11 de novembro de 2008

NASA dá por concluída missão da Phoenix a Marte

"Durou cinco meses. A sonda Phoenix esteve desde dia 25 de Maio a analisar a superfície de Marte e a transmitir informações para a Terra, incluindo evidências da presença de água no planeta vermelho. Agora, perdida a comunicação com a nave, a NASA dá por concluída a missão.
(...)
Depois de uma viagem de dez meses, a sonda aterrou no deserto gelado de Marte, perto do Pólo Norte, e começou a estudar a composição do terreno e as condições atmosféricas do planeta.
No final de Setembro, um instrumento laser da Phoenix detectou neve a cair a partir de nuvens a cerca de quatro quilómetros de altura. Mais tarde, um outro instrumento identificou a presença de carbonato de cálcio em amostras do solo, o que sugeriu a existência de água no estado líquido no passado.
(...)
A chegada do Inverno a Marte, com a diminuição brusca das temperaturas e o aumento da escuridão na superfície do planeta, foram dificultando as comunicações com a Terra nos últimos tempos. A Phoenix funcionava a partir da energia fornecida por painéis solares e nos últimos tempos não conseguia recarregar o suficiente." (retirado do Público online, 11 de Novembro de 2008) Ler mais no Público

Mais informação na página da missão no site oficial da NASA.

Feed
Gostou? Assine o Feed ou receba os artigos por email

0 comentários:

Enviar um comentário

1) Identifique-se.
2) Seja respeitoso e cordial.
3) São bem-vindas críticas construtivas e correcções.
4) Leia primeiro os comentários anteriores.

Feed Assine o Feed ou receba os artigos por email.

Estão atentos a este blogue....