12 de novembro de 2009

Estudo do movimento: Lançamentos

Estes dois vídeos produzidos pelo MIT TechTV demonstram bem a importância de sermos capazes de pensar no movimento vertical e no movimento horizontal de forma independente.

No primeiro, intitulado Monkey and a Gun, um macaco de peluche é suspenso por um electroíman, a uma certa distância e a uma certa altura. Uma bola de golfe é apontada directamente para o macaco e, quando disparada, corta a corrente no electroíman, provocando a queda do macaco. Desta forma, o macaco inicia a queda no mesmo instante em que a bola é disparada. O que acontecerá? (Aviso: Nenhum animal foi maltratado na realização deste filme)

É muito provável que quem estiver menos familiarizado com as leis da Física responda que o macaco se livra de ser atingido. No entanto, quem tiver alguns conhecimentos de Física por certo responderá que o macaco e a bola se encontram. É isto mesmo que sucede.

Intuitivamente poderíamos ser levados a pensar que a bola passaria sobre a cabeça do macaco visto a elevada velocidade com que foi disparada. Contudo, a gravidade afecta ambos os corpos da mesma forma e acelera-os igualmente para baixo, o que faz com que o macaco e a bola se encontrem. Não adianta disparar a bola com maior velocidade. Isso apenas faria com que se encontrassem a uma altura maior.

Neste segundo vídeo, intitulado Relative Motion Gun, vemos uma bola a ser lançada verticalmente de um carro em movimento. O que acontecerá?

Mais uma vez a Física dá-nos a resposta: como a bola foi lançada com o carro em movimento, os dois têm a mesma velocidade horizontal e, quando cair, os dois encontrar-se-ão. Não importa a velocidade vertical com que é lançada. Isso apenas afectará a altura que atingirá e o tempo que permanecerá no ar. Como as velocidades horizontais de ambos são idênticas, durante esse tempo deslocar-se-ão a mesmíssima distância horizontal. O carro não pode escapar.

Feed
Gostou? Assine o Feed ou receba os artigos por email

2 comentários:

Diana disse...

Olá! Descobri este blog por acaso, vendo as sugestões propostas pelo meu Google Reader. Adicionei-o "à experiência" e devo dizer que gostei do resultado. Parabéns pelo blog interessante, gosto de ver vídeos a demonstrar que o que aprendo em física, e me dá uma dor de cabeça a resolver, realmente acontece. Ver um vídeo é sempre mais fascinante do que ouvir a teoria em sala de aula.

Rui Barqueiro disse...

Olá Diana! Ainda bem que o Átomo e meio não te desiludiu. Obrigado pelas palavras simpáticas, servem de alento para continuar.

Quanto às dores de cabeça que a Física dá, isso faz parte do processo. É uma disciplina que implica formas de pensar a que a maior parte das pessoas é alheia e que exige muito tempo de reflexão. Mas depois de perceber as regras do jogo, é espantoso o entendimento que nos dá do mundo que nos rodeia.

Volta sempre ;)

Enviar um comentário

1) Identifique-se.
2) Seja respeitoso e cordial.
3) São bem-vindas críticas construtivas e correcções.
4) Leia primeiro os comentários anteriores.

Feed Assine o Feed ou receba os artigos por email.

Estão atentos a este blogue....