10 de novembro de 2008

Leis de Newton

Este pequeno vídeo tenta demonstrar as 3 Leis de Newton de uma forma engraçada e bastante bem conseguida.

Desafio:
Feed
Gostou? Assine o Feed ou receba os artigos por email

34 comentários:

Anónimo disse...

as tres de leis de newton são:
relação e aceleração e acção de reacção

Anónimo disse...

As 3 leis de Newton são:
1º inercia
2º acelaração igual á forç\massa
3ºmesma intensidade e direcção, mas de sentido oposto

Brigida Ruivo 9ºb

Anónimo disse...

1ª lei de Newton- não actuam forças contrabalançadas por outras, um objecto em repouso, permanece em repouso e um objecto em movimento permanece em movimento com rapidez constante numa linha recta.(inércia)

2ª lei de Newton- a aceleração de um objecto depende da massa do objecto e da resultante das forças aplicadas.
aceleração= força/massa

3ª lei de Newton- cada força tem um para com a mesma intensidade e direcção, mas sentido oposto.(ACÇÃO-REACÇÃO)

Anónimo disse...

1ª Lei- princípio da inércia.
2ª Lei- princípio fundamental da mecânica.
3ª Lei- lei de ação e reação.

Anónimo disse...

lei da inércia- é quando um corpo está num estado do repouso ou em movimento rectilíneo uniforme, e o conjunto das forças em que neles actuam tiverem resultante nulo.

lei fundamental do movimento- a força resultante do conjunto das forças que actuam num cropo produz nele uma acelaração com a mesma direcção,sentido da força resultante.

Anónimo disse...

1ª Lei de Newton -
" Quando não actuam forças
não contrabalançadas por outras, um
objecto em repouso, permanece em repouso,
e um objecto em movimento permanece em
movimento com rapidez constante numa linha recta. "



2ª lei de Newton - " A aceleração de um objecto depende da massa do objecto e da resultante das forças aplicadas. "


3ª Lei de Newton - " Cada força tem um par com
a mesma intensidade e direcção, mas de sentido oposto. "

Anónimo disse...

1ª Lei de newton quando as forças não actuam umas com as outras, um objecto em repouso, permanece em repouso, e um objecto em movimento permanece em movimento com rapidez constante numa linha recta. Mas esta lei também é conhecida por lei da inércia - É a tendência de todos os objectos para se oporem ás variações da sua velocidade. Quanto maior for a massa, maior será a oposição á mudança do estado de movimento. Uma bicicleta que esteja caida no chão, permanece desse modo, a menos que uma força, não contrabalançada, actue sobre ela. E uma bicicleta em movimento, mantém o seu movimento, só parando quando actua uma força sobre ela. Neste caso, as forças de atrito exercidas pelo chão e pelo ar são as forças que fazem a bicicleta abrandar, se não existisse atrito a bicicleta mantinha para sempre, o seu movimento.


2ªLei de newton quanto mais intensa for a força que actua sobre um objecto, maior será a sua aceleração.Se eu estiver numa bicicleta e um amigo meu me empurrar devagar, então vou ganhar velocidade lentamente. Mas se o ,meu amigo me empurrar com muita força, então vou ganhar velocidade rapidamente. Quanto maior for a força, maior a aceleração (Aceleração=força/massa).
Se empurrarmos primeiro uma criança pequena e também, empurrarmos com a mesma força um adulto, os dois irão apresentar diferentes acelerações. A criança, como tem menor massa, vai ganhar velocidade mais depressa, o adulto, com maior massa, vai ganhar velocidade lentamente. Estes ciclistas têm também momento (linear) que é igual ao produto da massa pela velocidade do objecto em movimento: momento=massa x velociade - As forças fazem variar o momento linear


3ªLei de newton - cada força tem a mesma intensidade e direcção, mas de sentido oposto. Quando ando empurro o chão para baixo e para trás, mas o chão por reacção, empurra os meus pés para cima e para a frente.

Anónimo disse...

A inércia,explica quanto maior for a massa, maior a oposição à mudança do movimento.

A aceleração de um objecto depende da sua massa e da resultante das forças aplicadas. aceleração=força/massa

quanto mais intensa for a força que actua sobre um objecto, maior será a sua aceleração. As forças fazem variar o momento linear.

cada força tem outra força com a mesma intensidade e direcção, mas de sentidos opostos.

Anónimo disse...

Faltame dizer a terceira lei

lei da acção-reacção- quando dois corpos estão em interacção, á acção de um crpo sobre o outro corresponde sempre uma reacção igual e oposta que o segundo corpo exerce sobre o primeiro

Anónimo disse...

Conseguiu demonstrar que as forças envolvidas na movimentação dos astros eram semelhantes às que governavam a queda dos corpos na Terra. A movimentação da Lua em torno da Terra ou desta em torno do Sol seria então possível de explicar pela existência de uma força de interacção entre os corpos (denominada força de atracção universal que dependia das suas massas e da distância entre eles).
Esta força, que actua sobre todos os corpos existentes no Universo, permite assim explicar a movimentação dos planetas do sistema solar em torno do Sol e dos satélites em torno dos planetas, mas também muitos outros fenómenos como a existência das marés ou… a queda de uma maçã. =)

Anónimo disse...

1-ºLei de Newton

Lei da Inércia


Qualquer corpo que esteja parado( no estado de repouso) permanece parado ou em movimento rectilineo uniforme se o conjunto de forças ( a soma destas) que nele actuam possuirem resultante nula.


2-ºLei de Newton

Lei Fundamental do Movimanto


Esta Lei diz-nos que, a força resultante do conjunto que actuam num corpo produzem sempre uma acelaraçao com a mesma direççao e sentido da força resultante , que é tanto maior quanto for a intensidade da força resultante.

Ex: Existem dois objectos onde esta a ser exercida uma força na horizontal com sentido positivo de 8N mas um deles com 4kg e o outro com 2kg. O que vai acontecer é que o objecto com menos massa vai epresentar uma maior acelaraçao.



3-ºLei de Newton

Lei da Aççao-Reação


Esta Lei diz que, quando dois corpos estao em interação, a acçao sobre o outro corresponde sempre a uma reacçao igual masdeentido oposto que o segundo corpo exerceu sobre o primeiro.

ex: No caso de um foguetão existem duas forças completamente iguais mascom sentidos opostos, isto é, a força exercida pela foguetão nos gases de escape (que o proporciona o voou) e a força exercida pelos gases de escape no avião.










Joao Virginio
N-º13 9-ºB

Anónimo disse...

As 3 Leis de Newton:

1) Lei da Inércia: Um corpo que esteja em movimento ou em repouso, tende a manter seu estado inicial.

2)Lei Fundamental do Movimento: A resultante das forças de agem num corpo é igual ao produto de sua massa pela aceleração adquirida.

3)Lei da Acção-Reacção: Para toda força aplicada, existe outra de mesmo módulo, mesma direção e sentido oposto.

Anónimo disse...

1ª Lei de Newton

Lei da Inércia: Se o corpo estiver em repouso ou em movimento o conjunto das suas forças tem resultante nula.

2ª Lei de Newton

Lei Fundamental do Movimento: A força resultante do conjunto das forças que actuam num corpo produz nele uma acelaração com a mesma direcção e o mesmo sentido da força resultante, que é tanto maior quanto maior for a intensidade da força resultante.

3º Lei de Newton

Lei da Acção-Reacção: Quando um objecto se desloca no sentido positivo há sempre uma força exercida sobre ele no sentido oposto,e isso faz com que a força resultante seja 0.

Pedro 9ºA

Anónimo disse...

daniela 9ºa

Olaa professor!!



1º lei Newton- "LEI DA INÉRCIA"
quando não existem forças, o objecto permanece em movimento com rapidez constanye numa linha recta. (todos os objectos põem-se a sua velocidade).


2º leiNewton- esta lei afirma que uma força não contrabalançada por outras origina uma acelaração, o que implica variar a velocidade e que as forças fazem variar o movimento linear.

*para que um corpo se movimento é necessário aplicar uma força.

* quanto + intensa for a força maior a sua acelaração.

a massa também é importante porque quanto +massa houver maior será a velocidade:

momento linear= massa* velocidade



3º lei de Newton- afirma que cada força tem um par com a mesma intensidade e direcção, mas com sentidos opostos.

Anónimo disse...

1ªlei de Newton:
"Lei da Inércia" - Quando qualquer corpo permanece no seu estado de repouso ou de movimento rectilínio e uniforme, e se o seu conjunto de forças que actuam sobre ele tiver uma resultante nula.
2ª lei de Newton:
"Lei fundamental do movimento" -
É quando a força resultante de um conjunto de forças actua num corpo produzindo nele uma açelaração com a mesma direcção e o mesmo sentido da força resultante , sendo esta tanto maior quanto maior for a intensidade da força resultante.
3ª lei de Newton:
"Lei de acção-reacção" - Quando dois corpos estão em interacção, à acção de um corpo sobre outro corresponde sempre a uma reacção igual e oposta que o segundo corpo exerce sobre o primeiro.

Anónimo disse...

Joana coelho - 9ºA

1ª lei - Lei da Inércia: Qualquer corpo que esteja em repouso permanece em repouso e qualquer objecto que esteja em movimento rectilíneo uniforme permanece em movimento se o conjunto de forças que actuam sobre ele tenham resultante nula.

2ª lei - Lei Fundamental do Movimento: A força que resulta do conjunto de forças que actuam sobre um corpo, produz nele uma acelaração com a mesma direcção e o mesmo sentido da força resultante. Essa acelaração é maior quanto maior for a intensidade dessa força resultante.

3ª lei - Lei da Acção-Reacção: Quando dois corpos estão em contacto, à acção de um corpo sobre o outro corresponde uma reacção igual e oposta que o segundo corpo exerce sobre o primeiro.

Anónimo disse...

Inês 9a

Lei de Inércia- Qualquer corpo permanece em repouso ou em movimento rectilíneo uniforme se o conjunto de forças que nele actuam tem resultado nulo.

Lei fundamental do movimento- A força resultante do conjunto das forças que actuam num corpo produz nela uma acelaração com a mesma direcção e o mesmo sentido da força resultante que é tanto maior quanto maior for a intensidade da força resultante.

Lei da Acção- Reacção- Quando dois corpos estao em interação, à acção de um corpo sobre outro que corresponde sempre uma reacção igual e oposta que o segundo corpo exerce sobre o primeiro

Anónimo disse...

1ª Lei da Inércia - Um corpo não altera a sua velocidade (se é que tiver - repouso) se o conjunto de forças que nele actuam tem resultante nula.

-----------------------------------

2ª Lei Fundamental do Movimento - A acelaração de um objecto depende da massa do corpo e das forças que actuam nele (quanto maior a força, maior a sua acelaração).

-----------------------------------

3ª Lei da Acção - Quando um corpo reage sobre outro dá-se uma reacção igual e oposta que o segundo corpe exerce sobre o primeiro.

Anónimo disse...

As três leis de Newton são:

1) Lei da Inércia: Qualquer corpo permanece em repouso (não se mexer por completo) ou em movimento rectilíneo uniforme se o conjunto das forças que nele actuaram fossem nulas, anuladas.
Ex: Vamos supor que duas pessoas com a mesma força puxam para cada lado um objecto que está no meio. Esse mesmo objecto só se mexe se houver alguma força a ser aplicada nele, e há, mas como as pessoas tem a mesma força elas acabam por se anular e o objecto acaba por ficar no mesmo sítio.


2) Lei fundamental do Movimento: A força resultante produz num corpo uma aceleração com a mesma direcção e o mesmo sentido da força resultante, e quanto maior for a intensidade da força resultante maior será essa aceleração. Acrescento ainda, que quanto maior for a massa do objecto menor será a aceleração dele.
Ex: Um senhor puxa um carrinho com uma caixa em cima, com uma força resultante de 6N e a massa do objecto é de 2 kg. A aceleração desse objecto será de 3m/s².
Esse mesmo senhor com a mesma força resultante puxa essa mesma caixa, mas com a uma massa superior à anterior (m=4Kg). A aceleração desse objecto será 1,5m/s².


3) Lei da Acção-Reacção: Quando dois corpos estão em interacção, a acção de um corpo corresponde sempre uma reacção igual mas oposta que o segundo corpo exerce ao primeiro.
Ex: A força que a mão do jogador aplica na bola para atirar ao cesto é a acção. E a reacção é a força que a bola exerce na mão do jogador, provando assim que a reacção é algo igual mas oposto à acção.








Jéssica Silva
9ºA

Anónimo disse...

1ª Lei de Newton - Quando não actuam forças
não contrabalançadas por outras, um
objecto em repouso, permanece em repouso,
e um objecto em movimento permanece em
movimento com rapidez constante numa linha recta.

Anónimo disse...

2ª lei de Newton - a aceleração de um objecto depende da massa do objecto e da resultante das forças aplicadas

A 3ª Lei de Newton afirma que cada força tem um par com
a mesma intensidade e direcção, mas de sentido oposto.

Anónimo disse...

Explicação das leis :

1ª lei de Newton :
( Esta não estou a percebe muito bem a explicação )

2ª lei de Newton :
Quanto maior for a força aplicada e menor a massa, maior será a aceleração.

3ª lei de Newton :
Por exemplo, quando estamos a andar de skate, empurramos a "terra" para avançarmos e a "terra", por reacção empurra nos nossos pés.

Anónimo disse...

1º lei de newton é o principio da inércia
2º lei de newton á a força
3ºacção e reação

Anónimo disse...

1ª Lei de Newton ou Lei da Inércia - Quando não actuam forças
não contrabalançadas por outras, um
objecto em repouso, permanece em repouso,
e um objecto em movimento permanece em
movimento com rapidez constante numa linha recta.
2ª lei de Newton ou Lei fundamental do movimento a aceleração de um objecto depende da massa do objecto e da resultante das forças aplicadas.
A 2ª Lei de Newton afirma que quanto
mais intensa for a força que actua
sobre um objecto, maior será a sua aceleração.
A 3ª Lei de Newton ou Lei da acção reacção afirma que cada força tem um par com
a mesma intensidade e direcção, mas de sentido oposto.

Anónimo disse...

Lei da Inércia - Um corpo só altera a sua velocidade se forem aplicadas forças sobre esse corpo.

Lei Fundamental do movimento - O movimento de um corpo depende da massa desse corpo e da força aplicada pelo mesmo.

Lei da Acção-Reacção - Quando dois corpo se interagem dá-se uma reacção com a mesma força que o segundo corpo exerce sobre o primeiro.

Anónimo disse...

Lei da Inércia - Todos os corpos permanecem em repouso até algo os atigir.Lei do Movimento - Os corpos movem-se dependendo da sua massa e da força que o outro corpo aplica.Lei da Acção-Reacção - Quando o corpo atinge o outro corpo, dá-se uma reacção com a mesma intensidade, o quer dizer que o corpo ao atingir o outro, este está a retribuir com a mesma força.

Anónimo disse...

1ª Lei de Newton - Principio da Inércia
2ª Lei de Newton - Princípio fundamental da mecânica
3ª Lei de Newton - Lei de ação e reação.

1ª Lei de Newton:
Quer dizer que se tivermos a pedalar numa bicicleta e deixarmos de pedalar ela continua a andar se for em linha recta, mas se estivermos em cima de uma bicicleta e nao pedalarmos nao saimos do mesmo sitio.

2ª Lei de Newton:
Se estivermos em cima de um skate e posesse-mos o p
e no chao para avançar, quem se mexe é p pbjecto que tem menos massa.

3ª Lei de Newton:
Esxemplo: Estamos a andar, os nossos pés estao a fazer uma força de sentido negativo mas o nosso corpo está a andar em sentido positivo.

Anónimo disse...

1ª lei de Newton: Lei da Inércia - qualquer corpo permanece em repouso, ou em movimento rectilíneo uniforme, se a força resultante exercida nesse corpo for nula.

2ª lei Newton: Lei Fundamental do movimento - a aceleração de um corpo depende da sua massa e da resultante das forças (força resultante).

3ª lei de Newton: Lei da acção reacção - quando um corpo exerce uma força noutro corpo (acção), o outro corpo exerce obrigatoriamente uma força com a mesma direcção e intensidade, mas com sentido oposto no 1º corpo (reacção).

Anónimo disse...

Vai ser um pouco estranho mas vou começar do fim para o inicio.

3ª lei - Esta lei diz que quanto maior for a massa menos será a aceleração. Esta lei é aplicada quando se existe a mesma força aplicada.

2ª lei - Esta lei diz que quando dois corpos estão em interacção,à acção de um corpo sobre outro correspode uma direcção igual mas sentidos diferente, com a mesma intensidade

1ª lei - Quanto maior é a massa de um corpo, mais dificil se torna alterar a sua velocidade.
Esta lei não estou a perceber muito bem...

PS: Respondi tarde a estes comentários, era para responder ás 16:00 mas depois veio o homem da MEO e só respondi agora.
Ainda vou responder á outra.

Anónimo disse...

1ª lei- Quando não é empurrado ou puxado, um objecto permanece parado ou continua a mover-se em linha recta a uma velocidade constante, por exemplo quando largamos um carrinho de compras em movimento, ele continua em linha recta até colidir com alguma coisa. (Esta lei tem a ver com a inércia. O carrinho de compras também poderia parar devido ao atrito do chão e do ar á sua volta) ;

2ª lei- As forças fazem acelerar as coisas. Quanto maior for a força e mais leve o objecto, MAIOR será a aceleração, por exemplo é mais fácil fazer acelerar uma bicicleta de corrida do que um camião de 10 toneladas. (quanto mais leve for a bicicleta e o ciclista maior a velocidade e também se exercermos mais força nos pedais mais rápido andaremos) ;

3ª lei- Toda a acção sofre uma reacção contrária e proporcional, por exemplo quando um foguetão expulsa os gases de escape pelo tubo de descarga, os gases empurram-no no sentido contrário e dá-se a descolagem, porque se um objecto empurra outro, este vai empurrar aquele de igual modo, mas na direcção contrária ( as forças são iguais, mas os seus efeitos podem não o ser).

Anónimo disse...

1ª Lei de Newton - Quando não actuam forças
não contrabalançadas por outras, um
objecto em repouso, permanece em repouso,
e um objecto em movimento permanece em
movimento com rapidez constante numa linha recta.

2ª lei de Newton - a aceleração de um objecto depende da massa do objecto e da resultante das forças aplicadas.
aceleração = força / massa

A 3ª Lei de Newton afirma que cada força tem um par com
a mesma intensidade e direcção, mas de sentido oposto.

Rui Barqueiro disse...

Ora bem, considero que as seguintes respostas podem servir de correcção. ATENÇÃO: Há muitas respostas que estão formuladas de forma errada. Alunos interessados devem levar as suas respostas para as aulas para que eu as corrija. Fazê-lo aqui era uma tarefa monumental. O tempo não dá para tudo.

1ª lei de Newton-

actuando forças contrabalançadas por outras, um objecto em repouso, permanece em repouso e um objecto em movimento permanece em movimento com rapidez constante numa linha recta.(inércia)

Quando as forças não actuam umas com as outras, um objecto em repouso, permanece em repouso, e um objecto em movimento permanece em movimento com rapidez constante numa linha recta. Mas esta lei também é conhecida por lei da inércia - É a tendência de todos os objectos para se oporem ás variações da sua velocidade. Quanto maior for a massa, maior será a oposição á mudança do estado de movimento. Uma bicicleta que esteja caida no chão, permanece desse modo, a menos que uma força, não contrabalançada, actue sobre ela. E uma bicicleta em movimento, mantém o seu movimento, só parando quando actua uma força sobre ela. Neste caso, as forças de atrito exercidas pelo chão e pelo ar são as forças que fazem a bicicleta abrandar, se não existisse atrito a bicicleta mantinha para sempre, o seu movimento.

Qualquer corpo que esteja parado( no estado de repouso) permanece parado ou em movimento rectilíneo uniforme se o conjunto de forças ( a soma destas) que nele actuam possuírem resultante nula.

Quando não é empurrado ou puxado, um objecto permanece parado ou continua a mover-se em linha recta a uma velocidade constante, por exemplo quando largamos um carrinho de compras em movimento, ele continua em linha recta até colidir com alguma coisa. (Esta lei tem a ver com a inércia. O carrinho de compras também poderia parar devido ao atrito do chão e do ar á sua volta)

2ª lei de Newton-

a aceleração de um objecto depende da massa do objecto e da resultante das forças aplicadas.
aceleração= força/massa

quanto mais intensa for a força que actua sobre um objecto, maior será a sua aceleração.Se eu estiver numa bicicleta e um amigo meu me empurrar devagar, então vou ganhar velocidade lentamente. Mas se o ,meu amigo me empurrar com muita força, então vou ganhar velocidade rapidamente. Quanto maior for a força, maior a aceleração (Aceleração=força/massa).
Se empurrarmos primeiro uma criança pequena e também, empurrarmos com a mesma força um adulto, os dois irão apresentar diferentes acelerações. A criança, como tem menor massa, vai ganhar velocidade mais depressa, o adulto, com maior massa, vai ganhar velocidade lentamente.

Esta Lei diz-nos que, a força resultante do conjunto que actuam num corpo produzem sempre uma aceleração com a mesma direcção e sentido da força resultante , que é tanto maior quanto for a intensidade da força resultante.
Ex: Existem dois objectos onde esta a ser exercida uma força na horizontal com sentido positivo de 8N mas um deles com 4kg e o outro com 2kg. O que vai acontecer é que o objecto com menos massa vai apresentar uma maior aceleração.

A força resultante produz num corpo uma aceleração com a mesma direcção e o mesmo sentido da força resultante, e quanto maior for a intensidade da força resultante maior será essa aceleração. Acrescento ainda, que quanto maior for a massa do objecto menor será a aceleração dele.
Ex: Um senhor puxa um carrinho com uma caixa em cima, com uma força resultante de 6N e a massa do objecto é de 2 kg. A aceleração desse objecto será de 3m/s².
Esse mesmo senhor com a mesma força resultante puxa essa mesma caixa, mas com a uma massa superior à anterior (m=4Kg). A aceleração desse objecto será 1,5m/s².

As forças fazem acelerar as coisas. Quanto maior for a força e mais leve o objecto, MAIOR será a aceleração, por exemplo é mais fácil fazer acelerar uma bicicleta de corrida do que um camião de 10 toneladas. (quanto mais leve for a bicicleta e o ciclista maior a velocidade e também se exercermos mais força nos pedais mais rápido andaremos)

3ª lei de Newton-

Cada força tem um par com a mesma intensidade e direcção, mas sentido oposto.(ACÇÃO-REACÇÃO)

Quando dois corpos estão em interacção, á acção de um corpo sobre o outro corresponde sempre uma reacção igual e oposta que o segundo corpo exerce sobre o primeiro

Para toda força aplicada, existe outra de mesmo módulo, mesma direcção e sentido oposto.

Quando um corpo age sobre outro dá-se uma reacção igual e oposta que o segundo corpo exerce sobre o primeiro.

Quando dois corpos estão em interacção, a acção de um corpo corresponde sempre uma reacção igual mas oposta que o segundo corpo exerce ao primeiro.
Ex: A força que a mão do jogador aplica na bola para atirar ao cesto é a acção. E a reacção é a força que a bola exerce na mão do jogador, provando assim que a reacção é algo igual mas oposto à acção.

Toda a acção sofre uma reacção contrária e proporcional, por exemplo quando um foguetão expulsa os gases de escape pelo tubo de descarga, os gases empurram-no no sentido contrário e dá-se a descolagem, porque se um objecto empurra outro, este vai empurrar aquele de igual modo, mas na direcção contrária ( as forças são iguais, mas os seus efeitos podem não o ser)

Anónimo disse...

ola professor era para dizer que eu escrevi o comentario a esta pergunta mas ela nao aparece acho que devo ter feito o comentario ddia 13 de novembro.

Rui Barqueiro disse...

Olá Clara! Não o recebi. Estive a vasculhar e nada de o encontrar. Por vezes, quando a página onde escreves o comentário fica muito tempo aberta, pode acontecer erro ao enviar. Confirma sempre que, no topo da página, aparece: "O seu comentário foi guardado". Não te preocupes, ainda vais ter muitos desafios pela frente ;)

Enviar um comentário

1) Identifique-se.
2) Seja respeitoso e cordial.
3) São bem-vindas críticas construtivas e correcções.
4) Leia primeiro os comentários anteriores.

Feed Assine o Feed ou receba os artigos por email.

Estão atentos a este blogue....