30 de dezembro de 2008

2008 vai ter mais um segundo - “5, 4, 3, 2, 1, 1, 0!”

Para quem tem por hábito comer passas na passagem de ano, este ano terá que se precaver com 13 passas. Porquê? Porque 2008 vai ter mais um segundo. E porquê? A resposta segue abaixo.

"“5, 4, 3, 2, 1, 1, 0!” Será mais ou menos assim que iremos festejar este Ano Novo. Isto se quisermos seguir com rigor o acerto temporal de um segundo que vai ocorrer na passagem de ano de 2008 para 2009, altura em que os nossos relógios terão de ser coordenados com a rotação da Terra.
A idade não perdoa. Nem à Terra, cuja rotação diária tem ficado ligeiramente mais lenta nos últimos anos. Segundo o Observatório da Marinha dos Estados Unidos, “um segundo” foi definido como 1/86.400 de um dia solar. Estudos indicam que só por volta de 1820 é que um dia solar correspondia exactamente a esses 86.400 segundos. Antes disso era mais curto e a partir daí passou a ser mais longo. Para que este desfasamento não se torne problemático é necessário, por vezes, marcar-passo nos nossos relógios atómicos.

(...) Desde 1972 que se começou a introduzir este segundo a mais. Desde aí, a operação já foi repetida 23 vezes, sempre para acrescentar, um padrão que reflecte o abrandamento da rotação terrestre, devido à acção das marés. O ano de 2005 foi o último a ter mais um segundo. Actualmente, a rotação terrestre demora sensivelmente mais dois milissegundos, isto é, 86.400,002, pelo que ao fim de 500 dias, a diferença para os relógios atómicos (que se regem por exactos 86.400 segundos) seria cerca de um segundo. Para evitar esta situação, de tempos a tempos, acertam-se os relógios para se voltarem a sincronizar com a atrasada Terra.(...)" Fonte: Público

Consultar também o seguinte artigo no site do Observatório Astronómico de Lisboa. O OAL é a entidade responsável pela manutenção da Hora Legal em Portugal. Quando necessitar da hora exacta é o OAL que tem a resposta certa.

Feed
Gostou? Assine o Feed ou receba os artigos por email

2 comentários:

Anónimo disse...

Bom, isto quer dizer que... se tivermos que escrever de 1 até 5 e a prof de matemática achar que está mal, já sabe para onde vão as culpas. Directamente para si.
Quando as outras pessoas começarem a contar o inicio para o novo ano, eu começo no 6 em vez do 5. Vamos lá ver o que é que dizem. :P

Anónimo disse...

Oi prof entao essas férias?
Isto k aqui está é mesmo a sério?
Ora bolas é que eu comi as passas um segundo antes...não há problema pois não??xD

Enviar um comentário

1) Identifique-se.
2) Seja respeitoso e cordial.
3) São bem-vindas críticas construtivas e correcções.
4) Leia primeiro os comentários anteriores.

Feed Assine o Feed ou receba os artigos por email.

Estão atentos a este blogue....