24 de novembro de 2008

Estudo das reacções químicas: visualização e factores que afectam a sua velocidade (temperatura e concentração)


A seguinte aplicação (clique na imagem) possibilita estudar as reacções químicas. Fazendo variar factores como a temperatura e a concentração de cada substância, é possível visualizar a transformação de reagentes em produtos (e vice-versa), bem como a forma como cada um desses factores afecta a velocidade das reacções químicas.
Nota: Necessita de ter Java instalado no seu PC.



Desafios:
1) Comente a afirmação "Este programa não está a infringir a lei da conservação da massa".
2) Comente a afirmação "A temperatura está relacionada com a rapidez com que se movimentam as substâncias em estudo".
3) Comente a afirmação "O aumento da temperatura permitiu obter os produtos de reacção mais rapidamente".
Feed
Gostou? Assine o Feed ou receba os artigos por email

30 comentários:

Anónimo disse...

Este programa está engraçado. Mostra o que acontece nas reações, a 'rapidez' dos atomos e moléculas de uma forma engraçada.

Rui Barqueiro disse...

Ainda bem que gostaste. Espero que te tenha permitido relembrar conceitos que já aprendeste.

Só espero que não tenhas sido o único a gostar.

Anónimo disse...

concordo com o que o andre disse sobre este programa
está fixe e explica de forma engraçada,
está mt bom a sério

Anónimo disse...

achei o jogo muito divetido acho que com ele consegui preseber melhor como se formam outras substancias... gostaria de encontrar mais jogos didacticos como este mas não os consigo encontrar!!!

Rui Barqueiro disse...

Olá Mariana, bem-vinda! Ainda bem que gostaste. Recomenda, então, aos teus colegas. Qualquer dia aparecerão aqui outros "jogos" do género. Agora tens uma actividade sobre pH. Até breve.

Matt disse...

1) Esta afirmação é verdadeira pois a lei da conservação da massa diz que a massa dos regentes que reagem é igual à massa dos produtos da reacção formados. Neste caso, quando os corpúsculos(moléculas, átomos)dos reagentes colidem e formam novas substâncias, a quantidade de átomos (a massa) mantém-se igual.

Mathias Ajami, nº 16 8º B

Anónimo disse...

2)A temperatura está relacionada com a rapidez com que se movimentam as substâncias porque o aumento de temperatura deve originar em cada segundo a transformação de um maior número de corpúsculos de reagentes em corpúsculos de produtos.

patrícia pereira 8ºb nº17

Anónimo disse...

3)a temperatura ajuda a reacção a originar em cada segundo um maior número de corpúsculos o que torna a reacção mais rápida


pattr´cia pereira 8ºb nº17

Anónimo disse...

Concordo com a frase : 3) "O aumento da temperatura permitiu obter os produtos de reacção mais rapidamente".

Anónimo disse...

Ó professor a lei da conservaçao da massa (lei de lavoisier)
diz que " a massa dos reagentes transformados é igual á massa dos produtos da reacçao formados.. era o que dizia no livro...e eu com o jogo nao percebi a primeira pergunta.... nao é por mal professor,mas nao consegui enteder. ;)

Anónimo disse...

(eu outra vez... lol) (chato) mas tambem com o programa percebi melhor as outras duas perguntas.... ;)

Anónimo disse...

1)Este programa não infringe a lei da conservação da massa (lei de lavoisier) porque a massa total das substancias intervenientes permanece constante.


2)É possivel alterar a velocidade das reacçoes quimicas,tornando-as mais rapidas ou mais lentas, actuando de forma adequada num ou mais do que um dos seguintes factores:
-temperatura;
-concentraxao dos reagentes;
-estados dos reagentes;
-estado de divixao dos reagentes;
-perxenxa de catalizadores.


3)Quando uma mesma reacçao ocorre a temperatura mais elevadas, verifica-se que se torna geralmente mais rapida inversamente, quando se baixa a temperatura dos reagentes, a reacçao torna-se geralmente mais lenta.

maior temperatura <--> maior velocidade
menor temperatura <--> menos velocidade

Anónimo disse...

Mariana 8ºC

1- Neste programa os componetes não se ganham, não se perdem do nada, apenas se transformam formando novos componetes.
2- Quanto mais alta for a temperatura mais façilmente se da a reação, e quando a temperatura é mais baicha é mais difiçil se dar a reação.
3- Quando a temperatura aumenta os componentes encontram-se mais facilmente.

Anónimo disse...

1-Esta afirmação esta correcta pois nesta aplicação a massa dos reagentes é a mesma que a massa dos produtos de reacção.

2-Esta afirmação está certa, porque quando maior é a temperatura, maior é a rapidez com que as substancias se mexem e quando menor é a temperatura menor é a rapidez com que se mexem.

3-Esta afirmação esta certa porque quanto maior é a temperatura maior é o numero de colisões entre os corpos.

Anónimo disse...

1)A matéria é sempre a mesma mas esta esta é a recobinar de forma diferente...

2)Sim,porque quando nós aumentamos ou diminuimos a temperatura,a molecula aumenta ou também diminui a velocidade...

3)Sim,porque com o aumento da temperatura, a molecula A anda mais rapidamente, e mais facilmente chocará na molécula C, e obtém produtos de reacçao mais rapidamente...

Anónimo disse...

1) Esta afirmação e verdadeira porque quando baixamos a temperatura ao corpos congelam.

2) Sim e verdade, porque se aumentarmos a temperatura as celulas começam a mover-se muito rapidamente.

3) Sim claro, porque vai provocar choque entre si e os produtos de reacção irão produzir-se mais rapidamente.

Pedro 9ºA

Anónimo disse...

1) Não esta, e o factor principal que interage é o facto de a temperatura baixar de tal forma que as celulas congelam e ficam conservadas.

2) Quanto mais alta é a temperatura mais agitadas estão as celulas e quando mais baixa esta a temperatura mais calma estão as celulas.

3) Sim, porque vai provocar uma colisão entre os corpos o que permite os produtos de reacção produzirem mais rapidamente.

Roberto 9º A

Matt disse...

2) Isto acontece porque a temperatura aumenta quando se fornece calor ao lugar onde está a ocorrer a reacção química. A energia calorífica converte-se em energia cinética (energia de movimento) que faz com que os corpúsculos das substâncias se movimentem mais rapidamente.

Mathias Ajami, nº 16 8ºB

Matt disse...

3) Isto acontece porque a temperatura faz com que os corpúsculos se agitem mais e se movimentem mais rapidamente. Isso faz com que eles colidam, formando os produtos da reacção, mais rapidamente, mais frequentemente e mais violentamente. Isso torna a obtenção dos produtos da reacção mais rápida.

Mathias Ajami, nº 16 8ºB

Anónimo disse...

1-Este programa está de acordo com a lei da conservação das massas porque a massa total do reagente A e do BC é igual a massa total dos produtos da reacção AB e C
2-Quando aumento a temperatura as moléculas têm movimentos mais rápidos o que faz com que choquem mais depressa isto faz aumentar a velocidade das reacçôes.
3-Como o choque entre as moléculas é mais rapido os reagentes reagem mais depressa

Anónimo disse...

1) porque nada se perde, apenas tudo se transforma.







Márcia freitas nº15

Anónimo disse...

2) sim. Porque quanto maior a temperatura maior a rapidez da reacção.





Márcia freitas nº15

Anónimo disse...

3) sim. Porque quanto maior a temperatura maior a rapidez da reacção.





Márcia freitas nº15 8ºb

Brigite Cabrita disse...

1)Este programa não está a infrigir a lei da conservação da massa porque nada se está a criar, nada se está a perder e porque tudo só se está a transformar.

2)A temperatura está relacionada com a rapidez com que se movimentam as substâncias porque à medida que a temperatura aumenta as substâncias movimentam-se mais rapidamente (regra geral)

3)O aumento da temperatura permitiu obter os produtos de reacção mais rapidamente porque, em geral, o aumeno da temperatura torna a reacção mais rápida.

Anónimo disse...

Andreia Mariano 8ºB

1) Eu acho que tem razão porque a reacção tem massa, o que faz com que a reacção seja boa.

2)Eu concordo porque por exemplo eu tenho um fósforo acesso e está muito quente... Quando eu ponho ao fogo para aquecer, por exemplo sopa,aparece de imediato a chama.

3) Eu concordo porque a temperatuta varia com a rapidez da substância.

Anónimo disse...

Daniela Mariano 8ºB

1) Eu acho que está a infringir. Porque pelo o que o video mostra a lei da conservação da massa está presente no video.

2) Eu concordo, porque se a temperatura for muito alta, a rapidez com que se movimenta as substâncias também são altas ou aumentam.

3) Eu concordo, porque se a temperatura diminui-se não se permitia obter os produtos de reacção mais rapidamente.

Cátia Guerreiro disse...

2) Concordo, visto que a uma temperatura mais elevada os átomos têm tendencia a movimentar-se mais rapidamente, e, logo, há uma maior probabilidade de se encontrarem num menor espaço de tempo.

3) Concordo, pois ao encontrarem-se mais rapidamente quando a temperatura sobe, também irão reagir mais rápidamente, dando origem a produtos de raacção mais rápido do que se a temperatura fosse inferior.

Anónimo disse...

1) Um aumento de temperatura deve originar, em cada segundo, a transformação de um maior número de corpúsculos de reagentes em corpúsculos de produtos: a reacçao é mais rápida

2) Se uma mistura de reagentes for aquecida aumenta a agitação dos seus corpúsculos, pelo que deverá aumentar a frequênciade colisões entre eles

3) O aumento de temperatura faz com que s substâncias se cruzem mais depressa, o que acelera a reacção quimica

Anónimo disse...

Desculpa este atraso ligeiro. Mas sempre me ensinaram que mais vale tarde do que nunca. Mas também me ensinaram a cumprir os prazos vá... : D
Ass Jéssica


1) Não. Porque a lei da conservação da massa diz-nos que a massa dos produtos da reacção tem de ser igual à massa dos reagentes da reacção, pois nada na Natureza se perde ou se cria.



2) Sim. Pois quanto maior for a temperatura que se encontra as substâncias, maior será a velocidade com que eles se movimentam. Pois o aquecimento faz as partículas a agitarem-se mais depressa.



3) Sim porque se eles se movimentam mais depressa, com uma maior velocidade, logo irão transformar os reagentes da reacção em produtos da reacção mais depressa. O que fará com que a reacção acabe com um menor tempo.


Daniielaa e Jéssicaa Silva
9ª.A

Rui Barqueiro disse...

Ora bem, considero que as seguintes respostas podem servir de correcção. ATENÇÃO: Há muitas respostas que contêm erros. Alunos que não encontrem as suas respostas entre as seleccionadas, devem levá-las para as aulas para que eu as corrija. Fazê-lo aqui era uma tarefa monumental. O tempo não dá para tudo.

Respostas correctas à questão 1):

• Esta afirmação é verdadeira pois a lei da conservação da massa diz que a massa dos regentes que reagem é igual à massa dos produtos da reacção formados. Neste caso, quando os corpúsculos (moléculas, átomos) dos reagentes colidem e formam novas substâncias, a quantidade de átomos (a massa) mantém-se igual.

• Este programa não infringe a lei da conservação da massa (lei de lavoisier) porque a massa total das substâncias intervenientes permanece constante.

• A matéria é sempre a mesma mas esta está é a recombinar de forma diferente...

• Este programa está de acordo com a lei da conservação das massas porque a massa total do reagente A e do BC é igual a massa total dos produtos da reacção AB e C

• Porque nada se perde, apenas tudo se transforma.

• Este programa não está a infringir a lei da conservação da massa porque nada se está a criar, nada se está a perder e porque tudo só se está a transformar.

• Se uma mistura de reagentes for aquecida aumenta a agitação dos seus corpúsculos, pelo que deverá aumentar a frequência de colisões entre eles

Respostas correctas à questão 2):

• Esta afirmação está certa, porque quando maior é a temperatura, maior é a rapidez com que as substancias se mexem e quando menor é a temperatura menor é a rapidez com que se mexem.

• A temperatura está relacionada com a rapidez com que se movimentam as substâncias porque o aumento de temperatura deve originar em cada segundo a transformação de um maior número de corpúsculos de reagentes em corpúsculos de produtos.

• Concordo, visto que a uma temperatura mais elevada os átomos têm tendência a movimentar-se mais rapidamente, e, logo, há uma maior probabilidade de se encontrarem num menor espaço de tempo.

• Isto acontece porque a temperatura aumenta quando se fornece calor ao lugar onde está a ocorrer a reacção química. A energia calorífica converte-se em energia cinética (energia de movimento) que faz com que os corpúsculos das substâncias se movimentem mais rapidamente.

• Quando aumento a temperatura as moléculas têm movimentos mais rápidos o que faz com que choquem mais depressa isto faz aumentar a velocidade das reacções.

Respostas correctas à questão 3):

• A temperatura ajuda a reacção a originar em cada segundo um maior número de corpúsculos o que torna a reacção mais rápida

• Quando uma mesma reacção ocorre a temperatura mais elevadas, verifica-se que se torna geralmente mais rápida inversamente, quando se baixa a temperatura dos reagentes, a reacção torna-se geralmente mais lenta.

• Quando a temperatura aumenta os componentes encontram-se mais facilmente.

• Esta afirmação esta certa porque quanto maior é a temperatura maior é o numero de colisões entre os corpos.

• Como o choque entre as moléculas é mais rápido os reagentes reagem mais depressa

• Isto acontece porque a temperatura faz com que os corpúsculos se agitem mais e se movimentem mais rapidamente. Isso faz com que eles colidam, formando os produtos da reacção, mais rapidamente, mais frequentemente e mais violentamente. Isso torna a obtenção dos produtos da reacção mais rápida.

• Sim, porque com o aumento da temperatura, a molécula A anda mais rapidamente, e mais facilmente chocará na molécula C, e obtém produtos de reacção mais rapidamente...

• Concordo, pois ao encontrarem-se mais rapidamente quando a temperatura sobe, também irão reagir mais rapidamente, dando origem a produtos de reacção mais rápido do que se a temperatura fosse inferior.

Enviar um comentário

1) Identifique-se.
2) Seja respeitoso e cordial.
3) São bem-vindas críticas construtivas e correcções.
4) Leia primeiro os comentários anteriores.

Feed Assine o Feed ou receba os artigos por email.

Estão atentos a este blogue....