O seguinte vídeo mostra a representação gráfica do valor da componente horizontal da velocidade e também da componente horizontal da aceleração de um autocarro ao longo do tempo. Analisa-o com atenção e, com a ajuda da imagem que está mais abaixo, responde às questões. Mais uma vez, o software que utilizei para a animação foi o Crocodile Physics. NOTA: É importante não esquecer que o sinal da aceleração apenas nos indica o sentido em que está a ser exercida. Sendo assim, um valor de aceleração de -2 m/s2 é superior a -1m/s2.
Questões (a lista poderá crescer): Responde no teu caderno e, quando tiveres as soluções, podes colocá-las aqui escrevendo um comentário. Antes de responderem ou colocarem questões, leiam primeiro os comentários anteriores. Muitas vezes já foram correctamente respondidas e essas dúvidas esclarecidas. Não serão publicados respostas ou comentários sem identificação.
1) Quando a velocidade não se alterou, qual o valor da componente horizontal da aceleração?
2) Quando a velocidade aumentou, qual o sinal da componente horizontal da aceleração?
3) Quando a velocidade diminui, qual o sinal da componente horizontal da aceleração?
4) No dia-a-dia, o intervalo 5 corresponde a uma ____?______. Não significa que o autocarro está a "andar para trás", mas sim que está a deslocar-se mais ______?______.
5) Por que razão, mesmo sem ver o vídeo, é possível afirmar, pela análise do gráfico, que o autocarro nunca inverteu o sentido?
6) No gráfico v(t), a velocidade quando variou, foi de forma uniforme? Porquê?
7) Quanto ____?______ a inclinação da curva no gráfico v(t), ____?_____ a aceleração.
8) Anulada
9) Classifica, justificando, os movimentos nos intervalos 1 a 5.
10) Faz um cálculo, tão correcto quanto o gráfico te permita, do valor do deslocamento realizado pelo autocarro. Será igual à distância percorrida? Porquê?
2) Quando a velocidade aumentou, qual o sinal da componente horizontal da aceleração?
3) Quando a velocidade diminui, qual o sinal da componente horizontal da aceleração?
4) No dia-a-dia, o intervalo 5 corresponde a uma ____?______. Não significa que o autocarro está a "andar para trás", mas sim que está a deslocar-se mais ______?______.
5) Por que razão, mesmo sem ver o vídeo, é possível afirmar, pela análise do gráfico, que o autocarro nunca inverteu o sentido?
6) No gráfico v(t), a velocidade quando variou, foi de forma uniforme? Porquê?
7) Quanto ____?______ a inclinação da curva no gráfico v(t), ____?_____ a aceleração.
8) Anulada
9) Classifica, justificando, os movimentos nos intervalos 1 a 5.
10) Faz um cálculo, tão correcto quanto o gráfico te permita, do valor do deslocamento realizado pelo autocarro. Será igual à distância percorrida? Porquê?
Bom trabalho!
11 comentários:
4) travagem...devagar.
5)Porque a sua velocidade nunca é nagativa.
7)Maior...maior
10) Neste dá-me 18,4m. Tenho os calculos no caderno. Logo mostro.
5)Porque a sua velocidade nunca é negativa. Agora é sempre a corrigir.:)
Respostas
Ex1: Quando a velocidade não altera não existe aceleração.
Ex2:Por uma recta horizontal, com a aceleração constante.Porque a velocidade, por isso houve aceleração, deslocando-se no sentido positivo.(aceleração positiva)
Ex3:A mesma coisa do que na 3, mas desta vez desloca-se no sentido negativo.(aceleração negativa).
Ex6:
Sim, porque estava a deslocar-se numa recta não horizontal, e com uma velocidade constante.
Ex9:
1- m.u.
2- m.u.a.
3- m.u.
4- m.u.a.
5- m.u.r.
1. Não existe acerelaração, porque a velocidade é a mesma.
4. travagem/devagar
5. Porque os valores da velocidade nunca são negativos.
6. Sim, porque o autocarro desloca--se em linha recta logo é um movimento uniforme.
7. maior/maior ou menos/menor
9. 1-m.u 2-m.u 3-repouso 4-m.u.a
5.m.u.r
Ana Sancho 9ºA
Olá professor :)
Decidi vir cá hoje tentar responder ás suas perguntas e reparei que já foram todas respondidas menos a questão numero 8..
Eu tentei compreender a pergunta mas sem exito, não percebi mesmo a questão numero 8 :|
Peço desculpa e espero que o professor me possa eslicar o que a questão pretende..
Patrícia Seco nº17 9ºA
1. Quando a velocidade não se alterou, o valor do componente horizontal da acelaração não é nenhum, porque não existe nenhuma alteração da aceleração para podermos indicar qual era o valor da velocidade.
4. Travagem/devagar
5.Porque no gráfico não existe momento/intercalo em que a velocidade seja negativa, logo o autocarro nunca "andou para trás".
7. Maior/menor ou Menor/maior.
9.
Intervalo 1- Movimento uniforme (M.U)
Intervalo 2. Movimento uniformente acelarado (M.U.A), porque verificamos que existe uma acelaração.
Intervalo 3. Movimento Uniforme (M.U), porque á medida que o tempo vai passando a velocidade é sempre constante.
Intervalo 4. Movimento uniformente acelarado (M.U.A), mesma explicação que dei no intervalo 2
Intervalo 5. Movimento uniformente retardado (M.U.R) porque verificamos que existe uma travagem.
@ Estêvão
4) Correcto
5) Quase correcto
7) Correcto
10) Ok. Veremos se aparecem outros valores.
@ Manuel
1) Sim, logo a=0 m/s2
2) e 3) Penso que não entendeste bem a questão ou então eu não entendo as respostas.
6) Está confusa e ao dizeres "estava a deslocar-se numa recta não horizontal" estás a querer dizer exactamente o quê?
9) tudo certo menos o 1º
@ Ana Sancho
6) Não está correcta
7) mais completa que a do Estêvão
9) vê a do Manuel
@ Patrícia
8) Foi anulada
Espero que estejam todos a fazer tudo 1º no caderno.
9)
O intervalo 1 está em repouso.
A velocidade parece esta marcada no grafico a 0m/s
3) o Sinal da componente horizontal da acelarção quando a velocidade diminui é negativo (-).
4)a travar/travagem
Está a deslocar-se mais devagar...
Carla Graça 9B
1- O componente horizontal da aceleração, quando a velocidade não se alterou, permaneceu na horizontal no valor 0.
2- O sinal do componente horizontal da aceleração, quando a velocidade aumentou permaneceu sempre na horizontal. Na aceleração 2, o valor foi de 0.3 e na aceleração 4 o valor foi de 0.6. É uma aceleração positiva.
3- É a mesma coisa que no 2, só que a aceleração é negativa (andar mais devagar). O valor é de -1.3.
4- travagem/devagar
5- Pois pelo gráfico podemos ver que ele nunca voltou para o seu ponto de partida.
6- Sim, pois estava-se a deslocar-se numa recta a uma velocidade constante.
7- maior/maior
9- 1- m.u.
2- m.u.a.
3- m.u.
4- m.u.a.
5- m.u.r.
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