16 de setembro de 2009

Acesso ao ensino superior: as médias, os cursos e as universidades (2009)

ng1190491O objectivo deste post é divulgar a média mínima com que foi possível ingressar neste último concurso (2009) em cada um dos cursos do ensino superior.
Qual o interesse de ter presente estas médias?
Porque um defeito que muitos alunos têm está relacionado com o facto de só se preocuparem com as médias quando começam a fazer os exames ou quando começam a preencher os impressos para concorrerem à universidade.
Infelizmente nessa altura já é demasiado tarde e ficam muitos sonhos pelo caminho.
É importante ter objectivos e ter sempre presente a média desejada. Só desta forma um aluno pode controlar de forma eficaz todos os resultados que vai obtendo ao longo de 3 anos.
ng1190546Comece o mais cedo possível a interessar-se sobre este assunto. Fique a saber que cursos existem e em que universidades. Repare no número de vagas e nas médias do último que entrou. Repare também na diferença entre as médias para o mesmo curso ente universidades diferentes. Exemplo: na Universidade do Algarve, o último aluno foi colocado em Bioquímica apenas com 9,7 valores e, das 25 vagas ficaram 13 por preencher. No mesmo curso, mas na Universidade de Aveiro, todas as 45 vagas foram ocupadas e o último entrou com 16 valores. Será que o tipo de alunos que vai encontrar nesses dois cursos vai ser o mesmo? Duvido.
Se for do seu interesse, descarregue aqui o documento em pdf e vá dedicando algum tempo a pensar nestes assuntos.
As imagens e o documento que aqui disponibilizo foram encontrados aqui.
Feed
Gostou? Assine o Feed ou receba os artigos por email

9 comentários:

Anónimo disse...

ass: bogdan
Boa tarde professor estive a ler e descarreguei o documento de pdf. praticamente todas as medias para medicina não estão abaixo dos 17,5...que bom...(ironia). tambem estive a estudar a quimica do 9º ano e fiz o ultimo quiz. ainda tenho que estudar... :D
Estive a ver o livro de 10º de quimica e estive a ler a parte sobre o efeito Doppler. amanhã podia dar-me umas "luzes" sobre isso?? obrigado e boa tarde

Jess disse...

Bom Dia professora. Acabei de ler o documento de PDF e não consegui encontrar as medias para psiquiatria. Haverá algum curso com medias semelhantes na lista para eu ter uma noçao?

Obrigada e Bom Fim de Semana =D

Rui Barqueiro disse...

Bom dia Jess. Penso que querias dizer professor.

Psiquiatria é uma especialização em medicina, pelo que as médias que procuras são as de medicina.

Bom resto de fds.

Jess disse...

Obrigada.
As médias sem duvida que são muito baixinhas para quem consegue com muito esforço um 9 a Fisica e Quimica .
(estava a ser irónica)
=D

Rui Barqueiro disse...

Jess, agora é trabalhar mais. Há que aprender com erros e lutar pelos objectivos.

Anónimo disse...

Olá.

Gostaria de tirar uma dúvida... No documento PDF a coluna que esta apreto e diz : "Nota do ultimo colocado ( continente geral)" é a media nessecaria para se candidatar a esse curso??

Obrigado

Rui Barqueiro disse...

Foi. No ano lectivo transacto. Dá para ter uma ideia do que poderá ser necessário para este ano.

Anónimo disse...

Obrigado pela resposta.

Anónimo disse...

Boa Tarde .

no proximo ano lectivo, irei iniciar o 10º ano , já tenho objectivos bem deliniados, quero estudar medicina e sei o esforço que vou ter de fazer. uma coisa que eu também gostava , era de ir estudar para o estrangeiro, já pensei em ir para Espanha (pois as médias são mais baixas e isso também ajuda) e recebi o apoio dos meus pais, mas tenho uma duvida ... posso estudar lá e depois vir para Portugal fazer uma especialização ?

Obrigada e boa tarde ,
Mariana :)

Enviar um comentário

1) Identifique-se.
2) Seja respeitoso e cordial.
3) São bem-vindas críticas construtivas e correcções.
4) Leia primeiro os comentários anteriores.

Feed Assine o Feed ou receba os artigos por email.

Estão atentos a este blogue....