Estes problemas foram retirados de provas das Olimpíadas Regionais de Física. Estão relacionados com temas que foram abordados nas aulas do 9º ano e deixo-os aqui como desafio para os alunos interessados.
1- Um automobilista seguia na estrada, à velocidade constante de 72 km/h quando se apercebeu de uma árvore caída no pavimento. O tempo de reacção do automobilista foi de 0,7 s. Para evitar a colisão, travou comunicando ao carro uma “retardação” constante de 5 .
1.1. Representa num gráfico a velocidade do carro em função do tempo desde o instante em que o automobilista avistou a árvore até parar.
1.2. Felizmente, o automobilista conseguiu imobilizar o carro a 4 m da árvore! Determina a distância a que o condutor estava quando avistou este obstáculo.
1.1. Representa num gráfico a velocidade do carro em função do tempo desde o instante em que o automobilista avistou a árvore até parar.
1.2. Felizmente, o automobilista conseguiu imobilizar o carro a 4 m da árvore! Determina a distância a que o condutor estava quando avistou este obstáculo.
Retirado da prova das OLIMPÍADAS REGIONAIS DE FÍSICA 2007
2. O TGV é o comboio de alta velocidade francês e é, até ao momento, o comboio de grande velocidade com maior sucesso na Europa.
A Isabel e o José Paulo, viajando de Paris para Bruxelas no TGV, tinham curiosidade de saber a que distância da estação o comboio começava a travar. Observaram no visor que o TGV seguia a 370 km/h. Utilizando o cronómetro do telemóvel, mediram para tempo de travagem 47,7 s. A que conclusão chegou o casal?
3. Já fora da estação de comboios, o casal alugou um automóvel. Seguiam com velocidade constante de módulo 90 km/h, numa estrada rectilínea, quando surgiu uma operação “stop”.
Um agente da polícia fez sinal de paragem, mas a Isabel, que ia ao volante e estava distraída, prosseguiu com a mesma velocidade. Após 6,0 s a polícia iniciou a perseguição com velocidade constante de módulo 108 km/h. Calcule:
3.1. O tempo que a polícia demorou até alcançar o veículo;
3.2. A distância a que os veículos se encontraram, a partir da posição da operação “stop”.
4. Um corredor de 100 m tem uma aceleração constante nos primeiros 3 s da sua corrida e atinge assim uma velocidade de 12 m/s que mantém até ao fim da corrida.
4.1. Trace o gráfico da velocidade em função do tempo que descreve os primeiros 7 s da corrida.
4.2. Recorrendo ao gráfico que traçou, determine a distância percorrida pelo corredor nos primeiros 3 s da corrida.
4.3. Determine o tempo que o corredor levou a percorrer os 100 m.
Para mais informação consulte a página das Olimpíadas de Física.
2. O TGV é o comboio de alta velocidade francês e é, até ao momento, o comboio de grande velocidade com maior sucesso na Europa.
A Isabel e o José Paulo, viajando de Paris para Bruxelas no TGV, tinham curiosidade de saber a que distância da estação o comboio começava a travar. Observaram no visor que o TGV seguia a 370 km/h. Utilizando o cronómetro do telemóvel, mediram para tempo de travagem 47,7 s. A que conclusão chegou o casal?
3. Já fora da estação de comboios, o casal alugou um automóvel. Seguiam com velocidade constante de módulo 90 km/h, numa estrada rectilínea, quando surgiu uma operação “stop”.
Um agente da polícia fez sinal de paragem, mas a Isabel, que ia ao volante e estava distraída, prosseguiu com a mesma velocidade. Após 6,0 s a polícia iniciou a perseguição com velocidade constante de módulo 108 km/h. Calcule:
3.1. O tempo que a polícia demorou até alcançar o veículo;
3.2. A distância a que os veículos se encontraram, a partir da posição da operação “stop”.
Retirados da prova das OLIMPÍADAS REGIONAIS DE FÍSICA 2008
4. Um corredor de 100 m tem uma aceleração constante nos primeiros 3 s da sua corrida e atinge assim uma velocidade de 12 m/s que mantém até ao fim da corrida.
4.1. Trace o gráfico da velocidade em função do tempo que descreve os primeiros 7 s da corrida.
4.2. Recorrendo ao gráfico que traçou, determine a distância percorrida pelo corredor nos primeiros 3 s da corrida.
4.3. Determine o tempo que o corredor levou a percorrer os 100 m.
Retirado da prova das OLIMPÍADAS REGIONAIS DE FÍSICA 2005
Para mais informação consulte a página das Olimpíadas de Física.
18 comentários:
Aqui na pergunta 1.2 pode dar alguma coisa como ele ver o obstaculo a 155 metros??
Olá Estêvão! Explica, resumidamente, qual o teu raciocínio. Pode ser que alguém mais esteja interessado em contribuir.
Fiz que d= A(quadrado) + A(triangulo
Como fiz o grafico velocidade(km/h)-tempo(seg) converti a velocidade para m/s e depois fiz as contas.
Segui o mesmo raciocínio, mas n fiz no papel. Foi tudo mentalmente pelo que posso ter cometido um erro, mas o teu valor é muito alto. Confirma as reduções e se o gráfico foi em m/s.
Hoje, como não sabia se tinha aulas ou não, aproveitei para fazer os exercicios na biblioteca.Logo lhe mostro na proxima aula.
isto é para nós fazermos como desafio ??
Carolina, como tudo o que coloco aqui, serve para estimular as vossas células cinzentas. Quem as quiser treinar, faça o favor.
Isso já devia estar feito!!... :P
Metem-se a brincar... :P
ahhh ... ok ...
pensava que estas questões eram desafios mas sem data limite, eh,eh ...
então posso continuar a faze-los à minha velocidade ... =D
Então pensavas bem. Não têm data limite. Quando tiverem respostas podem colocá-las aqui.
Velocidade ou rapidez? hum... ;)
1) Ele avistou a árvore a 54 met.
2)O Comboio começava a travar a 2451,25m da estação.
3) 3.1 A policia demorou 25 seg. a alcançar o veículo.
3.2 Encontram-se 750met. depois.
4) 4.2) Percorreu 18met. nos 1ºs 3 seg.
4.3) Ele levou a percorrer os 100met. aproximadamente 9,8seg.
Olá Estêvão.
Parabéns pelo teu esforço.
1) faltou voltar a ler o enunciado (erro muito comum)
2) certíssimo
3) não tenho o mesmo
4) tenho 9,83s
Há mais voluntários?
4. Sim, na verdade até tenho aqui no meu caderno 9,8(3)s mas esqueci-me de passar para aqui.
1.Nesta estive a rever e agora dá-me 58m.
3.
3.2 Aqui dá-me 2 resultados diferentes...
180m e 638m...
3.1 Nesta... 19seg. Mas acho qe este não seja o resultado...
Olá Estêvão. Percebeste o que faltava na 1ª: reler a pergunta!
Quanto à 3ª, continua a não estar correcta. Explica resumidamente o que fizeste.
Não há mais interessados em participar? Enfim...
Multipliquei os 25m/s de um pelos 30 m/s e adicionei 50 que era a distancia que a condutora tinha de vantagem.
Multiplicaste as velocidades? o_0 e depois somaste uma distância? 0_o
Ora pensa lá nas unidades que vais obter com esses cálculos.
Prof. tenho feito em casa( tentado) fazer algumas perguntas depois irei enviar as respostas brevemente e algumas dúvidas.
estou resolvendo..........
Olá Manuel. Quem estuda tem sempre dúvidas. Se te der mais jeito, podemos falar na escola. Continuação de bom trabalho.
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