12 de novembro de 2008

Forças: murros em câmara lenta - todas as 3 Leis de Newton

Um pouco violento mas, ainda assim, menos violento que 30 segundos de zapping na nossa televisão.


Aqui temos tudo: inércia, relação entre força, massa e aceleração e, claro, conceito de acção-reacção. Todas as 3 leis de Newton de uma forma bem clara.
Desafios:
1) Explica o que está a acontecer de acordo com as 3 Leis de Newton.
Feed
Gostou? Assine o Feed ou receba os artigos por email

23 comentários:

Anónimo disse...

Ao inicio havia pessoas que estavam sem fazer nada (repouso) e havia outras que estavam a fumar ou a soprar serpentinas sempre com a mesma rapidez. Quando levam o muro do boxista em que a massa da mão do boxista faz com que a cara da pessoa se mova com uma força resultante da força aplicada na cara. As caras depois do muro votam ao mesmo lugar porque a força exercida na cara tem uma intensidade e direcção iguais mas com sentido.

Anónimo disse...

O que está a acontecer é o fumo do tabaco, o sopro nas serpentinas, água a correr por cima da cabeça da rapariga...
Não existe aceleração mas sim movimentos lentos.

Carla 9B

Anónimo disse...

O que está acontecer é um filme que representa o nosso dia-a-dia e como pessoas a fumar,beber água e soprar serpentinas e que em camara lenta esasa pessoas levarão um "soco" e que quando levam um "soco" e que todo o seu corpo e movimentado pela horizontal e é nessa parte que entra as três leis de newton.

Anónimo disse...

O murro (vector1) e a cabeça da pessoa (vector2), são somados e vão dar à força resultante. Essa força resultante tem uma determinada força (ex:100N) e o objecto que está na boca das pessoas (cigarro, balão, etc)não tem nenhuma força aplicada. Penso que a força do objecto que está na boca das pessoas é nula, porque a sua força é constante ao contrario da cara das pessoas, em que a força tem: direcção: Horizontal sentido: da direita para a esquerda e a intensidade não se sabe, porque não estão valores apresentados

Anónimo disse...

Olá Professor, já tinha vindo ver várias vezes este blog, e posso dizer que gosto muito, pois é um exelente método para estudar, embora eu nem sempre tenha a opurtunidade de vir visitá-lo.

Forças: murros em câmara lenta - todas as 3 Leis de Newton

1)Este video mostra que todas as pessoas representadas estavam em repouso, mas quando aparece lá a "manita", com uma elevada velocidade, esta porém vai fazer com que as elas sejam forçados a mudarem de estado, mas ao dar o murro nas "figuras", faz com que estas também vaiam proporcionalmente com a mesma velocidade da mão que tinha dado o murro e também a acção da mão e da pessoa um sobre o outro são iguais, mas dirigidas por partes iguais.



Aceleração: variar ou não a velocidade, eis a questão!

1)A bola saiu disparada, porque havia um corpo em repouso que agarrava numa maquinazinha, que este porém fazia com que a máquina dispara-se a bola, ou seja, com a pessoa estava em repouso, obviamente que assim que dispara-se a bola, ela fosse logo com uma elevada velocidade. Mas quando a pessoa estava em movimento, e fez com que a máquina dispara-se a bola, ela ai caiu na vertical, isto, porque a pessoa ia na mesma velocidade que a bola, então foi essa a a razão, pelo qual que fez com que a bola caisse na vertical.

Anónimo disse...

Em relaçao a Inércia quando um corpo esta parado, assim permanece ate que uma força seja aplicada e ele se meixa .

Em relaçao a massa, quanto maior for a massa mais dificil e a alteração de posição.

Em relação a Acção-Reacção temos o caso da senhora que esta a levar com a água por cima e a força da agua vai-se anular.

Professor tivemos imensa dificuldade neste e mesmo assim esta incompleto fissemos o nosso melhor.

Pedro e Tiago 9ºA

Anónimo disse...

De acordo com as 3 leis de Newton, está a haver um movimento e depois um colisão/ acção-reacção (através da luva.)

Anónimo disse...

daniela 9ºa

aplicando as 3 leis de Newton neste video o que está a contecer é:

- nas 1º situações a pessoa que está a dar o murro começa a aumentar a sua velocidade, aplicando alguma força. (havendo velocidade, há acelaração)
- ao longo das situações a sua intensidade aumenta e a acelaração aumenta cada vez mais.
-por fim como a velocidade tem vindo a aumentar, a pessoa é atingida.
-o que está a dar o murro exerce toda a sua força na outra pessoa.


(não sei se está correcto porque tive algumas duvidas em perceber o video)

Anónimo disse...

Lei da Inércia- qualquer corpo permanerce no estado de repouso ou em movimento rectilínio uniforme se o conjunto de forças que nele actuam tem resultante nula.( O movimento da cara é rectilínio uniforme, pois as forças que nele actuam têm como resultante 0).
Lei Fundamental do Movimento- A força resultante do conjunto das forças que actuam num corpo produz nele uma aceleração com a mesma direcção e o mesmo sentido da força resultante, que é tanto maior quanto maior for a intensidade da força resultante. (Quando recebe o murro a cara movimenta-se com o sentido e a direcção do mesmo).
Lei da Acção-Reacção- Quando dois corpos estão em interacção, à acção de um corpo sobre outro corresponde sempre uma reacção igual e oposta que o segundo corpo exerce sobre o primeiro. (A cara desvia-se devido ao murro. O murro causa o movimento da cara).

Anónimo disse...

A lei da inercía, a cabeça da pessoas fica maior parte das vezes a ficar na mesma posição, isto é, os corpos tem tendencia a manter a posição inicial. os corpos que permanecem no mesmo sitio são o fumo, as fitas e a água.
Quando as se á o choque a cabeça vai em diecção oposta á mão. A mão é a cabeça são um par de acção reacção.
Quando a força é aplicada sobre um corpo neste cao a cabeça, tende em ganhar aceleração com a mesma direcção é sentido da força resultante.

Anónimo disse...

Inês 8a

A cabeça das pessoas tem têndencia a ficar na mesma posição que estava, em repouso, pela lei de Inércia. Os corpos tendem a manter a mesma posição inicial, temos como exemplo a agua, o fumo e a fita. Quando se dá o choque entre a mão e a cabeça, a cabeça vai em direcção oposta à mão, a mão e a cabeça são um par acção de reacção, lei da Acção- Reacção.
Ao aplicar uma força sobre um corpo temos como exemplo a cabeça, um corpo ganha acelaração com a mesma direcção e sentido da força resultante, lei fundamental do movimento.

Anónimo disse...

Joana Coelho - 9ºA

Ao exercer uma força nas pessoas, estas eram obrigadas a mover-se portanto houve um movimento, movimento esse que era tanto maior quanto fosse a intensidade aplicada nele.

Anónimo disse...

oi, eu penso que de acordo com as leis de newton está a ser aplicada uma força dum corpo noutro (luva na cabeça).


ps. como fazemos o execicio da força de atrito se ainda não demos??

Anónimo disse...

De acordo com as leis de Newton, a pessoa está aplicar uma força na luva, que depois vai colidir com a cara do(a) voluntário(a).


Ou seja um corpo( a luva ) está a aplicar uma força noutro corpo ( a cara da pessoa ) e esse corpo ( a cara da pessoa) está a fazer a mesma força.

Anónimo disse...

Lei da Inércia - Todos os corpos permanecem em repouso até o pugilista os atigir.

-----------------------------------

Lei do Movimento - Os corpos movem-se dependendo da sua massa e da força que o pugilista aplica.

-----------------------------------

Lei da Acção-Reacção - Quando o pugilista golpeia os corpos, dá-se uma reacção com a mesma intensidade, o quer dizer que o pugilista ao "espancar" os corpos, estes estão a retribuir com a mesma força.

PS: Deve doer :X

Anónimo disse...

Lei da Inércia - Todos os corpos permanecem em repouso até o pugilista os atigir.

-----------------------------------

Lei do Movimento - Os corpos movem-se dependendo da sua massa e da força que o pugilista aplica.

-----------------------------------

Lei da Acção-Reacção - Quando o pugilista golpeia os corpos, dá-se uma reacção com a mesma intensidade, o quer dizer que o pugilista ao "espancar" os corpos, estes estão a retribuir com a mesma força.

PS: Fiz o trabalho em conjunto com o Rui professor, se quiser que altere alguma coisa (por termos feito juntos) diga, que eu faço outro. ;)

Anónimo disse...

Quem sou eu para ter algo a dizer sobre isto, mas que remédio o professor não me dá outra alternativa :S

Os corpos nao se permaneceram em repouso porque nele actuaram um conjunto de forças que nao foi nulo, pois só qando é nulo é que os corpos nao se tiram do sitio. E digo tambem que pelo o video pareceu-me que os murros dados às pessoas fossem todos com a mesma intensidade mas quanto maior for a intensidade a actuar num corpo mais a aceleração fará e com a mesma direcção e sentido que a força.




Jéssica Silva

Anónimo disse...

Melissa 9ºC

-Segundo as leis de Newton, a pessoa ao levar o murro muda de direçção mas os restos dos objectos(água,fumo,copo,fitas) continuam na mesma direçção e a cara da pessoa move-se pois a velocidade do soco é igual á do embate.Mas quando o murro ainda não é dado o,as caras das pessoas não se move.

Anónimo disse...

Inércia - Antes de o punho chegar á cara do outro individuo, ele (individuo qe apanha o soco) está em repouso, mas quando o punho acerta na cara, a cara entra em movimento.

Massa e acelareaçao - (Nao sei :|)

Acçao-reacçao - Quando o soco bate na cara do individuo a força que ele bate volta para trás mas tambem vai para o individuo.

Anónimo disse...

Neste vídeo vê-se, antes de começarem os murros, que as caras, que estavam em repouso, e permaneceram em repouso, porque houve uma força resultante nula, ou seja, a 1ª Lei de Newton.
Quando são dados os murros vê-se que há acelerações maiores, algumas vezes, pois a massa da cabeça variava, e algumas forças resultantes eram maiores do que outras (2ª Lei de Newton) .
Ainda se vê a 3ª Lei de Newton, porque quando os murros são dados, a mão do pugilista exerce uma força na cabeça, e a cabeça exerce uma força com a mesma intensidade e direcção, mas com sentido oposto, na mão do pugilista.

Anónimo disse...

Com a 2ª lei:
A cara de um modo geral é 'enfrentada' com um murro mas depois parece exercer força sobre a luva segundos depois de a cara levar um murro.

Com a 3ª lei:
Não entendo porquê pois a ultima pessoa tinha uma massa maior que as outra mas a sua aceleração foi maior...

Com a inércia que diz quanto maior a massa, mais dificil é alterar a sua velocidade:
A mesma coisa que a 3ª lei.
Não consigo compreender o porquê.

Achei este exercicio algo confuso pelo facto de não conseguir detectar exactamente no video as 3 leis de Newton.

Anónimo disse...

1ª lei de newton- Inércia- Quado a mulher que está a lançar serpentinas sofre uma reacção por parte da luva de boxe a sua cabeça deslocou-se, mas as serpentinas continuaram a mover-se em linha recta a uma velocidade constante, acontece o mesmo ao homem que esta a expirar o fumo.

2ª lei de Newton- No caso do homem com óculos de sol os oculos eram mais leves do que a cabeça do homem, sendo assim os oculos atingiram uma maior velocidade num espaço de tempo menor.

3ª lei de Newton- Ao ver os murros em camara lenta em alguns casos nota-se que quando o "pugilista" dá o murro na cabeça de alguem a luva de boxe volta para tras um pouco devido á reacção por parte da cabeça.

Rui Barqueiro disse...

Ora bem, considero que as seguintes respostas podem servir de correcção. ATENÇÃO: Há muitas respostas que estão formuladas de forma errada. Alunos interessados devem levar as suas respostas para as aulas para que eu as corrija. Fazê-lo aqui era uma tarefa monumental. O tempo não dá para tudo.

Lei da Inércia
A cabeça das pessoas tem tendência a ficar na mesma posição que estava, em repouso, pela lei de Inércia.

Todos os corpos permanecem em repouso até o pugilista os atingir.

Antes de o punho chegar á cara do outro indivíduo, ele (individuo qe apanha o soco) está em repouso, mas quando o punho acerta na cara, a cara entra em movimento.

Neste vídeo vê-se, antes de começarem os murros, que as caras, que estavam em repouso, e permaneceram em repouso, porque houve uma força resultante nula, ou seja, a 1ª Lei de Newton.

Quando a mulher que está a lançar serpentinas sofre uma reacção por parte da luva de boxe a sua cabeça deslocou-se, mas as serpentinas continuaram a mover-se em linha recta a uma velocidade constante, acontece o mesmo ao homem que esta a expirar o fumo.

Lei Fundamental do Movimento
A força resultante do conjunto das forças que actuam num corpo produz nele uma aceleração com a mesma direcção e o mesmo sentido da força resultante, que é tanto maior quanto maior for a intensidade da força resultante. (Quando recebe o murro a cara movimenta-se com o sentido e a direcção do mesmo)

Quando são dados os murros vê-se que há acelerações maiores, algumas vezes, pois a massa da cabeça variava, e algumas forças resultantes eram maiores do que outras (2ª Lei de Newton) .

Quando a força é aplicada sobre um corpo neste caso a cabeça, tende em ganhar aceleração com a mesma direcção é sentido da força resultante.

No caso do homem com óculos de sol os óculos eram mais leves do que a cabeça do homem, sendo assim os óculos atingiram uma maior velocidade num espaço de tempo menor.

Lei da Acção-Reacção
Quando o pugilista golpeia os corpos, dá-se uma reacção com a mesma intensidade, o quer dizer que o pugilista ao "espancar" os corpos, estes estão a retribuir com a mesma força (INTENSIDADE E NÃO FORÇA).

Ainda se vê a 3ª Lei de Newton, porque quando os murros são dados, a mão do pugilista exerce uma força na cabeça, e a cabeça exerce uma força com a mesma intensidade e direcção, mas com sentido oposto, na mão do pugilista.

Ao ver os murros em câmara lenta em alguns casos nota-se que quando o "pugilista" dá o murro na cabeça de alguém a luva de boxe volta para trás um pouco devido á reacção por parte da cabeça.

Enviar um comentário

1) Identifique-se.
2) Seja respeitoso e cordial.
3) São bem-vindas críticas construtivas e correcções.
4) Leia primeiro os comentários anteriores.

Feed Assine o Feed ou receba os artigos por email.

Estão atentos a este blogue....