7 de julho de 2009

RoboCup 2009 – os resultados

Mais uma reportagem de Porfírio Silva que esteve a acompanhar o RoboCup 2009 em Graz, Áustria. Pode ser lida aqui (Portugueses no RoboCup 2009: novas gerações de campeões). Aqui deixo uns excertos.

Na arena principal do RoboCup, as competições para equipas do ensino superior, a equipa CAMBADA, da Universidade de Aveiro, campeã mundial 2008 na Liga de Robots de Tamanho Médio, talvez a liga do futebol robótico mais significativa em termos científicos e de engenharia, conquistou este ano de novo um excelente resultado: um terceiro lugar na classificação geral. E, além disso, venceu um dos dois Desafios Técnicos: aquele que consistia em reconhecer a bola em jogo sem ser por meio de uma cor pré-determinada.

(…)

Entretanto, no RoboCup Júnior, onde concorrem alunos do ensino básico e secundário, é que a avalanche de prémios de topo assinala uma participação portuguesa notável. Continue a ler.

Também apresento dois pequenos vídeos (retirados daqui: robots humanóides a jogar futebol) que mostram bem os desafios que são colocados quando se pretende que um robot faça algo aparentemente tão simples para nós como caminhar, localizar um alvo, identificar os adversários e os jogadores da mesma equipa, orientar-se numa superfície e tomar decisões básicas. Colocar uma máquina a fazer isto é mesmo muito complicado, mas é ao mesmo tempo espantoso.

É importante ter presente que os robots não estão a ser comandados remotamente e, portanto, tomam as suas próprias decisões.

Feed
Gostou? Assine o Feed ou receba os artigos por email

1 comentários:

André Estêvão disse...

No segundo vídeo vê-se um grande golo. Até o robot já é oportunista. Fez tabela com o outro.:P

Enviar um comentário

1) Identifique-se.
2) Seja respeitoso e cordial.
3) São bem-vindas críticas construtivas e correcções.
4) Leia primeiro os comentários anteriores.

Feed Assine o Feed ou receba os artigos por email.

Estão atentos a este blogue....