14 de janeiro de 2009

Alguém num país do médio oriente não esteve com atenção nas aulas de física

Atenção que o vídeo tem o som muito forte.



Desafio (limite 21/Janeiro):
1- Explica a situação atendendo ao conceito de momento de uma força.
2- Seria possível fazer regressar o burro para o chão sem retirar os sacos da carroça? (Não vale puxar o burro nem levantar a traseira da carroça)

Já agora, que ditado é possível aplicar aqui?

Feed
Gostou? Assine o Feed ou receba os artigos por email

20 comentários:

Anónimo disse...

signica que na parte de tras da carroça existia uma maior massa do na parte da frente onde se situa o burro e que fez com o que o eixo se sobreposse. professor esta materia nao esta no meu livro

O ditado possivel que posso aplicar aqui é "o burro carrega vinho e bebe água" é por isso que se chama burros

marco rosa 9b n15

Rui Barqueiro disse...

Marco, recebi o teu comentário. Tira-se umas fotocópias das páginas que não tens. Falamos na escola.

Anónimo disse...

Bogdan 9ºA eu penso que os homenzinhos faltaram À aula em que o professores deles dizia que o efeito rotação è tanto maior quanto a força exercida.ora o peso dos sacos era maior que o peso do burro, isso fez com que o pobre animal fosse levantado no ar.quando o peso foi equilibrado o animal "desceu" a terra. agora não sei mas podemos considerar as rodas do carro como fulcro e o resto do carro como alavanca? ditado:não tentes transportar mais do que es capaz.

Anónimo disse...

Bogdan Professor não sei se recebeu o comentario anterior a este pois aqui a net parece que é de "cartão" (não presta) e não sei se enviou pois houve uma complicação. eu tinha dito que o efeito de rotação é tanto maior quanto maior a força exercida. ora o peso dos sacos era maior que o do burro, fazendo assim o animal descolar do chão.ao equilibrar o peso este pousou. podemos considerar as rodas do carro como fulcro e o resto do carro como alavanca??

Anónimo disse...

professor, ja vi e revi muitas vezes o video, mas nao consigo perceber. O momento de uma força não é quando há rotação? Penso que as rodas da carroça são o fulcro e houve mais força aplicada num lado (no dos sacos) do que noutro (no do burro). E o ditado não é: É areia demais para a minha camioneta.

Anónimo disse...

Esta situação acontece porque a força foi aplicada em pontos sucessivamente mais afastados do eixo de rotação, o que faz com que o momento da força seja maior.

Anónimo disse...

1- O carro está a servir como alavanca.
O problema do video deve-se á maior carga das sacas do que o burro aguenta.
Como: M f = F*d e a força maior está no lado das sacas, para igualar teria-e de aumentar a distância do burro ao fulcro.
Assim, como mostra a figura, o Mf está maior no lado das sacas.

2- Mas pode ser antes de construi o carro? :P É que assim era só aumentar a distânca do burro ao fulcro.
Agora assim já com os sacos em cima e ele no ar só se colocase os sacos que estavam em cima da carroça antes do fulcro, por mais perto do burro.

Anónimo disse...

Ex: 2

Para por o burro no chão sem tirar os sacos da carroça basta repartir os sacos.

Como os sacos estão todos na parte de trás da carroça, por metade na parte de trás e a outra metade na parte da frente. ( convém que as metades estejam à mesma distância do fulcro, para estar em equilíbrio).


o outro logo respondo ;)

Anónimo disse...

1- Acho que a carroça pode representar uma alavanca, onde o fulcro é a roda, e num lado está o peso da carga,e no outro está o peso do burro. A linha de acção das duas forças está à mesma distancia do fulcro. No vídeo vê-se que o burro, está no ar, e a carga no chão. Isto quer dizer que o momento da força da carga é maior (maior peso).
As pessoas vão tirando a carga, até que chega a um ponto, em que o momento das duas forças é igual, e por isso os corpos estão em equilíbrio. Isto quer dizer a carga e o burro têm o mesmo peso.

2- Podia-se fazer isso se aumentássemos a distância do burro ao fulcro (roda). Quanto maior for o braço da força, maior o momento da força, de acordo com a fórmula MF= F*D

Anónimo disse...

1- esta situação aconteceu porque o peso não é igual nas duas partes da alavanca e como os sacos pesam mais que o burro o burro fica no ar.

2- Acho que sim, podemos aumentar a barra que segura o burro a carroça.

Anónimo disse...

1- M1xD1 é maior que M2xD2

O centro do peso da carga vezes a distancia à linha do eixo é maior que o peso do burro vezes a distancia à linha do eixo. Por outras palavras...

O momento da força do peso dos sacos é maior do momento da força do peso do burro e por efeito de balança o burro levantou.

2-Sim, subindo os homens para cima da canga do carro;

Anónimo disse...

1- O momento da força depende da intensidade da força e do sentido. Considerado as rodas do carro o fulcro, e o resto do carro a alavanca. A medida que os sacos são retirados do carro o burro começa a descer, embora os pesos dos sacos continuam superior ao do burro. Isso deve-se ao facto de a força de alguns sacos estar aplicada mesmo junto as rodas (fulcro), tendo essa força um braço muito pequeno.

2- Aumentado o braço do lado do burro.

Pedro 9ºA

Anónimo disse...

Professor a pergunta 1 nao estou a percebe-la, gostava que me explica-se na aula sff.

Em relaçao a pergunta nº2 deveria-se de aumentar o braço do lado do burro, para assim fazer o burro regressar ao chao.

Roberto 9ºA

Anónimo disse...

1 - Os sacos da carrosa estão a fazer mais força que o peso do burro, pois, a carrosa é uma espécie de alavanca

2 - O burro poderia ir para o chão se aumentassem o braço de força que neste caso é aquela espécie de paus que ligam a carrosa à cela do burro, feito isto, o burro poderia "aterrar"

Anónimo disse...

Neste video acontece que (atendendo ao conceito de momento da força) , como o Mf= f*d, logo, a mula está no ar e a carga no chao porque `|Pcarga *distancia 1 ( q vai ate ao fulcro) > Pmula *distancia 2|



Para q a mula voltasse ao normal(ficasse no chao) teriamos de deslocar o fulcro mais para o centro fazemos com que o momento das forças dos dois se equilibra-se.




jOAO virginio N -13 9-B

Anónimo disse...

1-neste video é possível afirmar que existem mais que 2 forças mas vou só falar de duas: uma é o peso da carga do burro e outra é o peso do burro e as rodas funcionam como fulcro por isso a carga está a fazer uma força tanto maior que o burro fica em pé.

2- É só pôr os sacos da carroça mais perto do fulcro para alterar o momento de força.

ditado: "albarda-se o burro à vontade do dono".

Anónimo disse...

1- está a ser feita uma força gravitica mais forte na parte traseira poruqe o braço de força onde o burro esta amarrado é muito curto assim para que o burro voltasse ao normal sem se tirar os sacos teria de ser mais pesado.

2- Aumentado a distancia do braço da froça do fulcro para que o burro nao precisa-se de ser tao pesado e nao fazer tenta força para puxar a carroça

Pedro Lopes n16 9b

Anónimo disse...

Professor, porque é que o meu comentario nao está publicado ???

Rui Barqueiro disse...

Olá Tiago. Só publico o que chega à caixa de correio. Devem sempre confirmar que depois de carregarem no botão "publicar comentário", aparece no topo da página a informação de que o comentário foi enviado.

Rui Barqueiro disse...

Vamos lá então às respostas certas.

Mas 1º devo dizer que muitos falam apenas nos pesos e se esquecem das distâncias ao fulcro.

Sendo assim, considero que as respostas mais completas e que referem tanto as forças como as distâncias, são as do André Estêvão, da Carolina (2ª questão), do Alexandre e do Pedro(9A).

Analisem as vossas respostas e tentem melhorá-las. Falem comigo na escola.

Todos os que participaram estão de parabéns pelo interesse que demonstraram. Convençam outros colegas a fazer o mesmo.

Enviar um comentário

1) Identifique-se.
2) Seja respeitoso e cordial.
3) São bem-vindas críticas construtivas e correcções.
4) Leia primeiro os comentários anteriores.

Feed Assine o Feed ou receba os artigos por email.

Estão atentos a este blogue....