22 de novembro de 2008

Portugueses na próxima missão a Marte, forças, Newton e atrito. Qual a relação?

Para que serve a Física? Ora deixa ver...

"Uma empresa portuguesa está a desenvolver tecnologia para a próxima missão a Marte. A HPS Portugal vai coordenar o desenvolvimento de um material para protecção térmica dos veículos a serem utilizados na próxima missão da Agência Espacial Europeia (European Space Agency-ESA) ao planeta vermelho.
A próxima missão da ESA a Marte tem como objectivo recolher amostras do solo marciano, que posteriormente serão enviadas para a Terra. Durante a reentrada atmosférica, a sonda necessita de material resistente às altas temperaturas.
A empresa portuguesa que está com este projecto é detida pelo Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (INEGI) e pela empresa alemã HPS – High Performance Space Structure Systems, GmbH. (...) de momento “não existe tecnologia na Europa que permita proteger o veículo das temperaturas de reentrada. Nesse sentido vamos desenvolver alternativas diferentes, mas só uma é que vai ser seleccionada para desenvolvimento final e ensaios em túnel de vento de plasma”." Ler mais no Público online

Como é bom de ver, o título não implica a existência de astronautas portugueses, mas sim do envolvimento de conhecimento e tecnologia portugueses.

Os engenheiros e cientistas portugueses envolvidos estiveram, como muitos dos que frequentam este blogue actualmente estão, no ensino básico e secundário. O seu esforço compensou. Precisamos de muitos mais.

Desafios:
(Procure no blogue artigos anteriores sobre forças e atrito antes de responder. Leia, veja, pense. Pondere primeiro na sua resposta, pense "fisicamente" e consulte o manual ou outras fontes de informação)

1) Durante a reentrada atmosférica, a sonda necessita de material resistente às altas temperaturas. Por que razão? Relacione com o conceito de atrito?
2) Relacione a questão anterior com as 2ª e 3ª Leis de Newton.
3) Quais as forças aplicadas na sonda durante a sua reentrada? Aplicadas por "quem"?
4) Quais as forças que a sonda está aplicar durante a sua reentrada? Aplicadas em "quem"?
5) Caracterize o movimento da sonda durante a a sua reentrada.
Bom trabalho!
Feed
Gostou? Assine o Feed ou receba os artigos por email

31 comentários:

Anónimo disse...

1 - A sonda necessita de material resistente ás altas temperaturas, porque quando a sonda for lançada para Marte, ela á medida que se for aproximando do planeta, a sua velocidade irá aumentar de tal maneira, que vai cada vez vai ficando com a temperatura mais e mais elevada, e não é um material qualquer que irá resistir aquela elevadissima temperatura.
Posso relacionar este caso com o conceito de atrito, porque há uma força natural que está a actuar entre a sonda, e como esta está a fazer um grande impacto com a atmosfera, esta força é causada entre a sonda e a atmosfera que irá provocar o movimento, e a isto chama-se atrito, porque atrito é uma força natural que actua apenas quando um objecto está em contacto com outro e sofre a acção de outra força que faz provocar o movimento.

2 - a 3ªLei de Newton diz que a acção de dois corpos um sobre o outro são iguais e com sentidos diferentes, pois neste caso, a acção da sonda sobre a atmosfera é igual mas tem sentidos diferentes, e na 3ªLei de newton diz que a mudança do movimento é proporcional á força imprimida, que vai numa direcção rectilinia, pois a mudança do movimento da sonda é proporcional á força que foi imprimida pela atmosfera.

Anónimo disse...

3 - Desculpe professor mas não percebi a que forças o professor se refere, e por quem são aplicadas.

Anónimo disse...

Não tenho a certeza se a resposta certa é esta, mas acho que a sonda durante a reentrada, possui a força da gravidade e de atrito, mas não sei por "quem" são aplicadas.

Anónimo disse...

1- A sonda necessita de um material resistente às altas temperaturas, porque o atrito provocado na sonda devido à sua dimensão e também à entrada na atmosfera da Terra, faz com que a sonda aqueça podendo danificar-se ou mesmo explodir.

2- A sonda necessita de materiais resistentes às altas temperaturas, pois quando maior for a força que a sonda exerce na atmosfera a sua aceleração aumenta, aumentado também o atrito, o que origina o aumento da temperatura.

3- a Força aplicada na sonda é o Peso e esta a ser aplicada pela Terra(ou pela atracção da Terra).

Anónimo disse...

1- A sonda necessita de materiais resistentes às altas temperaturas, para a protecção térmica dos veículos a serem utilizados na próxima missão da Agência Espacial Europeia ao planeta vermelho.


2- A 2ª Lei de Newton é a lei fundamental do movimento, que consiste em que todo o corpo em movimento precisa de uma força para repousar e que todo o corpo em repouso precisa de uma força para se movimentar.
A 3ª Lei de Newton é a Lei da acção-reacção que é quando um corpo (x) exerce no corpo (y), ao mesmo tempo o corpo (y) também está a exercer uma força no corpo (x).
O relacionamento que a 2ª e a 3ª Lei de Newton tem com a pergunta é que a sonda precisou de uma força para se movimentar, assim como exerceu força num outro corpo.


3- As forças aplicadas durante a sua reentrada foram as forças de Atrito. E foi aplicada em Marte.


4_(Acho que não percebi bem a pergunta…)

5- Movimento uniformemente acelerado.




Carla Graça 9B Nº7

Anónimo disse...

1) A sonda durante a sua reentrada na atomesfera atinge altas temperaturas porque a sonda faz uma força contraria a que esta a ser exercida sobre ela, logo as duas forças estão a ser aplicadas ambas no mesmo corpo formam o atrito que denpende do peso da sonda e da regosidade que encontra para atravessar faz-lhe sobre aquecer


2)devido a segunda lei de Newton, a sonda como tem uma grande massa atinge uma grande acelaração, e quato a terceira lei de Newton, a sonda esta a exercer uma força sobre a terra igual a que a terra esta a exercer sobre a sonda, a terra esta a exercer uma força que empurra a sond para tras o que chama de acção mas a sonda esta a exercer uma força sobre a terra que faz cm que a sonda ande para frente, o que chan de reação

3)Foram aplicadas duas forças aplocadas durante a reentrada da sonda que sao:
-a força gravitacional que e feita pela terra na sonda, força que a sonda exerce para descer
-a força que a que a terra faz sobre a sonda para ela voltar para tras.

Anónimo disse...

Marina Gouveia
9ºA

professor, este exercicio ainda naõ consegui realizar, não entendo o que é que as temperaturas altas têm a ver com o atrito, amanha, ou na próxima aula gostava que me ajudasse, para concluir todo o exercio dentro do prazo.

Anónimo disse...

1 a sonda precisa de um material resistente as altas temperaturas porque quando passa na atmosfera vai a uma grande velocidade e como a força de atrito é muita devido ás altas temperaturas para nao se desfazer em bokados

2. como a a nave está a ser atraida para a terra e como a nave esta a fazer uma força sobre a terra mas como a terra tem muito mais massa k a nave ele é k é atraida

3.é uma força k a terra está a ecercer sobre a nave e vice-versa

Anónimo disse...

1) É preciso ter materias resistentes às altas temperaturas porque se nao perderiamos a sonda e toda a informção que continha.
Como hà contacto entre a sonda e a atmosferea a temperatura aumenta.

2) Lei Fundamental do Movimento

A força resultante do conjunto das forças que actuam num corpo produz nele uma aceleração com a mesma direcção e o mesmo sentido da força resultante, que é tanto maior quanto maior for a intensidade da força resultante. ( Quanto a sonda entra na atmosfera começa a ganhar velocidade com a mesma direcção é sentido da força resultante.)


Lei da Acção-Reacção

Quando a sonda entra na atmosfera, dá-se uma reacção com a mesma intensidade.
Ainda se vê a 3ª Lei de Newton, porque quando a sonda entra na atmosfera exerce uma força na atmosfrea, e a atmosfera exerce uma força com a mesma intensidade e direcção, mas com sentido oposto, na sonda.


3) As forças aplicadas na sonda e a força da atmosfera na sonda e da Terra sobre a sonda.Sao aplicadas pela atmosfrea e pela Terra.

4)A sonda esta a aplicar uma força na atmosfera e na Terra. Sao aplicadas na Terra e na atmosfera.

5) Direcção Vertical, Sentido de cima para baixo.


Pedro 9ºA

Anónimo disse...

1- A sonda ao entrar na atmosfera aumenta o atrito,o que faz que as particulas se agitem assim provocando um aumento de temperatura, se o material da sonda não fosse resistente este material ao entrar na atmosfera ardia.

2-A treceira Lei de Newton (Acção-Reacção) é a existencia de acção-reacção, neste caso a sonda e a atmosfera, a atmosfera e a sonda, são um par acção-reacção. Na treceira Lei de Newton relaciona a acelaração com a força, diz-nos que quanto maior é a força, ao entrar na atmosfera o atrito aumenta essa força faz com que a força da sonda e a sua acelaração diminua

3- É a força de Atrito e a força gravitica

5- Movimento uniformemente retardado, porque a sonda ao entrar na atmosfera perde força.

Anónimo disse...

1. Porque o atrito faz força no sentido contrário ao que a sonda está a fazer.
2. O par acção-reacção da sonda é a atmosfera.
3. As forças aplicadas na sonda durante a sua reentrada penso que é a força da gravidade.

Anónimo disse...

1) Porque a sonda ao entrar na atmosfera fez xom que o atrito aumenta-se muito, o que que faz que exista uma agitação das particulas, assim provocando um grande aumento de temperatura.Se o matérial não fosse resistente a sonda ardia.

2)A 3º lei é a existenxia de par acção-reacção neste caso a sonda e a atmosfera são um par acção-reacção. A 2º lei relaciona a aceleração com a força, diz-nos que quanto maior for a acelaração maior é a força, ao entrar na atmosfera existiu um aumento da força de atrito e a acelaração da sonda diminui de velocidade.

3)A força de atrito e a força gravitica.

5)É um movimento uniformente retardado , porque esta a perder força ao entrar na camada gasosa.

Anónimo disse...

1- A sonda precisa de materias resistentes às altas temperaturas porque senão a sonda «derretia-se» por não haver atrito por parte da sonda.

2- Na 2ª lei de newton porque a força resultante do conjunto das forças que actuam na sonda produz uma aceleração com o mesmo sentido e direcção
Na 3ª lei de Newton quando a sonda está em contacto com a atmosfera tem sempre duas forças com a mesma intensidade e direcção só que com sentidos diferentes.

3- Estão aplicadas duas forças uma pela atmosfera para a sonda e a que a sonda faz sobre a atmosfera. (forças de contacto)-

Anónimo disse...

1- porque durante a sonda reentra a atmosfera faz uma barreira em que a sonda choca e como vem a grande velocidadeao chocar com a atmosfera a temperatura aumenta entre elas.

2-como a sonda vai acelerando à mededa quechoca coma atmosfera a sua velocidade aumenta, mas cria uma barreira, porque a força que a atmosfera faz é igual â força feita pela songa.

3- a força aplicada pela atmosfera na sonda e a força aplicada pela sonda na atmosfera.

4-a fosça gravidacional aplicada na sonda e na atmosfera e a força de contacto aplicafda na sonda e na atmosfera.

5- movimento uniformemente acelarado.

Anónimo disse...

1) Devido ás temperaturas muito elevadas no centro da terra.

3) Força de Atrito ( atrito cinetico e atrito estático.)e a força da gravidade, a força está a ser aplicada pela terra na sonda.

Anónimo disse...

ola professor!
daniela 9º A nº10

1) necessita de material resistente ás altas temperaturas porque aqui existem forcas de atrito,ou seija,a sonda têm que estar em contacto com o ar.
tendo que haver assim protecção pois as temperaturas são muito elevadas.


2) quer dizer que estas duas forças tem a mesma intensidade,a mesma direcção mas tem sentidos contrarios.
ex: <---|--->


3)

Anónimo disse...

Olá! Olha eu aqui de novo! =]

As respostas são:
1) Quando a sonda entra na atmosfera, a sua velocidade é muito elevada e o atrito aumenta de uma tal forma que vai haver aquecimento. Se o material não for resistente, danifica. Por isso é que a sonda necessita de material resistente às altas temperaturas.

2) Quando um foguete entra na atmosfera, a sonda exerce uma força na atmosfera, e esta também exerce uma força na sonda com a mesma intensidade e direcção, mas com sentidos opostos. Como diz a 2ª lei de Newton, todo corpo em movimento precisa de uma força para parar (que, neste caso, é a força gravítica) e todo corpo em repouso precisa de uma força para se movimentar (que, neste caso, é a força de atrito).

3) As forças aplicadas na sonda são a força gravítica (que é a força que a atmosfera exerce na sonda) e a força de atrito (que é a força que a Terra exerce na sonda).

4) As forças que a sonda está a aplicar são na Terra e na atmosfera porque estas também estão a aplicar uma força na sonda (3ª lei de Newton).

5) Movimento uniformemente retardado – uniformemente porque a velocidade da sonda é proporcional ao tempo, e retardado pois a velocidade da sonda aumenta (no sentido negativo).

Anónimo disse...

1) A sonda necessita de material que seja resistente porque caso não seja, vai se danificar e também porque quando entra na atmosfera o atrito aumenta.

2) A relação da questão anterior com as 2.ª e 3.ª leis de newton é quando o foguetão entra na atmosfera, a sonda exerce uma força na atmosfera e esta exerce uma força na sonda , estas duas forças foram aplicadas com a mesma intensidade e direcção, mas com sentidos diferentes.

3) As forças aplicadas na sonda é a força que a atmosfera exerce na sonda e é a força gravítica e a força que a sonda exerce na atmosfera é a força de atrito.

4) A sonda está a aplicar uma força na terra e na atmosfera porque ambas as duas estão a exercer uma força na sonda que são a força gravítica e a força de atrito.

5) O movimento da sonda durante a sua reentrada é o movimento uniformemente retardado.

Ana Catarina 9.º B n.º 2

Anónimo disse...

1) Quando a sonda entra na atmosfera, a sua velocidade é muito elevada e o atrito aumenta de uma tal forma que vai haver aquecimento. Se o material não for resistente, danifica. Por isso é que a sonda necessita de material resistente às altas temperaturas.

2) Quando um foguete entra na atmosfera, a sonda exerce uma força na atmosfera, e esta também exerce uma força na sonda com a mesma intensidade e direcção, mas com sentidos opostos. Como diz a 2ª lei de Newton, todo corpo em movimento precisa de uma força para parar (que, neste caso, é a força gravítica) e todo corpo em repouso precisa de uma força para se movimentar (que, neste caso, é a força de atrito).

3) As forças aplicadas na sonda são a força gravítica (que é a força que a atmosfera exerce na sonda) e a força de atrito (que é a força que a Terra exerce na sonda).

4) As forças que a sonda está a aplicar são na Terra e na atmosfera porque estas também estão a aplicar uma força na sonda (3ª lei de Newton).

5) Movimento uniformemente retardado – uniformemente porque a velocidade da sonda é proporcional ao tempo, e retardado pois a velocidade da sonda aumenta (no sentido negativo).

Thalita V. Silva nº19 9ºB.

Anónimo disse...

1) Porque se não tiver um material resistente, vai-se desinttregar na atmosfera. Isto está relacionado com o atrito provocado pela atmosfera (que por acaso é muito grande).

3) As forças aplicadas na sonda são duas: a força gravitacional exercida pela Terra, e a força do atrito exercida pela a Atmosfera.

Anónimo disse...

1- Porque as muléculas do corpo ao entrarem em contacto um com o outro criam um artrito muito forte e entram em combustão.

2- Lei Fundamental do Movimento- a força resultante do conjunto das forças que actuam num corpo produz nele uma aceleração com a mesma direcção e o mesmo sentido da força resultante, que é tanto maior quanto maior for a intensidade da força resultante.
Lei da Acção-Reacção- quando dois corpos estão em interacção, à acção de um corpo sobre outro corresponde sempre uma reacção igual e oposta que o segundo corpo exerce sobre o primeiro.
3- As forças aplicadas na sonda, na sua reentrada são aplicadas pelas muléculas.
4- A sonda está a aplicar durante a sua reentrada uma força sobre as muléculas.
5- Movimento rectilinio.

Anónimo disse...

1- Porque a atmosfera terrestre é mais densa que o vacou do espaço . Uma vez qua ao reentrar na atmosfera devido ao atrito provocado pela fricção da nave com os gazes da atmosfera e tambem devido a velocidade da nave dá-se um grande aquecimento.

Anónimo disse...

1) Porque o atrito provoca aquecimento, e derrete o material usado na sonda, é por isso que estão á procura de um material resistente a altas temperaturas.
2)Quer dizer que estas duas forças tem a mesma intensidade,a mesma direcção, mas tem sentidos contrarios.
3)As forças são: a força da Gravidade aplicada pela Terra

Anónimo disse...

1) Durante a sua reentrada na atmosfera, a sonda precisa desses materiais, porque, como a sonda vai a alta velocidade durante a sua reentrada, há muito atrito com o ar, o que gera temperaturas altas, por isso tem de ter esses materiais.

2) O atrito também ter a ver com a 2ª Lei de Newton, que diz que a aceleração de um objecto, dependa da sua massa e da resultante das forças aplicadas nele, e quanto maior for a aceleração, maior o atrito.
Também tem a ver com a 3ª Lei de Newton, porque quando existe atrito (que é uma força), existe também uma reacção ao atrito (3ª Lei de Newton), por parte do corpo que está sujeito ao atrito.

3) Durante a sua reentrada, as forças aplicadas na sonda são: a força do atrito do ar, e a força gravítica da Terra.

4) Durante a sua reentrada, as forças que a sonda aplica são: a força que exerce sobre o ar( reacção da força do atrito do ar), e a força que exerce na Terra ( sentido oposto à da gravítica, e reacção à força gravítica da Terra)

Anónimo disse...

1- Devido ao atrito porque quando entra na atmosfera aumenta e dá-se a fricção.

2-Quando entra na atmosfera a sonda exerce uma força na atmosfera e a atmosfera exerce uma força na sonda.
A foca resultante terá o mesmo sentido da aceleração que será contrário ao sentido do movimento

3-A força gravítica e a força de atrito aplicadas na sonda.
A força que a atmosfera exerce na sonda e a força que a terra exerce na sonda

4-É a força que a sonda exerce na terra e a força e a força que a força que a atmosfera exerce na sonda.
5-Movimento uniformemente retardado


Brigida Ruivo 9ºb

Anónimo disse...

1- Porque a força de atrito da atmosfera que a atmosfera vai exercer sobre ela ( a sonda) vai ser tao elevada que independentemente davelocidade a que esta se dirija ficará desfeita se nao possuir materiais resistentes.

2-Relacionando com a 3-º Lei de Newton, Acção Reacção, está tudo interligado porque como ela (a lei) diz, a acção de um corpo sobre outro corresponde sempre a uma reacção igual e oposta que o segundo corpo exerce no primeiro , ou seja independentemente da velocidade a que a sonda se desloca a força que ela vai exercer na terra ( neste caso na atmosfera) vai ser a mesma que a atmosfera exerce sobre si.
No entanto em relaçao à 2-º Lei de Newton, fundamental do movimento, penso que não existe nada a ver com o seguinte caso porque esta ( A 2-º Lei) diz-nos que quanto mior for a massa do corpo, menor será a sua acelação, todavia independentemente da acelaração a que esta se desloca( a sonda) a força de atrito será sempre a mesma.

3- A força que a atmosfera exerce na sonda, que é a força de atrito e a força que a Terra exerce na sonda que se designa força gravitica.

4- A força que a sonda exerce na atmosfera que é a força de atrito e a força que a Terra exerce na sonda que se designa força gravitica.

5- Movimento Uniformemente retardado.







Joao Virginio
9B N-º13

Anónimo disse...

Olá otra vez : D


1) Porque quando a sonda entra na atmosfera é como se lá estivesse uma parede ou seja , quando a sonda entra na atmosfera, esta faz com que a aceleração que ela ia diminuísse porque a força de atrito é maior (é gasoso) .
Podemos concluir que há uma agitação das partículas o que faz com que a temperatura aumente muito , Se o material da sonda não fosse resistente às altas temperaturas aquilo queimava tudo.


2) Relacionando a 3 lei de Newton coma questão anterior é a existência de par acção -reacção, neste caso a sonda e a atmosfera são um par acção-reacção, que a sonda tenta fazer uma força paar entrar e atmosfera etribui essa força, não a deixando entrar.
Na 2 lei de Newton relaciona-se a aceleração com a força, ou seja , dizemos que quanto maior é a aceleração maior é a força, a sonda ao entrar na atmosfera com a força de atrito diminui.


3) As forças aplicadas na sonda durante a sua reentrada são a força de atrito e força gravítica.


4) A Sonda quando está a tentar entrar Atmosfera está aplicar força nessa.


5) O movimento da sonda na sua entrada é uniformemente retardado. Porque a atmosfera tira-lhe logo as hipóteses de “ganhar”, logo ela perde força devido à força do atrito ter uma maior intensidade do que a própria sonda. E o que tiver maior intensidade é o que “ganha”.








Jéssica Silva
9º.A

Anónimo disse...

Ex1:Porque como a camada da atmosfera é uma camada muito grossa de ar onde há muito atrito, isto é, a camada de ar exerce muita força na sonda logo é necessária muita força para entrar na Terra.

Ex2:A segunda lei de newton diz-nos que a força resultante do conjunto de forças que actuam num corpo produz aceleração com a mesma direcção e sentido que a força resultante. Isso verifica-se quando a sonda com maior força entra na atmosfera. E na sonda existe aquele fogo porque quando dois corpos estão em interacção a força que o primeiro exerce sobre o segundo é igual e oposta ao segundo logo a atmosfera exerce força na sonda.

Ex3:As forças são a da gravidade (força de acção á distância) e a da superfície e são ambas aplicadas na sonda.

Anónimo disse...

Ex1:Porque como a camada da atmosfera é uma camada muito grossa de ar onde há muito atrito, isto é, a camada de ar exerce muita força na sonda logo é necessária muita força para entrar na Terra.

Ex2:A segunda lei de newton diz-nos que a força resultante do conjunto de forças que actuam num corpo produz aceleração com a mesma direcção e sentido que a força resultante. Isso verifica-se quando a sonda com maior força entra na atmosfera. E na sonda existe aquele fogo porque quando dois corpos estão em interacção a força que o primeiro exerce sobre o segundo é igual e oposta ao segundo logo a atmosfera exerce força na sonda.

Ex3:As forças são a da gravidade (força de acção á distância) e a da superfície e são ambas aplicadas na sonda.

Anónimo disse...

1)
Tem que ser resistente a altas temperaturas pois na entrada na atmosfera as temperaturas estão muito elevadas.
Tem que ter pouco atrito com o ar para poder atingir grandes velocidades

2)
Com a 3ª lei:
A sonda exerce uma força para Marte e Marte vai também exercer uma força sobre a sonda.
Com 2ª lei:
Ao entrar na atmosfera de Marte, a velocidade vai diminuir e a resistência do ar(atrito) também.
Quando a força e o peso atingirem o mesmo valor, a velocidade volta a ser constante.

3)
A força exercida pela atmosfera e o peso da sonda.

4) A sonda está a aplicar uma força par acção-reacção na terra

5)
É rectilíneo uniforme

Rui Barqueiro disse...

Ora bem, considero que as seguintes respostas podem servir de correcção. ATENÇÃO: Há muitas respostas que contêm erros. Alunos que não encontrem as suas respostas entre as seleccionadas, devem levá-las para as aulas para que eu as corrija. Fazê-lo aqui era uma tarefa monumental. O tempo não dá para tudo.

Respostas correctas à questão 1):
A sonda necessita de um material resistente às altas temperaturas, porque o atrito provocado na sonda devido à sua dimensão e também à entrada na atmosfera da Terra, faz com que a sonda aqueça podendo danificar-se ou mesmo explodir.

A sonda precisa de um material resistente as altas temperaturas porque quando passa na atmosfera vai a uma grande velocidade e como a força de atrito é muita devido ás altas temperaturas para nao se desfazer em bokados.

Porque a sonda ao entrar na atmosfera fez xom que o atrito aumenta-se muito, o que que faz que exista uma agitação das particulas, assim provocando um grande aumento de temperatura.Se o matérial não fosse resistente a sonda ardia.

Quando a sonda entra na atmosfera, a sua velocidade é muito elevada e o atrito aumenta de uma tal forma que vai haver aquecimento. Se o material não for resistente, danifica. Por isso é que a sonda necessita de material resistente às altas temperaturas.

Respostas correctas à questão 2):
A 3ªLei de Newton diz que a acção de dois corpos um sobre o outro são iguais e com sentidos diferentes, pois neste caso, a acção da sonda sobre a atmosfera é igual mas tem sentidos diferentes, e na 2ªLei de newton diz que a mudança do movimento é proporcional á força imprimida, que vai numa direcção rectilinia, pois a mudança do movimento da sonda é proporcional á força que foi imprimida pela atmosfera.

Lei Fundamental do Movimento: A força resultante do conjunto das forças que actuam num corpo produz nele uma aceleração com a mesma direcção e o mesmo sentido da força resultante, que é tanto maior quanto maior for a intensidade da força resultante. ( Quanto a sonda entra na atmosfera começa a ganhar velocidade com a mesma direcção é sentido da força resultante.)
Lei da Acção-Reacção: Quando a sonda entra na atmosfera, dá-se uma reacção com a mesma intensidade.
Ainda se vê a 3ª Lei de Newton, porque quando a sonda entra na atmosfera exerce uma força na atmosfrea, e a atmosfera exerce uma força com a mesma intensidade e direcção, mas com sentido oposto, na sonda.

Respostas correctas à questão 3):
A força que a atmosfera exerce na sonda, que é a força de atrito e a força que a Terra exerce na sonda que se designa força gravitica.

As forças aplicadas na sonda são a força da atmosfera na sonda e da Terra sobre a sonda. Sao aplicadas pela atmosfrea e pela Terra.

As forças aplicadas na sonda são duas: a força gravitacional exercida pela Terra, e a força do atrito exercida pela a Atmosfera.

Durante a sua reentrada, as forças aplicadas na sonda são: a força do atrito do ar, e a força gravítica da Terra.

Respostas correctas à questão 4):
A sonda esta a aplicar uma força na atmosfera e na Terra. Sao aplicadas na Terra e na atmosfera.

As forças que a sonda está a aplicar são na Terra e na atmosfera porque estas também estão a aplicar uma força na sonda (3ª lei de Newton).

Durante a sua reentrada, as forças que a sonda aplica são: a força que exerce sobre o ar( reacção da força do atrito do ar), e a força que exerce na Terra ( sentido oposto à da gravítica, e reacção à força gravítica da Terra)

Respostas correctas à questão 5):
Ninguém apresentou uma resposta correcta, pelo que deixo aqui a minha versão.

Durante a parte inicial da reentrada, há pouca resistência do ar porque a atmosfera é muito rarefeita, pelo que a força de atrito é menor que a força gravítica: o movimento é acelerado. Com o aumento da velocidade a força de atrito vai aumentando e chega uma altura em que a força de atrito iguala a força gravítica: a força resultante passa a ser zero, deixa de existir aceleração, não há variação de velocidade e o movimento passa a ser uniforme.

Gostaria que o anónimo que respondeu iniciando a resposta com “Olá! Olha eu aqui de novo! =]” se identificasse para que possa tomar nota da sua resposta. (Terá sido a Thalita?)

Enviar um comentário

1) Identifique-se.
2) Seja respeitoso e cordial.
3) São bem-vindas críticas construtivas e correcções.
4) Leia primeiro os comentários anteriores.

Feed Assine o Feed ou receba os artigos por email.

Estão atentos a este blogue....