11 de outubro de 2009

Imagem com resumo de 50 anos de exploração espacial

No 11º ano estamos a iniciar o tema da Terra à Lua. Esta imagem leva-nos ainda mais longe e resume 50 anos de exploração espacial, com a trajectória de quase 200 missões realizadas. É um trabalho lindíssimo produzido por Sean McNaughton, da National Geographic e por Samuel Velasco da 5W Infographics. Fonte.

Repare nas trajectórias realizadas para alcançar os planetas mais distantes. Primeiro passam por Vénus e novamente pela Terra, de forma a acelerar usando a atracção gravitacional destes planetas.

A resolução original é demasiado elevada para ser colocada directamente aqui, mas se clicar na imagem (recomendo) pode abrir a versão em máxima resolução ou então guardá-la no seu computador.

50-years-exploration-huge (Small)

No 10º ano também estamos a rever alguns conceitos relacionados com o que conhecemos do Universo e das distâncias envolvidas. Assim sendo, esta imagem também permite tirar algumas conclusões, pois também permite visualizar as distâncias viajadas pelas diferentes sondas. Voyager1Para se ter uma ideia da  imensidão do cosmos, a Voyager 1 (foto à direita), que foi lançada em 1977, apesar de ser o objecto construído pelo homem que mais se afastou de nós e que mais rápido viaja (17,2 km/s ou 3,6 UA/ano), só agora, 32 anos depois, atingiu os 16 mil mihões de km. Parece muito, mas fazendo uma comparação, é o mesmo que os navegadores no tempo dos descobrimentos apenas terem explorado o porto de onde saíram.

Estive a realizar uns cálculos simples (proponho que os leitores também os façam) e facilmente se conclui que, mantendo a rapidez actual, se estivesse dirigida para a Próxima de Centauro, a estrela mais próxima (a cerca de 4 anos luz) ,apenas lá chegaria daqui a cerca de 70 000 anos!!!

Temos mesmo que descobrir métodos mais rápidos de transporte.

GPN-2000-001976 (Small) Aproveito para fazer referência ao disco que as duas Voyager transportam e que fornece indicações da nossa localização e da nossa história (Lista dos conteúdos). Servirão para um eventual encontro com uma civilização extraterrestre, ou com futuros humanos. São as nossas embaixadoras e servem como uma cápsula do tempo.

Feed
Gostou? Assine o Feed ou receba os artigos por email

1 comentários:

Cátia Guerreiro disse...

Impressionante qomo em 200 missoes ainda so foi explorado tão pouco dentro do infinito.

Enviar um comentário

1) Identifique-se.
2) Seja respeitoso e cordial.
3) São bem-vindas críticas construtivas e correcções.
4) Leia primeiro os comentários anteriores.

Feed Assine o Feed ou receba os artigos por email.

Estão atentos a este blogue....