7 de outubro de 2009

Prémio Nobel da Química de 2009

PremioNobelQuimica2009

O prémio Nobel da Química foi hoje atribuído aos norte-americanos Venkatraman Ramakrishnan e Thomas Steitz e à israelita Ada Yonath por trabalhos sobre "a estrutura e a função do ribossoma", que fabrica as proteínas.

A importância do ribossoma, segundo a Real Academia Sueca, está em "traduzir a informação do ADN em vida", sendo por essa razão um alvo importante para novos antibióticos.

Os ribossomas produzem proteínas, que por sua vez controlam a química de todos os organismos vivos.

Segundo a citação do prémio, os três cientistas hoje distinguidos "mostraram o que são os ribossomas e como funcionam ao nível dos átomos".

Venkatraman Ramakrishnan, Thomas Steitz e Ada Yonath usaram um método chamado cristalografia de raios-X para mapear a posição de cada um das centenas de milhares de átomos que constituem um ribossoma.

Os três geraram modelos a três dimensões que mostram como diferentes antibióticos se ligam ao ribossoma e que são agora usados pelos cientistas para desenvolver novos antibióticos, contribuindo directamente para salvar vidas e diminuir o sofrimento da humanidade.

A compreensão do funcionamento interno dos ribossomas tem por isso uma aplicação prática imediata em muitos dos antibióticos actuais, que bloqueiam o funcionamento de ribossomas de bactérias, curando assim várias doenças.

dbio-1As moléculas de ADN existentes em todas as células de todos os organismos contêm as informações básicas sobre como são e funcionam um ser humano, uma planta ou uma bactéria. Todavia, se não existisse algo mais, não haveria vida.

Segundo a citação do prémio, "é o trabalho dos ribossomas que transforma esses códigos em matéria viva, produzindo proteínas a partir da informação contida no ADN". [Clique na imagem para aumentar. Fonte]

Entre essas proteínas contam-se a hemoglobina, que transporta o oxigénio no sangue, os anticorpos do sistema imunitário, as hormonas como a insulina, o colagénio da pele ou as enzimas que decompõem o açúcar.

"Há dezenas de milhares de proteínas no corpo e todas elas têm formas e funções diferentes, construindo e controlando a vida a nível químico", refere o comunicado da Real Academia Sueca. Notícia completa aqui.

 

Como curiosidade, enquanto procurava uma imagem da estrutura de um ribossoma para ilustrar este post, encontrei aqui o seguinte texto:

7 In 2001, several research groups were able to get structures of a ribosome—a very complex nucleic acid structure and an enormous protein-RNA complex that is responsible for synthesizing proteins. Many scientists believed that getting an atomic-level image of a ribosome would be impossible because its structure is so complicated. (Ribosomes contain more than 50 proteins and thousands of RNA nucleotides.) Some scientists think these images—which were produced by Harry Noller at the University of California Santa Cruz, Venki Ramakrishnan at the University of Cambridge, England, and Thomas Steitz at Yale University—may be worthy of a Nobel Prize.

Estavam certos!

Feed
Gostou? Assine o Feed ou receba os artigos por email

1 comentários:

Célia sousa disse...

Quero apenas fazer uma pergunta, se é este cientista, Thomas A. Steitz que ganhou o Nobel, se sofria da doênça ( esquizofrenia?) é que vi o filme desse cientista e vi o sofrimento em que se debatia, e no fim de tanto sofrimento, e ninguém acreditando no seo trabalho,ganhou um nobel, grata e perdão pelo meu atrevimento,um bem haja:

Enviar um comentário

1) Identifique-se.
2) Seja respeitoso e cordial.
3) São bem-vindas críticas construtivas e correcções.
4) Leia primeiro os comentários anteriores.

Feed Assine o Feed ou receba os artigos por email.

Estão atentos a este blogue....