24 de novembro de 2008

Forças: estudo das Leis de Newton com o auxílio de imagens


Na primeira imagem vemos o ginasta chinês Mingyong Yan, em pleno esforço durante um exercício de argolas. (EPA/NORBERT FOERSTERLING)










Na segunda imagem vemos alguns jogadores de rugby da África do Sul durante um treino. (EPA/NIC BOTHMA)









Na terceira imagem vemos o Porco Piccolino em acção num skate durante a Feira de Animais de Berlim.(EPA/KLAUS-DIETER GABBERT)

Ora aqui está uma coisa em que um porco me leva a melhor.



Desafios:

1) Comente a afirmação "A força que o ginasta faz sobre as argolas tem como par acção-reacção a força com que a Terra atrai o ginasta."
2) Comente a afirmação "É impossível que os jogadores de rugby se movimentem pois a força que aplicam no relvado é anulada pela força que o relvado faz sobre eles."
3) Comente a afirmação "No instante capturado pela fotografia, a força resultante aplicada no skate não é nula, mas a que está aplicada no Porco Piccolino é nula."
4) De que forma o Porco Piccolino mantém o skate em movimento? Reparem bem na imagem.
Feed
Gostou? Assine o Feed ou receba os artigos por email

26 comentários:

Anónimo disse...

Olá professor! Até que enfim apareci.. Disculpa a demora.
Ah.. agora que tenho net já não tenho disculpas p'ra não vir aqui visitar o Blog.=]


1) Sim, tem a ver com a 3ª Lei de Newton- Lei da Acção-Reacção: quando 2 corpos interagem entre si, a força que um corpo exerce sobre o outro é igual a força que o segundo corpo exerce sobre o primeiro.

2) (Não percebo porque é impossível que os jogadores se movimentem).

3) É verdade, pois num movimento rectilíneo uniforme a força resultante é sempre nula.

4) Ele empurra com a pata direita de trás.

Thalita V. Silva 9ºB.

Anónimo disse...

Desafio(PORCO PICCOLINO)
1)A força que o ginasta faz sobre as argolas tem como par a reacção e a força com que a terra atrai o ginasta é a acção.
2)não precebi esta!
3)Aforça resultante aplicada no skte não é nula porque esta em movimento em relaçao a força nula aplicada no Porco.
4) Com a força que ela aplica nele.
claudia fitas

Anónimo disse...

1.sim porque ele pode estar suspenso pela duas argolas mas ao mesmo tempo está a fazer uma força sobre a terra e vice-versa

2 a relva tabem esta a fazer uma força sobre eles como tem a ver com o atrito

3.nao especificar esta pergunta

4 sera devido as 4 rodas do skate e o porco pikolim tem maior masa do k o skate

Anónimo disse...

4) o skate está inclinado; dessa forma e com a ajuda da força gravitica da terra, o porco consegue manter o skate em movimento.

Anónimo disse...

1) Sim, porque não são aplicadas no mesmo ponto.

2) A afirmaçao e verdadeira, porque a relva ista a anular toda a força que o jogador faz sobre ela.

3) Sim e verdadeira, porque para o skate andar eles aplicaram força sobre o skate e nao sobre o porco.

4) Devido ao atrito.Porque pela imagem parece-me que o porco esta no gelo.

Pedro 9ºA

Anónimo disse...

1) Sim, porque não são aplicadas no memso ponto.

2) Sim é verdade, porque estão a exercer força no relvado e a relva esta a anula-la.

3) É verdadeira, pois a força é aplicada no skate e não no porco.

4) Por causa do atrito ser muito baixo, porque parece que o porco está num piso molhado.

Roberto 9ºA

Anónimo disse...

1) É verdade, porque o ginasta agarra-se nas argolas para se manter no ar e para não cair.
2) Não concordo, porque eles não se conseguem movimentar, porque estão a fazer um par acção-reacção com os adversários da outra equipa.
3)Apenas é verdade, se o porco estiver em repouso em relação ao skate como referencial.
4)Com a pata traseira direita,empurrando o solo.

Anónimo disse...

1- Penso que a afirmação é verdadeira, pois o ginasta luta contra a gravidade exercendo força nas argolas.

2- A afirmação é falsa pois o relvado não exerce nenhuma força sobre os jogadores. A força gravítica existente na Terra é que "puxa" os jogadores contra o relvado. Eles têm que fazer força para se movimentarem.

3- Penso que a afirmação é falsa, pois se o porco estiver parado, a força exercida no skate é sempre a mesma. A força aplicada no porco e no skate tem resultante nula.

4- Inclinado-se para a frente, fazendo com que parte da sua massa, fique situada na ponta do skate, fazendo com que este ande para a frente.

Anónimo disse...

1)A força que o ginasta fas sobre as argolas e o par acção reação porque a força que ele fas tem de superar a gravidade.

2)A afirmação esta enrada porque a força que os jogadores fasem para se movimentarem e horizontal e a força que o relvadofas sobre os jogadores e vertical, forças com direções opostas não se pode anular.

3)A força resultante emtre o porco e o skate são nulas e a que esta aplicada sobre so porco tambem e nula.

4)O porco esta a aplicar uma força para se movimentar com a pata de direita de tras.

Anónimo disse...

1) A Afirmação é falsa, porque para haver um par acção reação, a força tem de estar aplicada em dois corpos diferentes e existir duas forças.
O que vemos na afirmçao é só uma força a ser aplicada, a força com que a terra atrai o ginasta .
Para ser um par acção-reacção tinha que ser por exemplo: A força com que a terra aplica no ginasta e a força que o ginasta aplica na terra (por exemplo).

2)A afirmação é falsa, Porque não é só a força que os jogadores aplicam no revaldo e a força que o relvado aplica neles, também temos que contar com a força de atrito, que é uma força que se opõe ao movimento, quando a força de atrito deixa de existir , a partir de ai á a força resultante, em que o corpo se começa a movimentar.

Anónimo disse...

1- è verdadeira a força que o ginasta está a fazer sobre as argolas tem como par acção reacção a força que a Terra atrai o ginasta.Porque se o ginasta não fizesse força sobre as argolas ele ia cair, assim sendo que só havia uma força a que a Terra atraia o ginasta por isso é que é verdade acção- força que o ginasta está a fazer nas argolas. reacção- a que a Terra atrai o ginasta.

2- Esta não percebi muito bem depois irei tirar dúvidas na aula.

3- Sim porque neste caso existem 4 forças. A força aplicada no skate não é nula, ele está em movimento(0 skate) pois a resultante é maior que 0. Mas no Porco é diferente, apesar de o skate estar em movimento ele está sempre parado(em repouso) pois a força aplicada é nula.

4- Porque o skate num lado é maior que no outro e a massa do porco é maior do que a do skate por isso é que o porco mantém o skate em movimento.

Anónimo disse...

1- estra afirmação esta errada porque o par acção-reacção da força que o ginasta faz sobre as argolas é a força que as argolas fazem no ginasta.

2-ESTA AFIRMAÇÃO ESTA CORRECTA prque existe um par acção-reacção em que a forçaaplicada pelorelvado e alunada pela força aplicada que os jogadores fazem.

3-esta afirmação esta certa porque a força alicada no skate pelo porco é anulada pela força que é aplicada no porco pelo o skate logo o porco esta parado. mas a força aplicada pelo skate no gelo nao é anulada pela força aplicada pelo o gelo no skate logo exite movimento.

4- inclinando-se para a frente e empurando o geloo com a pata .

Anónimo disse...

1) Eu penso que a afirmação é verdadeira, porque a força gravitacional da Terra "puxa" o ginasta com x força, e o ginasta faz x força nas argolas de modo a ficar "parado" no ar (porque as duas forças anulam-se).

2) A segunda acho que é falsa, porque o relvado só tem um certo valor de atrito que quando superado pode haver movimento.

3) Falso, porque ambos o Picolino e o skate estão em movimento.

4) É com com a sua pata traseira, tal como os skaters humanos, porque a pata está desfocada devido ao movimento, e a pata está suspensa no ar perto do chão.

Anónimo disse...

1) Esta afirmação é falsa, porque a força de reacção é exercida no corpo que exerceu a 1ª força (acção), e tem a mesma intensidade e direcção, mas sentido oposto. Neste caso, a reacção da força que o ginasta exerce nas argolas, é a força que as argolas exercem no ginasta (mesma direcção e intensidade, mas sentidos opostos).

2) A afirmação é falsa, porque não se podem comparar forças que são aplicadas em corpos diferentes.

3) Acho que a afirmação é verdadeira (parte da força resultante que é aplicada no skate não é nula), porque como o skate está em movimento, há velocidade, logo há aceleração, logo há força resultante, que não é nula.
(parte da força resultante aplicada no porco é nula)Também é verdade, porque as forças exercidas no porco são: a da gravidade (puxa-o para o centro da Terra; tem direcção vertical e sentido de cima para baixo) e a do skate (se a superfície exerce uma força no skate, o skate também exerce uma força no porco que tem direcção vertical e sentido de baixo para cima), mas como têm iguais intensidades e direcções, mas sentidos diferentes, anulam-se, e por isso a força resultante é nula.

4) Acho que ele mantém o skate em movimento, exercendo uma força com a sua pata traseira direita, na superfície.

Anónimo disse...

1) O ginasta está a fazer uma força para cima, sobre as argolas, mas ao mesmo tempo está a ser atraído para o centro da terra com a mesma intensidade que está a fazer a força para cima.Tem que fazer uma força com a mesma intensidade daquela que está a ser atraído, para poder ficar assim como mostra na figura, na posição horizontal.

2)Pois, uma boa questão...
Mas usando a 3ª lei de Newton, par acção-reacção, a força que o jogador de rugby estiver a exercer sobre o solo, também será exercida outra força com sentido contrário sobre o jogador, por isso ficará no mesmo lugar.

3) Não é o porco que se está a movimentar pois ele está parado, logo a força resultante é nula, não existe aceleração, mas no skate isso já não acontece pois está a movimentar-se, existe Fr e consequentemente aceleração.

4) Segundo a imagem, o Porco está a exercer uma força sobre a superfície terrestre, para trás, para que o skate vá para a frente.
Está também relacionada com a 3ª lei de Newton, par acção-reacção.
Uma força para trás, a acção e para onde o skate se desloca, a reacção.

Anónimo disse...

vou começar pelo fim ...

Ex: 4
Na parte superior do skate está ali qualquer coisa que faz com que o skate ande sem o porco por os "pés" no chão. (acho eu)


Ex: 3
Não existe movimento.
Não há aceleração, logo não existe força resultante.


Ex: 2
Acho que é falsa, porque no rubgy existe placagens, o que impede que o adversário se movimente, ou seja, o jogador está a aplicar uma força e o adversário, através da placagem, aplica também uma força igual em tudo menos no sentido.(3ª lei de newton)


Ex: 1
Este não sabia a resposta ...

Anónimo disse...

1) Esta afirmação é verdadeira, porque sempre que existe uma interacção entre dois objectos existe um conjunto de forças, dá-se o nome de par acção-reacção.


2) Esta afirmação é verdadeira, porque da mesmo forma que os jogadores exercem a força sobre o relvado, o relvado exerce a mesma força sobre os jogadores, é por isso que a força resultante é nula.


3) A força que está aplicada no porco picoli não é nula, pois o porco picoli está a movimentar-se, porque ele com a pata está a fazer força no chão, para vencer o atrito e fazer com que o skate ande.


4) O porco picoli mantem o skate a andar exercendo a força da pata no chão, vencendo do atrito.

Anónimo disse...

1- Axo que é verdadeira. Porque o ginasta faz força para se manter direito porque a gravidade o puxa .

Anónimo disse...

2- Completamente falsa pois os jogadores exercem muito mais força que a relva exerce neles porque é uma força de contacto.

Anónimo disse...

3- Sim a força que o Picoolino aplica no skate para ele se mover é nula.

Anónimo disse...

4 já olhei muitas vezes e a unica razão a que chego é que ele aplica força com a pata trazeira.

Anónimo disse...

1- Não concordo com esta afirmação porque qualquer tipo de força de acção à distância não pode ser exemplo da 3-ºLei d Newton, Acção- Reacção, ou seja, o que esta imagem nos diz é qe a força que o ginasta está a exercer nas argolas (para nao "cair") é a mesma que a Terra está exercendo nele, fazendo com que as duas forças se anulem.

2- Não concordo com esta afirmação, porque o facto destes jogadores não se movimentarem não é devido à força que eles exercem no relvado e que o relvado exerce neles mas sim devido aos outros jogadores adversários estarem aplicando a mesma força contra estes anulando a força resultante deles e não deixando que haja movimento.

3- Concordo com esta afirmação, porque a partir do momento que o porco piccolin deu um empurrão (balanço) no skate, este adquiriu umaforça resultante que ultrapassou a barra da força de atrito e começou a movimentar-se.
Já o porco piccolin quanto está em cima do skate permanece em repouso ( parado)

4- O porco mantem o skate em movimento com a pata direita (traseira) .






Joao Virginio
N-º13 9-ºB

Anónimo disse...

1- Na minha opinião a afirmação é errada pois o par-reacção da força que o ginasta aplica nas argolas é a força que as argolas aplicam nas mãos do ginasta.

2- Afirmação é verdadeira.

3- A afirmação é falsa, pois a força resultante aplicada no kate não é nula, mas sim a do porco Piccolino.

4- O porco mantem o skate em movimento aplicando a força da sua pata no chão de modo a que o skate acelere aumentando a velucidade, e continuando em movimento.

Anónimo disse...

4) eu acho que o porco esta a manter o skate em movimento ao empurra com a perna. não percebo mt bem esta

Ana sancho

Anónimo disse...

Peço desculpa por estar ao contrário.


4) O porco Piccolino mantém-no em movimento com a pata ao tocar na superfície. No entanto o porco com pata faz um movimento no sentido para trás e o atrito faz um movimento no sentido deste. Fazendo assim, pois como tem maior força que a do porco o skate andar no sentido do movimento, que é para a frente.

3) Sim. Porque se há variação de velocidade tem de haver obrigatoriamente outras duas coisas, que são a aceleração e a força resultante. Basta uma haver para que as outras duas sejam também utilizadas. Como o porco está em cima do referencial (skate) é como se ele estivesse parado. Pois nós lembramo-nos que houve um exercício de um rapaz numa bicicleta e que a bicicleta ia mudando de posição ao longo do tempo mas o menino como estava em cima da bicicleta era como estivesse em repouso.

2) Esta afirmação é verdadeira, pois os jogadores só “rebolam” na relva se aplicarem no relvado uma força superior à força que o relvado faz sobre eles. Caso contrário anulam-se.


1) Estamos confusas se para haver um par acção reacção os corpos tem ou não de estar nos mesmos corpos. Agradecíamos que nos dissesse na aula.




Daniela e Jéssica.
9º.A

Rui Barqueiro disse...

Ora bem, considero que as seguintes respostas podem servir de correcção. ATENÇÃO: Há muitas respostas que contêm erros. Alunos que não encontrem as suas respostas entre as seleccionadas, devem levá-las para as aulas para que eu as corrija. Fazê-lo aqui era uma tarefa monumental. O tempo não dá para tudo.

Respostas correctas à questão 1):

A Afirmação é falsa, porque para haver um par acção reacção, a força tem de estar aplicada em dois corpos diferentes e existir duas forças. O que vemos na afirmação é só uma força a ser aplicada, a força com que a terra atrai o ginasta . Para ser um par acção-reacção tinha que ser por exemplo: A força com que a terra aplica no ginasta e a força que o ginasta aplica na terra (por exemplo).

Esta afirmação está errada porque o par acção-reacção da força que o ginasta faz sobre as argolas é a força que as argolas fazem no ginasta.

Esta afirmação é falsa, porque a força de reacção é exercida no corpo que exerceu a 1ª força (acção), e tem a mesma intensidade e direcção, mas sentido oposto. Neste caso, a reacção da força que o ginasta exerce nas argolas, é a força que as argolas exercem no ginasta (mesma direcção e intensidade, mas sentidos opostos).

Na minha opinião a afirmação é errada pois o par-reacção da força que o ginasta aplica nas argolas é a força que as argolas aplicam nas mãos do ginasta.

Respostas correctas à questão 2):

A afirmação é falsa, porque não se podem comparar forças que são aplicadas em corpos diferentes.

Não concordo com esta afirmação, porque o facto destes jogadores não se movimentarem não é devido à força que eles exercem no relvado e que o relvado exerce neles mas sim devido aos outros jogadores adversários estarem aplicando a mesma força contra estes anulando a força resultante deles e não deixando que haja movimento.

Pessoal, vocês continuam a querer somar as forças de um par acção-reacção, mesmo sabendo que estão aplicados em corpos diferentes. Sendo assim, como é que são capazes de andar?

Respostas correctas à questão 3):

Falarei com todos na aula relativamente a esta questão, pois há alguns pontos que quero focar que, por aqui, não são de fácil explicação. (preciso de fazer uns “desenhos”)

É verdade, pois num movimento rectilíneo uniforme a força resultante é sempre nula. (NOTA: não podemos saber se o movimento é r.u., mas assumindo que é, a resposta está correcta)

Apenas é verdade, se o porco estiver em repouso em relação ao skate como referencial.

esta afirmação esta certa porque a força alicada no skate pelo porco é anulada pela força que é aplicada no porco pelo o skate logo o porco esta parado. mas a força aplicada pelo skate no gelo nao é anulada pela força aplicada pelo o gelo no skate logo exite movimento.

Respostas correctas à questão 4):

É com com a sua pata traseira, tal como os skaters humanos, porque a pata está desfocada devido ao movimento, e a pata está suspensa no ar perto do chão.

Segundo a imagem, o Porco está a exercer uma força sobre a superfície terrestre, para trás, para que o skate vá para a frente. Está também relacionada com a 3ª lei de Newton, par acção-reacção. Uma força para trás, a acção e para onde o skate se desloca, a reacção. Ele empurra com a pata direita de trás.

Com a pata traseira direita, empurrando o solo.

O porco esta a aplicar uma força para se movimentar com a pata de direita de tras.

Acho que ele mantém o skate em movimento, exercendo uma força com a sua pata traseira direita, na superfície.

O porco picoli mantem o skate a andar exercendo a força da pata no chão, vencendo do atrito.

já olhei muitas vezes e a unica razão a que chego é que ele aplica força com a pata trazeira.

Enviar um comentário

1) Identifique-se.
2) Seja respeitoso e cordial.
3) São bem-vindas críticas construtivas e correcções.
4) Leia primeiro os comentários anteriores.

Feed Assine o Feed ou receba os artigos por email.

Estão atentos a este blogue....