8 de janeiro de 2009

Projecto Escola Electrão

A escola foi aceite para participar no Projecto Escola Electrão.
Este projecto é "uma iniciativa inédita no País com o objectivo de formar e informar todos os alunos dos 10 aos 18 anos sobre a gestão de Resíduos e Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE), premiando ainda as escolas com melhor desempenho ambiental."

Vão participar 382 escolas, o que corresponde a mais de 262 mil alunos envolvidos.

Os objectivos principais do projecto Escola Electrão são: "Sensibilizar os alunos do Ensino Básico (2º e 3º ciclos) e Ensino Secundário para a importância do tratamento adequado dos REEE, proporcionando aos professores informação actualizada sobre este fluxo de resíduos."

Esta iniciativa inclui também uma acção de recolha de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos nas escolas que se destina a premiar as escolas que depositarem a maior quantidade destes equipamentos em fim de vida, avaliada em quilograma. Para tal, serão colocados Pontos Electrão nas escolas participantes.

Para a
"nossa" Escola as datas serão as seguintes:
  • Data de entrega do Ponto Electrão: 13 de Fevereiro de 2009
  • Data de recolha do Ponto Electrão: 20 de Fevereiro de 2009
Temos, portanto, uma semana para colocar no Ponto Electrão que será instalado na Escola, o máximo de REEE possível. Aqui é um dos casos em que a quantidade é importante.

Já sabes, fala com os teus familiares e amigos. Em vez de colocarem material avariado no lixo, traz para o Ponto Electrão da escola.

Nota: Podemos trazer REEE para a Escola antes da chegada do Ponto Electrão. Estes ficarão armazenados na Escola e poderão ser desde logo recolhidos no dia da entrega do Ponto Electrão.

Quais os REEE que podem ser depositados?

Todos os REEE podem ser depositados no Ponto Electrão excepto as lâmpadas e os de grande dimensão que não possam ser introduzidos na abertura (55cm x 55cm). Os REEE de grande dimensão (ex.: frigoríficos, máquinas de lavar, etc.) podem ser entregues através de uma recolha especial do operador logístico que estiver afecto à escola participante.

As lâmpadas pertencentes à Categoria 5 (Equipamentos de Iluminação) podem ser depositadas desde que inteiras, em caixas de cartão que serão disponibilizadas às escolas em simultâneo com o Ponto Electrão e que deverão ser acondicionadas em local seco. Alertamos que nesta categoria não estão incluídas as lâmpadas incandescentes, de halogéneo, leds e infra-vermelhos.


Se estás interessado em passatempos e jogos que se renovam regularmente, prémios bastante atractivos e diversos conteúdos didácticos, visita o Clube Electrão.

Ajuda a divulgar esta campanha e contribui com o máximo que puderes.

Feed
Gostou? Assine o Feed ou receba os artigos por email

4 comentários:

Anónimo disse...

Ja podiam ter dito isso...
Ainda na semana passada, foi o microondas fora.Como ia ao Forum deixei lá naqueles.
O prof. é que podia dar dinheiro, nos renovavamos as nossas maquinas e punhamos as outras no electrão.O que acha desta ideia?? :P

Anónimo disse...

até não é má ideia Estêvão ...

Anónimo disse...

E como é que nós levamos os electrosomésticos, se estes forem muito pesados??

Carla Graça 9B N7

Rui Barqueiro disse...

@ Carla

O Estêvão é forte. Aguenta bem um frigorífico no lombo :D

Agora a sério, coisas mais pesadas, podem pedir a quem tenha carro e que possa vir à escola. Casos específicos falamos na escola.

Enviar um comentário

1) Identifique-se.
2) Seja respeitoso e cordial.
3) São bem-vindas críticas construtivas e correcções.
4) Leia primeiro os comentários anteriores.

Feed Assine o Feed ou receba os artigos por email.

Estão atentos a este blogue....