30 de agosto de 2008

Segurança rodoviária: Testes de colisão

Esta compilação de testes de colisão mostra-nos com clareza a importância de uma condução segura e dos riscos que a condução sob efeito de álcool ou drogas acarreta. São imagens impressionantes! Claro que apenas estão bonecos envolvidos, os chamados crash test dummies.


29 de agosto de 2008

Física divertida: Phun, jogo e simulador

Phun é um jogo onde é possível brincar com a física de uma forma nunca antes vista. Permite uma grande liberdade artística e criativa, nunca fugindo ao rigor científico. Os limites são impostos pela imaginação de cada um. Pode parecer uma brincadeira, mas utiliza tecnologias extremamente avançadas desenvolvidas inicialmente na Umeå university e agora pela Algoryx ambas da Suécia. Podes obtê-lo gratuitamente aqui estando disponível esta opção que não necessita de instalação. Também é possível colocar o programa em português (brasileiro). Para aproveitar todas as potencialidades, deverão ser consultados a ajuda do programa e os tutoriais.

Aqui fica um dos inúmeros vídeos que podem ser encontrados em sites como o YouTube (só aqui existem mais de cinco centenas).



De que estás à espera para experimentar e mostrar as tuas experiências com o Phun?

28 de agosto de 2008

Hubble Deep Field

O original tem melhor qualidade mas não tem as legendas que, apesar de estarem em português do Brasil, ajudam quem tiver mais dificuldades com o inglês.


Tamanho relativo de estrelas e planetas

De facto, apenas quando estamos perante uma representação à escala é que conseguimos ter uma real noção de tamanho.



Lição sobre fenómenos acústicos

Aqui está um conjunto de vídeos que acompanham o manual TerraLab da Lisboa Editores e que demonstram fenómenos acústicos como :
  • Frequência sonora (som alto, baixo, agudo, grave)
video
  • Intensidade sonora (som forte, fraco)
video
  • Timbre
video
  • Reverberação
video
  • Ressonância
video
  • Eco
video

27 de agosto de 2008

Sinto uma pressão enorme

video

Estamos tão habituados à pressão atmosférica que nem percebemos quão grande ela é. Após ser feito vácuo no interior do tanque, reparem como a força aplicada pela pressão atmosférica facilmente esmaga o tanque como se fosse uma mísera lata (antes do vácuo ser feito, a pressão interior igualava a exterior). Somos bem resistentes (mas também não temos vácuo no nosso interior :p)!!

Electromagnetismo - Simplicidade motriz

video



Tão simples!

video

video

video

Metais alcalinos + água = bum!!




Reparem o que acontece quando se colocam metais alcalinos em contacto com a água. Notem bem o aumento da reactividade à medida que descemos no grupo I.

Levitação através de sons de altas frequências

Pois é, a levitação é possível.
video
Utilizando sons de altas frequências, a energia que estas ondas transportam torna possível a levitação de pequenos objectos. Reparem como rotações nos vários eixos são possíveis através da modulação das ondas em cada uma das várias colunas que se encontram nesta câmara de levitação acústica.

Onda sonora ardente

video

video

Estes dois clips mostram-nos como utilizando um tubo de Ruben é possível utilizar chamas para visualizar ondas sonoras. Modificando a frequência do som é também modificada a distância entre os picos da onda (muda o comprimento de onda, visto que a velocidade de propagação do som permanece constante v=d/t). Fica muito bem na sala com um bom sistema de som ;)

Funcionamento do ouvido

video

Este clip mostra-nos o funcionamento do ouvido.

Cordas vocais em acção

video

Cordas vocais em acção.

Lá em cima ....

Este clip de astronautas na estação espacial internacional mostra-nos como é viver na ausência de gravidade. Dá, ou não, vontade de ir ter com eles?

Martelo e pena largados na Lua

Este vídeo demonstra que na Lua, visto que não existe resistência do ar pois a sua gravidade é demasiado fraca (1/6 da gravidade terrestre) para manter uma atmosfera, objectos de massas, formas e densidades completamente diferentes caem ao mesmo tempo. Como é dito pelo astronauta no final, parece que Galileu tinha razão: todos os corpos caem com a mesma aceleração constante.

Astronautas na Lua

Este pequeno vídeo mostra-nos a facilidade com que os astronautas se deslocam na Lua apesar de estarem dentro de um fato que, na Terra, é extremamente pesado. Claro que nem a massa do fato nem a do astronauta se alteram quando viajam da Terra para a Lua. A diferença está no peso. Pois é, peso e massa são conceitos bem diferentes.

Movimento ondulatório em piscina de Tóquio

video
Este filme mostra que numa onda o fenómeno ondulatório propaga-se sem existir propagação de matéria, apenas energia. A onda apresentada é, obviamente, uma onda mecânica visto que necessita de um meio para se propagar.
<<
Feed Assine o Feed ou receba os artigos por email.

Estão atentos a este blogue....