6 de fevereiro de 2009

Stellarium: excelente software para astronomia

aqui tinha mencionado dois excelentes recursos úteis para o estudo da astronomia. Um destes, o Stellarium, foi recentemente actualizado para a versão 0.10.1.

"Stellarium é um software livre de astronomia para visualização do céu, tal como o veria a olho nu, com binóculos ou com um telescópio, nos moldes de um planetário. Com excelente qualidade técnica e gráfica, este programa simula o céu diurno, nocturno e os crepúsculos muito bem, aproximando-se grandemente da realidade.

A aplicação mostra mais de 120000 estrelas, constelações, planetas, nebulosas, sol e lua, com informação detalhada, tendo por base o catálogo do projecto Hipparcos. Permite renderizar imagens do céu com qualidade fotográfica em três dimensões, assim como paisagens de solo e efeitos atmosféricos.

Utilizando as coordenadas geográficas de uma localidade (latitude e longitude), o programa mostra o céu numa determinada data e hora (dia ou noite), em qualquer ângulo de visão e com diferentes graus de aproximação (zoom). Com este simulador pode ainda observar eclipses do sol e da lua, fornecendo a data e hora do fenómeno, juntamente com as coordenadas geográficas de uma localidade onde o eclipse poderá ser observado. A possibilidade de projecção fish-eye de 180º para cúpulas faz com que este software seja utilizado em diversos planetários." Fonte: Peopleware

O Stellarium é gratuito e está disponível em diversos idiomas, incluindo o português e é multi-plataforma: está disponível para Windows, Linux e Mac OS X. Pode obtê-lo aqui.

Agora que o tempo está chuvoso, olhemos para o céu no conforto do lar. Boas observações!

Feed
Gostou? Assine o Feed ou receba os artigos por email

1 comentários:

Cleisson disse...

Oi
Tenho um blog sobre astronomia que é um tema que gosto muito e gostaria de parceria com blogs relacionados como o seu. D~^e uma olhada no meu blog e se interessar em trocar links e so me avisar.
vlw
http://garotodoespaco.blogspot.com/

Enviar um comentário

1) Identifique-se.
2) Seja respeitoso e cordial.
3) São bem-vindas críticas construtivas e correcções.
4) Leia primeiro os comentários anteriores.

Feed Assine o Feed ou receba os artigos por email.

Estão atentos a este blogue....