3 de janeiro de 2009

Spirit e Opportunity: Os dois robôs geólogos da NASA fazem hoje cinco anos a trabalhar em Marte. Grande eficiência!

Abro este ano com um artigo sobre os dois robôs que a NASA tem em Marte já há 5 anos. Estava previsto que o Spirit e o Opportunity durassem 3 meses. Já superaram em 20 vezes este prazo! Grandes robôs!

Segue a notícia retirada do Público online.

"Faz hoje cinco anos, e não havia unhas para roer que chegassem na NASA. Estava para aterrar o primeiro dos dois robôs geólogos que a agência espacial norte-americana estava a enviar para Marte, o Spirit. Passados 21 dias, devia aterrar o Opportunity. Se algo corresse mal, seria um falhanço duplo.
(...)
Os olhos da Terra estavam postos em Marte nesse dia 3 de Janeiro de 2004. Sobretudo depois do fiasco na noite de Natal de 2003 da Agência Espacial Europeia: a sonda Beagle, que devia ir procurar sinais de vida em Marte, desapareceu sem nunca mais dar sinal. Um estudo publicado agora, em Dezembro, estima que a sonda europeia deve ter ardido ao entrar na atmosfera marciana, devido a um erro nos cálculos dos cientistas.

Mas o Spirit e o Opportunity fizeram esquecer o falhanço da Beagle. Durante estes cinco anos, fizeram descobertas importantes sobre o passado da água em Marte (em estado líquido) e sobre as condições ambientais que o planeta viveu em tempos passados. Sempre a andar muito devagarinho.

Ao todo, os robôs percorreram mais de 21 quilómetros (qualquer erro pode ser fatal, como uma derrapagem que os faça capotar, por exemplo), recolheram mais de 250 mil imagens e 36 mil gigabytes de dados, subiram a uma colina e desceram para dentro de crateras, lutaram para se libertar de areias, enfrentaram os problemas causados pelo desgaste dos materiais de que são feitos - enfim, são pequenos heróis. E a NASA continua a ter planos para eles: pelo menos quatro novas missões. O Spirit é o que está em piores condições, pois os seus painéis solares não são bem limpos da poeira marciana."


A imagem seguinte mostra uma vista panorâmica de 360º e indica a localização de vários eventos que sucederam nos 5 anos desde que o Spirit pousou na Cratera Gusev (clique para aumentar).
Para mais informação sobre os robôs consulte.

Pois é, tal como refere a notícia, os cientistas também falham cálculos. Mas, com esse erro, aprenderam muito, o que permitiu que novas missões pudessem ocorrer sem problemas. Se nada fizessem com medo de errar, a ciência não avançava.

É esta a mensagem que queria deixar: não devemos deixar de fazer as coisas só porque temos medo de falhar.

Feed
Gostou? Assine o Feed ou receba os artigos por email

3 comentários:

Anónimo disse...

e tem toda a razão, apesar de algumas pessoas fazerem isso ...

Anónimo disse...

Não tenho vindo ao PC á alguns dias, mas li agora a noticia.Belos robôs que vão a Marte e ainda ficam la mais 5 anos!!

Anónimo disse...

Bela notícia,... penas "Spirit" ter chegado ao fim,...

Enviar um comentário

1) Identifique-se.
2) Seja respeitoso e cordial.
3) São bem-vindas críticas construtivas e correcções.
4) Leia primeiro os comentários anteriores.

Feed Assine o Feed ou receba os artigos por email.

Estão atentos a este blogue....