela já conhecida e identificada pelas lentes desenvolvidas pela nossa capacidade de observação a longa distância! E lá estava ANTARES!Embora desprovido de mecanismos que me pudessem mostrar com mais nitidez e dimenssões essa maravilha do Universso; meus olhos se encheram de beleza perante a imenssidão da infinita busca pelo infinito conhecimento.

Enviar um comentário

1) Identifique-se.
2) Seja respeitoso e cordial.
3) São bem-vindas críticas construtivas e correcções.
4) Leia primeiro os comentários anteriores.

Feed Assine o Feed ou receba os artigos por email.

Estão atentos a este blogue....